Herança Roubada | Por que Robert Isaksson mata as renas? Entenda

Publicidade

Dirigido por Elle Márjá Eira, ‘Herança Roubada’ da Netflix é um thriller sueco de 2024 que segue Elsa (Elin Oskal), uma jovem sámi que testemunha em primeira mão as adversidades de discriminação que seus povos indígenas enfrentam. À medida que as mudanças calamitosas no clima e a caça furtiva constante, que colocam em perigo a criação de renas, afetam as suas vidas, os jovens Sámi recorrem ao suicídio ao deixarem a sua depressão sem solução.

No filme, somos apresentados a Robert Isaksson (Martin Wallström), um caçador furtivo que há anos mata brutalmente renas pertencentes a Elsa, sua família e ao resto da comunidade Sámi. Embora Elsa e seu irmão confrontem Robert várias vezes, eles nunca conseguem fazê-lo dizer por que ele abateu barbaramente seus animais.

ALERTA DE SPOILERS!

Robert Isaksson: um caçador furtivo e discriminador

Nas sequências de abertura do filme, Elsa, então apenas uma criança, recebe seu primeiro filhote como introdução à cultura Sámi. Ela chama seu filhote de rena de Nástegállu. Aqui entendemos que para o povo Sámi as renas são mais do que apenas um meio de subsistência; os animais estão profundamente integrados em sua cultura.

Enquanto o resto da sociedade vê as renas como um incômodo, a comunidade indígena cuida delas como se fossem seus próprios filhos. Várias regras foram estabelecidas para evitar a interferência de pessoas de fora no rebanho Sámi, proibindo o uso de motos de neve dentro e ao redor das terras de pastoreio, a invasão de terras de pastoreio e, o mais importante, a matança de renas. No entanto, pessoas como Robert tendem a violar essas leis.

Um dia, Elsa encontra Nástegállu entre outras renas e vê um homem se aproximando do rebanho em seu snowmobile. Numa trágica reviravolta, o homem mata Nástegállu e, ao tentar levar embora o bezerro morto, percebe Elsa escondida atrás de um tronco de árvore. Ele pede que ela fique quieta e assim que tenta pegar o bezerro morto, o pai e o irmão de Elsa chegam ao local. O homem sai correndo, andando em seu snowmobile. Este homem nos é mais tarde apresentado como Robert, um caçador furtivo que está matando secretamente as renas da tribo indígena para obter lucro.

Inicialmente, Robert é retratado como um homem solitário, vivendo em uma casa isolada e amigo de policiais locais. Portanto, aos olhos de Elsa, as autoridades não o veem como suspeito. Quando questionada sobre a morte do bezerro, Elsa, que fica emocionada com o que viu, não consegue dizer às autoridades que Robert era o assassino das renas. Sem uma declaração, a polícia não consegue prosseguir com a investigação e durante anos o problema permanece classificado como caso de renas “roubadas”. Elsa, claro, não desiste. Ela cresce e se torna uma pastora de renas competente entre seu povo e uma voz contra a discriminação que prejudica a comunidade minoritária.

Ao longo dos anos, Robert matou muitas renas, mas conseguiu evitar a polícia. Ele dominou a limpeza da cena do crime, permitindo que as autoridades revistassem sua casa apenas quando tivessem um mandado. Essa série de acobertamentos termina quando Elsa entra furtivamente em seu galpão trancado para reunir provas de seus atos perversos. Ela vê inúmeras carcaças de renas, todas esfoladas e armazenadas, penduradas em correntes que lembram o açougue de um homem malvado. Ela fica enojada com o que vê, assim como qualquer Sámi nesta situação. Pelo que podemos perceber aqui, Robert aparentemente tem caçado renas para seus casacos e carne, que ele deve estar vendendo a um bom preço para compradores dispostos.

Além de ser um caçador furtivo, o que em si é um crime, Robert também é um discriminador das tradições Sámi e do seu direito de pastorear renas nas suas terras ancestrais. Sua coleção de façanhas está em plena exibição, pois seu galpão é forrado com carcaças de todos os tamanhos, esfoladas até a carne, deixando uma coisa clara: essas renas pertenciam ao povo Sámi. A exploração dos animais por Robert e seu parceiro caçador chega ao fim quando Elsa recupera amplas provas de seus crimes.

Neste momento, Robert percebe que Elsa está em seu galpão através da visão de uma câmera CCTV instalada em seu interior. Ele corre de volta para pegá-la. Elsa também percebe que Robert está por perto, ouvindo o som de seu snowmobile se aproximando. Ela sai correndo e sobe em seu snowmobile, mas ele a vê sair do local e uma perseguição começa. No final, o snowmobile de Robert cai em um rio coberto por gelo fino e mesmo Elsa tentando salvá-lo, ele se afoga e morre. Seu parceiro é posteriormente detido e o povo Sámi mais uma vez reivindica o privilégio de suas terras ancestrais como pastores de renas.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: