Bebê Rena | Por que Martha chama Donny de Bebê Rena? Entenda o título da série

Publicidade

O título de ‘Bebê Rena’ da Netflix faria com que parecesse um programa aconchegante com uma história de Natal, mas apenas aqueles que o viram saberiam o quão profundamente perturbadora, comovente e emocionalmente confusa a história pode ser. O foco está no comediante de stand-up Donny Dunn, que se torna objeto de fixação de uma mulher chamada Martha depois que ele lhe oferece uma xícara de chá.

As coisas tomam um rumo improvável para Donny, que subconscientemente reage aos avanços de Martha de uma forma que não o ajuda em nada, especialmente quando Martha não apenas se recusa a deixar sua vida, mas também se torna uma presença constante através da enxurrada de e-mails que ela lhe envia diariamente.

Alguém poderia se perguntar por que um programa que trata de trauma, crime e exploração da sexualidade de alguém se chama “Bebê Rena”. Como quase tudo na série, o título vem de um lugar muito íntimo e emocionalmente pesado para seus personagens.

ALERTA DE SPOILERS!

Bebê Rena tem um significado profundamente pessoal para Martha

Captura de tela

As pessoas dão todos os tipos de apelidos aos seus entes queridos, mas o que pode parecer uma decisão impulsiva é muitas vezes ditada pela psique de uma pessoa. Associamos as pessoas às coisas que amamos ou odiamos desde a infância, e Donny Dunn descobre que esse também é o caso do apelido que Martha Scott lhe dá. Desde o primeiro dia em que começa a enviar e-mails para ele, Martha chama Donny de “bebê rena”.

O termo carinhoso aparece o tempo todo nos milhares de e-mails que ela lhe envia ao longo de cerca de três anos. Mesmo no final, quando Martha é punida por perseguir Donny e sua família, ela chora e o chama de “pequena rena” repetidas vezes. Mas por que renas?

A resposta para esse mistério está em uma das muitas mensagens de voz de Martha, que ela deixa para Donny depois de conseguir o número de telefone dele. Como ela lhe envia uma tonelada de mensagens de voz todos os dias, Donny leva muito tempo para analisá-las. Eventualmente, ele se depara com uma mensagem de voz que lhe diz por que ela o chamou de bebê rena.

A essa altura, Donny já passou por muita coisa e, ao processar seu próprio trauma, também desenvolveu uma empatia, uma conexão inabalável com Martha. Ele sabe que, assim como ele, ela também deve ter passado por momentos difíceis, e suas suspeitas se confirmam na mensagem de voz. Nele, Martha revela que quando era pequena tinha um peluche em forma de um bebê rena. Ela adorou a coisa e a carregava consigo para todos os lugares. O brinquedo se tornaria especialmente uma fonte de conforto para ela quando seus pais brigassem entre si, e eles brigavam muito. Em sua infância conturbada, a rena de pelúcia era uma das poucas coisas boas.

Crédito da imagem: Ed Miller/Netflix

Quando Martha conheceu Donny, ela estava passando por outro período ruim, e foram suas palavras gentis e o simples ato de preparar uma xícara de chá para ela que derreteram seu coração. Além disso, seu rosto a lembrava de seu amado brinquedo macio, e isso levou ao início de sua obsessão por Donny. Ela o conectou às suas renas e acreditou que ele era a única coisa que poderia trazer de volta aquela alegria e conforto que ela havia perdido há muito tempo. Embora ela faça isso da maneira errada, fica claro para Donny o quão profundamente íntimo foi a atribuição do apelido a Martha.

Além de seu valor sentimental para Martha, o título ‘Baby Reindeer’ vem do fato de Richard Gadd (o Donny Dunn da vida real) ter sido chamado assim por seu perseguidor, em quem Martha se baseia. Semelhante à história de Martha no programa, a perseguidora também tinha um brinquedo de pelúcia de rena, e ela até presenteou Gadd com um, embora não esteja confirmado se ela presenteou a mesma rena que teve na infância ou se era nova, um símbolo de seus sentimentos. De qualquer forma, Gadd não conseguiu se livrar da importância do apelido e decidiu usá-lo como título da história.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: