O Astronauta | O que há dentro da nuvem? Entenda o final do filme com Adam Sandler

Publicidade

O filme de ficção científica da Netflix O Astronauta termina com Jakub Procházka, o cosmonauta que tem viajado a Júpiter para aprender sobre a Nuvem Chopra, aproximando-se da nebulosa roxa. Jakub sai para coletar as amostras da nuvem, seguindo as instruções de Peter, enquanto seu novo amigo Hanuš, a Aranha, fica por perto. 

Depois que ele começa a coletar a poeira da nebulosa, uma série de acontecimentos inesperados se desenrolam, mudando a vida de Jakub para sempre. No final do filme, o cosmonauta perde seu companheiro e provavelmente recupera seu parceiro que estava querendo se separar dele! 

A trama de O Astronauta

O Astronauta começa retratando mais um dia da missão de Jakub Procházka para estudar as partículas que formam a Nuvem Chopra. Como agora está perto do planeta Júpiter, ele se dirige a uma multidão junto com o Comissário Tuma, seu comandante do Programa Espacial Euro. Ele conversa regularmente com Peter, que supervisiona o bem-estar do cosmonauta e a operação da espaçonave Jan Hus 1 da Terra. Jakub está ausente há 189 dias. 

Enquanto isso, sua esposa Lenka Procházka lhe envia uma mensagem afirmando que deseja se separar dele. Lenka está grávida de um filho dela e de Jakub. Como a cosmonauta concordou em partir para Júpiter sem sua permissão, ela não consegue tolerar a ausência do pai de sua filha. Sua mensagem é interceptada por Tuma, que não quer que Jakub saiba de nada que possa afetar seu estado mental e comprometer a missão. 

Quando o cosmonauta pergunta sobre Lenka, Peter diz que o CzechConnect da ex-esposa, o dispositivo que eles usam para se comunicar, está em conserto e ela foi para a casa da mãe. Tuma visita Lenka para que esta saiba que é sua prioridade manter Jakub bem o suficiente para que ele complete sua missão. Jakub acorda um dia depois de ter um pesadelo com uma aranha que rasteja por seu corpo. Depois de se levantar da cama, ele abre uma câmara da espaçonave, apenas para ver uma aranha gigante dentro dela. 

O cosmonauta enlouquece e corre para a câmara de descompressão para descontaminar a espaçonave. Seus esforços para matar a entidade falham, pois informa que tais materiais não podem eliminá-lo. A aranha conta a ele que sua “casa” foi invadida pelos Gorompeds. Ele então viajou por um tempo considerável para acabar no Sistema Solar. 

O ser extraterrestre foi à órbita da Terra para aprender a linguagem dos seres humanos. Sua atenção foi então desviada para o “humano solitário” que viajava em direção a Júpiter. O medo de Jakub da aranha evapora gradualmente dele, especialmente depois que esta o avisa que não irá consumi-lo ou contaminá-lo. Eles criam um vínculo compartilhando uma pasta de avelã e o cosmonauta explicando seus limites. A criatura permite que ele saiba que ele deve estar sozinho porque tem muitos limites. 

Para facilitar a comunicação, Jakub chama a aranha de “Hanuš”. Jakub finalmente percebe que não tem sido um bom parceiro para Lenka, graças aos lembretes de Hanuš sobre o mesmo. O cosmonauta pede a Peter que vá até Lenka para compartilhar uma mensagem dele. Na mensagem, Jakub diz ao parceiro que tentará se tornar um parceiro melhor se tiver outra chance.

Final de O Astronauta: O que há dentro da nuvem Chopra?

Durante quatro anos, a comunidade de pesquisa espacial vem tentando desvendar o mistério por trás da Nuvem Chopra. Jakub, no âmbito do Programa Espacial Euro, torna-se o ser humano que mais se aproxima de o fazer. À medida que a sua viagem continua, Hanuš descreve a nebulosa como “O Início”, indicando que a nuvem é formada por partículas que formaram o universo. 

Ele também o chama de “repositório”, mas não explica o que é uma unidade de armazenamento. No que diz respeito a Hanuš, as palavras da espécie humana também não conseguem descrever a nebulosa. Mesmo que Jakub acabe perto da nuvem, ele não consegue coletar adequadamente as amostras da nebulosa para descobrir o que exatamente é o “espectro roxo”. Enquanto Jakub não consegue coletar as amostras da Nuvem Chopra, Hanuš sai da espaçonave, apenas para o primeiro seguir a criatura. 

Hanuš então guia Jakub até a nebulosa e o cosmonauta começa a relembrar todas as suas memórias, desde as de seu pai até vislumbres de momentos que compartilhou com Lenka. Enquanto toda a sua vida passa pela mente de Jakub, Hanuš diz ao amigo que a nuvem é o repositório de “todas as vibrações de todos os tempos”, incluindo suas memórias. Como as partículas de poeira não podem reter memórias humanas, Hanuš possivelmente explica a experiência de passar pela nuvem em vez de desvendar o que é a nuvem.

A Nuvem Chopra pode ser uma nebulosa como qualquer outra, mas afeta Jakub de maneira diferente. O cosmonauta se inscreve na missão de conhecer a entidade com muita ambição. Ele almeja o crescimento em sua carreira e a perspectiva de derrotar a tripulação espacial sul-coreana proporcionou imensa reputação e aclamação ao cientista. 

Ele causou tristeza e alienação ao seu parceiro por fazer parte da corrida espacial. Porém, ao ser cercado pelas partículas da nebulosa, ele percebe o quão insignificante ele é. Sua ambição e arrogância caem e ele fica humilhado. A dor que ele infligiu direta ou indiretamente a Lenka perde o sentido neste ponto, e é por isso que Hanuš lhe explica que ninguém precisaria machucar ninguém quando estivesse na nuvem.

Ser mais uma partícula na vastidão da Nuvem Chopra ensina Jakub que as montanhas que ele espera escalar não são tão altas quanto ele acredita. A nebulosa representa a vastidão e profundidade do universo para Jakub, que percebe que não é quem realmente pensa que é. Ele se sente ancorado e capaz de se ver como mais uma partícula de poeira no que diz respeito ao universo ilimitado.

Jakub e Lenka permanecerão juntos ou terminarão?

Depois de sair da Nuvem Chopra, Jakub é avistado por um grupo de astronautas da Coreia do Sul, que o resgata. Ele liga para Lenka imediatamente para dizer que não teria ido embora se soubesse o que sabe agora. Jakub entra na nave espacial sul-coreana como um homem iluminado. 

Após a queda de sua ambição e arrogância, ele percebe que os aspectos mais importantes de sua vida são seus relacionamentos. Ao encontrar a vastidão da nebulosa, as únicas coisas que conseguem preencher sua mente e coração são as memórias de seu pai e de Lenka.

Enquanto Jakub se torna mais uma partícula de poeira, ele não se importa com suas conquistas, fama, sucesso, etc. O que resta para ele são as pessoas de sua vida e após a morte de seu pai, Lenka é a mais proeminente entre elas. É por isso que ele está com pressa para voltar com sua esposa. 

Ele percebe que as alturas que deseja escalar não podem ser comparadas ao seu companheirismo com Lenka, que é incomparável. A união deles pode não ser perfeita, mas é profunda e significativa como a nebulosa que ele encontra. O cosmonauta também deve ter percebido que não faz sentido causar mais dor ao seu parceiro.

A decisão de Lenka de terminar com Jakub não é espontânea. Como parceiro e pai, ele tem sido um fracasso. Ele estava imerso no mundo de sua profissão e ambição, o que o impedia de segui-la aonde quer que ela fosse. Ele ainda não consegue compartilhar com sua esposa a miséria de perder um filho. 

Quando ela engravida novamente, ele opta mais uma vez por perseguir seus sonhos profissionais ao invés de ser pai e companheiro. Portanto, Lenka não tem muitos motivos para aceitar Jakub de volta em sua vida. No entanto, sua decisão pode não ser final. O filme termina com o casal conversando sobre um beijo que trocaram.

Como Lenka se lembra do beijo que compartilhou com Jakub com sentimentos calorosos, ela provavelmente ainda o ama. Em vez de desligar o marido por estar longe dela, ela opta por compartilhar um momento íntimo com ele, o que também indica que seus sentimentos por ele não evaporaram completamente dela. 

Além disso, a “visita” da partícula roxa, que pertence à Nuvem Chopra, deve tê-la convencido de que pode ser difícil ignorar o cativante reino do espaço que envolve a humanidade. Ela pode finalmente ter entendido por que Jakub priorizou a exploração do espaço em vez de passar seu tempo e sua vida com ela.

Considerando que Jakub retornará à Terra como um homem mudado, Lenka pode lhe dar outra chance na vida. Ela pode optar por permanecer junto com ele em vez de pôr fim à sua união.

Como Hanuš morre?

Hanuš deixou seu planeta natal devido à invasão de uma criatura parasita chamada Goromped. Os Gorompeds se alimentaram de todos os organismos vivos do planeta enquanto Hanuš escapou do local. Mesmo tendo conseguido desaparecer do planeta invadido, ele não fugiu completamente da criatura. Alguns Gorompeds conseguiram acabar com Hanuš para se alimentar dele lentamente. 

Os Gorompeds que existem em Hanuš multiplicaram-se várias vezes para matá-lo, enfraquecendo-o gradualmente. Por serem organismos extraterrestres como Hanuš, o descontaminante que Jakub usa também não consegue matá-los.

A presença dos Gorompeds pode ser a razão pela qual Hanuš se mantém fisicamente afastado de Jakub. Eventualmente, os Gorompeds se multiplicam o suficiente para consumir Hanuš completamente, matando-o. Embora o consumo dos Gorompeds pareça a explicação óbvia, também pode haver uma razão alternativa. Hanuš não pode ser outro senão a criação da imaginação de Jakub. 

Após passar 189 dias longe de outro ser humano, é compreensível que o cosmonauta possa ser afetado mentalmente. Semelhante a várias experiências da vida real de vários astronautas, ele deve ter alucinado com a aranha, o que explica por que esta não aparece nas imagens das câmeras dentro da espaçonave.

Hanuš morre quando Jakub fica “esclarecido” sobre sua vida e os erros que vem cometendo. À medida que sua ambição e arrogância desmoronam e ele percebe o valor de seu relacionamento com Lenka, ele sai das ilusões que o controlavam. Jakub finalmente fica de castigo e entende a verdade do universo, apenas para Hanuš morrer ao mesmo tempo. 

A aranha pode ser vista como uma representante da culpa e do arrependimento que o cosmonauta vem carregando após ter um relacionamento conturbado consigo mesmo, com seu pai e com sua esposa. Hanuš lhe dá clareza sobre seu relacionamento com os três, apenas para que a criatura morra quando o cosmonauta a alcançar.

O Astronauta já está disponível na Netflix.

Leia também: Bandidagem | Como ela sobrevive? Entenda o final da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: