Ripley | Por que o inspetor Ravini não reconhece Tom Ripley?

Publicidadespot_img

Em ‘Ripley‘, da Netflix, Andrew Scott desempenha o papel do vigarista que fará de tudo para conseguir o que deseja. Ele é enviado à Itália para trazer Dickie Greenleaf de volta, mas segue uma trajetória completamente diferente que põe sangue em suas mãos. Por mais que tente esconder, suas mentiras começam a aparecer quando a polícia começa a investigar o assassinato de um dos amigos de Dickie. Eles entrevistam Tom, que se faz passar por Dickie, mas depois, o mesmo policial entrevista Tom novamente, desta vez como Tom Ripley. Alguém poderia pensar que o policial pegaria Ripley em flagrante, mas as coisas não acontecem como seria de esperar. Ripley é muito mais inteligente do que se imaginava.

Ripley usa a técnica de Caravaggio para se esconder à vista de todos

Algumas pessoas não são boas com rostos. Eles precisam ter algumas interações com as pessoas para realmente olharem para seus rostos e guardá-los em sua memória. Embora para o público em geral não pareça algo que atrapalhe sua vida cotidiana ou seu trabalho, no caso de um detetive de polícia é um erro muito grande de se cometer, especialmente quando você tem que pegar o culpado, e ele está sentado bem na sua frente, e você ainda não consegue vê-lo!

Considerando o que acontece em ‘Ripley’, pode-se chamar o Inspetor Ravini de um pouco negligente em seu trabalho, mas também é preciso considerar o fato de que Tom Ripley não é seu criminoso diário. Ele está ciente dos pontos cegos das pessoas e aperfeiçoou a arte de usá-los a seu favor. É o que ele faz também com o inspetor Ravini.

Crédito da imagem: Lorenzo Sisti/NETFLIX

O problema ocorre quando Tom volta a ser Tom Ripley e precisa se encontrar novamente com o Inspetor. A essa altura, Tom já havia conhecido Ravini algumas vezes como Dickie Greenleaf, então conhecê-lo como Tom Ripley arruinaria tudo. Mas como está encurralado e não tem outra opção, ele bola um plano. Tom sabe que a única razão pela qual Ravini veio ao encontro de Tom Ripley é para garantir que este ainda esteja vivo. Antes disso, Ravini pensava que Dickie Greenleaf havia matado Tom Ripley. Então, tudo o que o inspetor quer é ter certeza de que Tom Ripley ainda está vivo e, uma vez feito isso, ele seguirá em frente, talvez até deixe Dickie Greenleaf em paz.

Por experiência própria, Tom também sabe que o inspetor estaria tão preocupado em confirmar os detalhes e tentar descobrir mais sobre Dickie que não prestaria tanta atenção ao rosto de Tom. Então, quanto mais obscuro for ver seu rosto, mais fácil será aparecer na frente de Ravini. Uma sala bem iluminada é fundamental para ver as coisas com clareza, então a primeira coisa que Tom faz é escurecer a sala. Ele baixa todas as cortinas, que são bastante pesadas e impedem que quase toda a luz entre pelas janelas.

Depois, em vez de lâmpadas, ele ilumina a sala com velas para ter a muleta das sombras para se manter escondido. No final, ele coloca um disfarce que não parece tão antinatural para ser notado. O cabelo é uma das primeiras coisas que uma pessoa nota, então Tom ganha uma peruca adequada e uma barba que seja suficiente para esconder seu rosto, mas não muito para chamar a atenção para ele.

Por mais impossível que possa parecer no início, o plano realmente funciona. A falta de luz, a falta de visão clara do rosto de Tom e a obscuridade proporcionada pelo cabelo falso, somados à intenção primária de Ravini de confirmar a existência de Ripley, em vez de confirmar sua aparência, criam um efeito cumulativo que faz exatamente o que Tom pretendia. Tom também usa uma voz diferente para que o policial não o reconheça pelo som.

A confiança de Tom cuida de todo o resto. Se ele tivesse agido com medo ou nervoso, Ravini certamente teria percebido seu medo e nervosismo. Mas a confiança de Tom se torna seu maior trunfo neste momento, e assim, mesmo sentado bem na frente do inspetor, ele não é reconhecido, e Ravini não consegue perceber a maior pista bem na sua frente, a pista que poderia ter resolvido todo o caso de uma só vez.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: