Xógum | Por que Hiromatsu se mata? Por que Toranaga não o impede? Entenda

Publicidade

Se há uma coisa que o Lorde Toranaga em ‘Xógum‘ do Disney+ sabe, é como manter uma expressão impassível, não importa o que aconteça com ele. Modelo de compostura, suas expressões mal revelam o que está acontecendo dentro de sua cabeça, e é isso que o torna tão formidável. Mas manter seus pensamentos e maquinações tão bem guardados também ameaça se tornar um problema quando seu próprio povo começar a perder a fé nele, quando deixar de lhe dar o benefício da dúvida, confiando nele para tomar as medidas certas, não importa o que aconteça e o quão derrotado ele pode parecer. Ele enfrenta essa desconfiança de todo o seu povo. Todos, exceto Lorde Hiromatsu.

ALERTA DE SPOILERS!

Toda Hiromatsu faz o maior sacrifício pelo Senhor Toranaga

Tendo conhecido Toranaga desde que ele era um “garoto pingando urina”, Hiromatsu conhecia Toranaga melhor do que qualquer outra pessoa. Ele acompanhou Toranaga em todas as batalhas que travou e nas guerras que nunca perdeu. Então, agora que Toranaga parecia derrotado e pronto para desistir, Hiromatsu sabia que isso fazia parte de um esquema maior. Para dissipar as dúvidas dos outros, chega mesmo a dizer-lhes, após o encontro com o padre português em Edo, que Toranaga planeja lutar; caso contrário, ele não teria enviado o padre com uma mensagem para Osaka.

Deveria ter sido suficiente para eles, mas alguns generais não ficaram convencidos. Eles acreditavam que Toranaga estava desistindo sem sequer resistir e, ao fazer isso, ele estava desonrando sua posição como Senhor, ao mesmo tempo que derrubava todos os outros com ele, já que todos aqueles leais a ele teriam que cometer seppuku com ele em Osaka. Uma coisa é morrer no campo de batalha, mas morrer todos em vão não é algo que eles possam aceitar. E Toranaga esperava isso, especialmente após a morte de seu filho.

Que não haja dúvidas de que quando Toranaga decidiu se render, ele já tinha um plano. Foi altamente arriscado porque ele teve que confiar nas pessoas ao seu redor para agirem exatamente como ele esperava. Se pelo menos um deles se desviasse do caminho, seu plano seria arruinado antes mesmo de ele começar a agir. Ele não podia arriscar, então não compartilhou com ninguém. Somente quando ele precisasse de alguém para desempenhar um papel ele os deixaria saber, e isso significaria que ele esperava que eles realizassem tudo o que ele tinha em mente para eles. É aqui que entra Lorde Hiromatsu.

Para que o plano de Toranaga funcionasse, era extremamente importante que seus inimigos pensassem que o haviam derrotado. Uma grande parte de seu exército havia desaparecido. Ele poderia ter recebido ajuda de seu meio-irmão, Saeki Nobutatsu, então o inimigo chegou até ele primeiro, bloqueando a tentativa de Toranaga de reunir forças para sua causa. E então, seu filho morreu. Considerando como tudo se desenrolou, questiona-se se a morte de Nagakado também fazia parte do plano de Toranaga. Vendo o quão bem informado ele está sobre os padrões de comportamento de todos, ele deve ter esperado que seu filho impaciente fizesse algo imprudente, como atacar Saeki. E ainda assim, ele deixou isso acontecer.

Se Toranaga deixou ou não seu filho morrer está em debate, mas quando se trata de Hiromatsu, a decisão já foi tomada. Lorde Ishido precisava acreditar que Toranaga havia perdido toda esperança. Algo drástico precisava ser feito para deixar isso fora de dúvida. É por isso que Toranaga aguentou agir como se tivesse adoecido, por que não compareceu ao funeral de seu próprio filho e por que, apesar dos apelos e ameaças de seu general, ele não cedeu.

Não é que Toranaga não tenha tentado métodos mais fáceis. Ele teve uma reunião com o padre católico e fez questão de lhe dizer para levar a mensagem de sua derrota para Osaka. Ele esperava que este sinal fosse suficiente para que seu povo tivesse fé nele e lhe desse mais tempo, mas ele também sabia que alguns deles estavam impacientes e carentes de confiança, e foi através deles que seu plano real seria colocado em ação.

Uma parte do plano era que John Blackthorne e Yabushige unissem forças. Toranaga precisava que essa aliança acontecesse pelas suas costas. Mas não foi isso. Ele precisava de uma demonstração de dissidência em sua corte, algo que funcionasse como a gota d’água para confirmar sua queda nas mãos do inimigo. E isso só aconteceria se ele perdesse seu homem de maior confiança: Hiromatsu.

Se os seguidores de Toranaga acreditassem que ele não cairia sem lutar, seu inimigo também pensaria o mesmo. Ele precisava tirar qualquer dúvida a respeito de sua rendição, por isso foi planejado que Hiromatsu se mataria no tribunal após tentar convencer Toranaga a mudar de ideia.

Porque, como o resto do mundo veria, se Hiromatsu não conseguisse convencer Toranaga a lutar, ninguém mais conseguiria. E isso convenceria a todos de que Toranaga foi, de fato, derrotado. Hiromatsu entendeu a importância de seu sacrifício e morreu como viveu: sendo zeloso com o homem a quem serviu durante toda a vida, fazendo exatamente o que se esperava dele e, assim, colocando em ação o plano de Toranaga.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: