O Salário do Medo | Por que ele se sacrificou? Entenda o final do filme da Netflix

Publicidade

Dirigido por Julien Leclercq, O Salário do Medo da Netflix é um remake do clássico francês homônimo de Henri-Georges Clouzot de 1953 e baseado no romance de ficção de 1950 de Georges Arnaud. O lançamento de 2024 apresenta Alban Lenoir, Ana Girardot e Franck Gastambide como protagonistas neste thriller de ação repleto de suspense e sequências de luta de alta octanagem.

Leclercq, anteriormente conhecido por seu programa de TV de 2021 Ganglands e pelo estrelado por Olga Kurylenko Sentinelle do mesmo ano, é conhecido por seu trabalho dentro do gênero visto neste longa-metragem que redescobre com maestria o original com tropos modernos. Embora o filme faça um bom trabalho ao deixar muito pouco sem solução, alguns detalhes podem deixar os espectadores com algumas dúvidas.

Qual a trama de O Salário do Medo?

O thriller de ação segue os irmãos Fred e Alex, que são encarregados por uma empresa de petróleo de se juntar a uma equipe de profissionais de elite e em troca recebem a promessa de uma grande quantia em dinheiro e uma passagem segura de volta para casa. O seu objectivo é conter uma explosão letal que põe em perigo muitas vidas de um campo de refugiados. No entanto, eles têm apenas 24 horas para fazê-lo.

Com uma fortuna e as vidas dos refugiados em jogo, a equipa deve transportar 2 camiões de uma substância extremamente volátil chamada nitroglicerina, que pode provocar uma explosão desastrosa ao menor choque.

A substância aqui será usada para detonar o petróleo e é a única forma de evitar o desastre. A equipe deve percorrer uma longa distância e resistir aos ataques dos rebeldes espalhados pelo deserto para chegar ao seu destino e salvar o dia.

Final de O salário do Medo: O que acontece com Alex e sua família?

Na penúltima sequência de eventos, os últimos membros restantes do grupo, Claire, Alex e Fred ferido, chegam ao poço de petróleo com um único caminhão, apenas para serem recebidos pelo chefe de segurança da empresa petrolífera, que manteve a família de Alex sob a mira de uma arma.

Ela revela que a única maneira de impedir a explosão é se um deles conduzir o caminhão cheio de nitroglicerina até o poço de petróleo, o que seria uma morte certa para o motorista.

Alex fica com Claire chocado ao entender que, para começar, não havia equipe de perfuração. Ele teme o destino de sua esposa e filho, que vê depois de muito tempo. O chefe da segurança explica que um helicóptero chegará para tirar sua família de lá. Usando a influência de sua família e das vidas em jogo, ela diz a ele para dirigir o caminhão até o poço.

Enquanto Alex recua lentamente em concordância, o chefe da segurança e seu guarda são baleados por Fred, que de alguma forma consegue acertar o tiro do caminhão, mesmo com os ferimentos. Alex então corre para proteger sua família, enquanto Fred os observa se reunirem. Ele se enche de lágrimas quando vê seu irmão finalmente mais feliz.

Fred aqui decide mentalmente que será ele quem levará o caminhão até o fogo. Com todos os ferimentos, Fred vai para o banco do motorista e assim que ele começa, Claire se aproxima implorando para que ele não faça isso. Mas, num momento sincero, Fred sabe que deve fazê-lo.

Ambos com os olhos marejados, eles se soltam e Fred dirige o caminhão até o poço. Alex não percebe até ouvir o caminhão se mover. Incapaz de fazer qualquer coisa a respeito, Alex observa do lado de fora enquanto ele fica cheio de profundo remorso. Seu vínculo com Fred acabara de ser restabelecido, mas ele teve que deixar seu irmão ir.

Alex aqui observa dezenas de moradores correndo para fora de um portão de pura alegria, pois o sacrifício de Fred salvou todos eles. Ao longe, um helicóptero se aproxima alcançando a posição de Alex. É o helicóptero que levará Alex e sua família para casa.

O filme aqui implica que a companhia petrolífera cumpre a sua parte no acordo e fornece transporte para eles de volta à França. Embora o filme não confirme esse fato, essa sequência final deve concluir o filme com uma nota positiva. No entanto, as coisas poderiam ter sido muito diferentes.

O chefe da segurança que aparentemente estava mortalmente ferido na areia, graças ao tiro de Fred, tem autorização de segurança para acessar o helicóptero. Dois cenários nascem nesta situação. A primeira é que o helicóptero a nota no chão e presume que Alex, sua família e Claire tiveram algo a ver com isso.

Isso lhes negaria acesso ao helicóptero ou, em uma reviravolta do destino, eles seriam detidos pelos funcionários da empresa por assassinato, levando a um fiasco totalmente diferente para Alex lidar. O segundo cenário que poderia ocorrer é se o chefe da segurança sobrevivesse ao ferimento. O helicóptero levaria Alex e sua família junto com a segurança de volta à base, onde ela seria tratada por seu ferimento à bala.

Durante esse período, Alex e sua família seriam questionados sobre os incidentes ocorridos. Mesmo nesse cenário, dependendo de como Alex apresenta os detalhes aos funcionários da empresa, ele e sua família precisariam se esforçar para sair de uma situação muito complicada.

Dito isto, o filme termina com uma implicação diferente. Alex e sua família embarcam no helicóptero para nunca mais ver o deserto. Ao sobrevoarem a costa francesa, eles imaginam a boa vida que viverão juntos em segurança. Eles recomeçarão as suas vidas e serão reiniciados na sociedade como uma família francesa. Alex e sua família se lembrariam do sacrifício de Fred pelo resto de seus dias.

O que a petrolífera escondeu da equipa de transportes?

Quando a missão é informada a Fred, algumas informações importantes são deixadas de fora, e somente no final do filme ficamos sabendo que todos no grupo ficaram no escuro. O chefe de segurança revela a Fred que haverá uma equipe de especialistas em perfuração no local do poço de petróleo aguardando sua chegada.

Quando Alex, Claire e Fred chegam lá, as verdadeiras intenções da empresa são reveladas. A missão quase suicida através das terras áridas do deserto acabaria por terminar com um deles dirigindo o caminhão contra o poço de petróleo, matando efetivamente o motorista.

Desde o início do plano, as intenções da empresa eram claras. Não haveria equipa de perfuração e um membro da unidade de transporte teria de conduzir o camião até ao poço de petróleo. Esta informação foi perdida da tripulação porque seria praticamente impossível convencer os especialistas.

Considerando a quantidade de dinheiro que está em jogo, juntamente com o limite de tempo de um dia, adicionar outro cenário que desafia a morte não seria aceitável nem mesmo para os mais desesperados. Portanto, essa informação só foi revelada a eles no final.

O sacrifício de Fred pelo bem-estar de seu irmão

Algumas das primeiras sequências do filme são flashbacks do relacionamento anterior de Alex e Fred. Os irmãos tinham um vínculo forte e fariam qualquer coisa para ajudar um ao outro. Quando voltamos aos tempos atuais, as coisas são drasticamente diferentes. Alex é detido enquanto Fred escapa por pouco de ser capturado pelos militares.

Alex é visto espancado e machucado em brigas na prisão, onde os próprios agentes penitenciários apostam dinheiro em lutas de luta livre entre presidiários. Embora ele esteja preso, seu talento para uma boa luta não foi manchado, lidando com cada oponente que os guardas jogam contra ele. No entanto, através destas pequenas vitórias, ele apenas procura o consolo de estar em casa com a sua família.

Sua opinião sobre Fred é naturalmente desagradável. Em sua mente, Fred o traiu quando foi capturado e uma grave sensação de desespero o domina perpetuamente. A sua esposa e filho estão sob constante ameaça de forças rebeldes opostas espalhadas pelas terras desérticas do que parece ser um país do Norte de África e não há nada que ele possa fazer a respeito.

Ele passa o tempo em sua cela com pensamentos de remorso sobre o que sua vida se tornou e o que ele deixou para trás. Fred, por outro lado, ficou totalmente arrasado com os incidentes que ocorreram quando Alex foi capturado. Ele se escondeu dos militares na esperança de poder atacá-los furtivamente e prender seu irmão, mas havia muitos soldados e Fred foi forçado a se esconder nas sombras enquanto observava Alex sendo levado embora.

Fred havia prometido ao irmão que o trabalho que eles faziam era simples e que não seriam pegos. Ele, é claro, estava completamente errado. Durante os acontecimentos do filme, Fred ainda está sobrecarregado com a culpa pelo que fez. Saber que Alex colocou em risco sua vida familiar pela promessa de um irmão o abala todos os dias.

Quando os dois se reencontram para o trabalho no petróleo. Alex imediatamente começa a agredir seu irmão, mas o culpado Fred não revida. Ele quer se explicar e fazer as pazes, mas Alex não aceita nada disso. Com o tempo, e conforme eles iniciam a missão de vida ou morte, Fred tenta constantemente entrar em contato com Alex, mas é difícil.

Durante a cena no campo minado, Alex finalmente chega a um acordo com Fred, entendendo que ele está realmente tentando reacender o vínculo que eles tinham. Quando Fred acidentalmente pisa em uma mina, Alex diz a ele que não permitirá que seu irmão morra no deserto. Os irmãos param por um momento ao perceber que a mina em que Fred estava é na verdade um fracasso. Eles se abraçam e por um breve instante, parece que o passado foi esquecido.

Mais tarde, quando Alex e Claire encontram Fred ferido na beira da estrada, eles imediatamente o levam para o caminhão e Alex mais uma vez diz ao irmão que não vai perdê-lo assim. O vínculo dos irmãos está se reconstruindo lenta mas seguramente. Perto do final do filme, vemos grandes mudanças de caráter em ambos os irmãos.

O anteriormente vingativo Alex agora está cuidando de seu irmão, e o culpado Fred fará de tudo para ver a felicidade de seu irmão. O vínculo deles é fortalecido mais uma vez por causa de tudo o que passaram. Na sequência final, Fred ferido olha para Alex reunido com sua família. Ele não vê nada além de felicidade naquele momento. Fred reúne toda a coragem para fazer o sacrifício final. Ele quer garantir a felicidade de Alex e fará de tudo para alcançá-la, mesmo que isso exija sua própria vida.

Alex sacrificou seu bem-estar em uma cela para que seu irmão pudesse escapar, e agora Fred sacrificará sua própria vida pela segurança, liberdade e bem-estar de seu irmão e de sua família. Enquanto Fred dirige o caminhão até o poço de petróleo, Alex só consegue ouvir o som do caminhão em movimento. Ele olha para trás, mas é tarde demais. Seu irmão não existe mais.

Alex cai no chão de tristeza, enquanto o sacrifício de Fred se espalha pelas areias e salva não apenas Alex e sua família, mas centenas de refugiados nos campos. Ele pode ter perdido um irmão naquele dia, mas todos ao seu redor receberam um salvador.

O Salário do Medo já está disponível na Netflix.

Leia também: Anatomia de Uma Queda | Ela é inocente ou culpada? Entenda o final surpreendente do filme


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: