Destrancados | Como está Eric Higgins, o xerife responsável pela experiência, atualmente?

Publicidade

Destrancados: Um Experimento na Prisão‘ da Netflix cativou muitos olhares graças ao seu conceito altamente único. O espetáculo segue a execução de uma ideia criada pelo xerife Eric Higgins, que quer ver se consegue melhorar as condições de vida e a saúde mental de quem vive sob seu comando. Dados os muitos altos e baixos, Eric permaneceu cautelosamente esperançoso quanto aos resultados finais, enquanto pressionava pela continuação do experimento durante todo o período pretendido. De muitas maneiras, os resultados de todo o experimento podem estar ligados ao homem que iniciou tudo.

Eric Higgins colocou tudo em risco por uma ideia

Quando se trata de sua carreira na aplicação da lei, Eric Higgins atua há muito tempo. Ele obteve seu diploma de Bacharel em Estudos Multidisciplinares com foco em Governo e Negócios. Isto foi seguido por ele adquirir um título de Mestre em Artes em Serviços Humanos para Liderança Executiva e Aconselhamento pela Liberty University. Eric Higgins começou a trabalhar para o Departamento de Polícia de Little Rock, Arkansas, em 1984. Por cerca de três décadas, ele continuou a trabalhar duro e subiu na hierarquia em um ritmo impressionante. Na verdade, quando se aposentou em 2015, era Subchefe de Polícia.

Como policial, Eric Higgins foi defensor de vários programas que podem ajudar os necessitados em qualquer forma de vida relacionada ao crime. Na verdade, ele trouxe de volta o acampamento policial/juvenil enquanto ainda fazia parte da força, e o programa continua a existir até hoje. Ele também estendeu a mão à comunidade afro-americana por meio do programa Our Kids/OK, que se concentrava em fornecer orientação aos jovens membros da comunidade em Little Rock. Além disso, Eric é um professor experiente, tendo ministrado aulas no Arkansas Baptist College, Shorter College e no programa de reentrada chamado Exodus – Out for Life.

O tempo de Eric Higgins como Xerife do Gabinete do Xerife do Condado de Pulaski começou em 1º de janeiro de 2019, quando ele foi eleito pelos moradores locais para o cargo, uma honra pela qual ele expressou muito apreço. Isso também o tornou responsável pelo Centro de Detenção do Condado de Pulaski. A eleição marcou a primeira vez que um afro-americano ocupou o cargo desde a sua criação, há mais de dois séculos.

Devido ao seu excelente trabalho, Eric Higgins foi reeleito para o cargo durante as eleições de 2022. Foi durante seu segundo mandato que Eric decidiu implementar a ideia explorada no programa da Netflix. Os residentes da Unidade H eram criminosos, muitos deles tendo entrado e saído da custódia legal muitas vezes em suas vidas.

De acordo com a norma, os moradores das unidades deveriam permanecer trancados em suas celas 23 horas por dia, sendo o restante da hora disponível para convívio. Este sistema é frequentemente referido como “23 e 1” no programa. Para Eric, o sistema existente certamente parecia algo que poderia ser melhorado. Ele explicou como ficar trancado por tantas horas pode muitas vezes ser prejudicial à saúde mental dos moradores, o que só leva ao aumento das frustrações e aos incidentes violentos. Como tal, decidiu implementar um programa em que os detidos teriam as portas das celas abertas quase todo o tempo durante seis semanas.

Durante o experimento, os moradores tiveram a liberdade de explorar as dependências de sua unidade sem a presença constante de um Suboficial. Embora a vigilância continuasse a garantir que não ocorressem quebras flagrantes das regras, na maior parte dos casos, os membros da unidade podiam fazer o que quisessem. À medida que a experiência prosseguia, Eric esperava que a experiência não conduzisse a qualquer incidente que pudesse pôr fim permanente à reforma e manchar o seu nome, já que ele vinha defendendo esta causa há muito tempo.

Eric Higgins é casado e feliz e tem dois filhos

Graças a ‘Destrancados: Um Experimento na Prisão’, Eric Higgins ganhou muito renome, embora não sem alguns problemas aparentes. Por volta de meados de março de 2024, quando o trailer do programa foi lançado, ele foi criticado por sua decisão de permitir que o experimento fosse filmado para um programa de televisão. Em 26 de março de 2024, o Tribunal do Quórum do Condado de Pulaski solicitou-lhe que respondesse a algumas perguntas sobre os projetos. O tribunal afirmou que não sabiam que tal coisa estava acontecendo. A principal questão que eles tinham com Eric não parecia ser o fato de ele ter conduzido tal experimento, pois certamente estava sob sua autoridade fazê-lo.

No entanto, o fato de ele ter permitido que fosse filmado para a televisão sem notificar o tribunal sobre os detalhes da filmagem certamente não lhes agradou. Assim, ele teve até 3 de abril de 2024 para responder às questões. Quanto à opinião de Eric sobre o programa, ele tem sido mais do que aberto sobre seu entusiasmo pelo mesmo.

“Esta série explora os desafios enfrentados pelas cadeias e prisões, como o baixo número de funcionários, a superlotação e o estigma negativo”, disse ele à People. “Apesar dessas dificuldades, minha equipe e eu estamos trabalhando em novas maneiras de melhorar nossas instalações, a fim de criar um ambiente mais seguro para nossos funcionários e ajudar aqueles que estão sob nossos cuidados por meio de responsabilidade e prestação de contas.”

Eric acrescentou: “Enfrentamos obstáculos? SIM! No entanto, acredito que esta jornada não só mudará a vida dos indivíduos envolvidos, mas também desafiará a visão da sociedade sobre o encarceramento e a reabilitação.” Além de seu trabalho estelar e inovador como parte da aplicação da lei no Arkansas, Eric se dedica à melhoria da sociedade. Ele faz parte do Conselho de Voluntários em Escolas Públicas (ViPS) e do Conselho de Administração da Lisa Academy.

Em uma nota mais pessoal, ele é casado com Caron Bunting desde 9 de março de 1991. No momento em que escrevo, o casal completou mais de 33 anos de união e certamente está feliz e satisfeito com o mesmo. Além de seu relacionamento sólido, eles têm duas lindas filhas – Janay e Jessica – que eles adoram e valorizam.

Leia também: Destrancados | Como estão os presos do experimento atualmente?


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: