Xógum | O que a morte de Nagakado significa para Toranaga? Entenda

Publicidade

Reviravoltas chocantes abundam em ‘Xógum‘ da Disney+, e as paredes se fecham sobre o Lord Yoshii Toranaga quando ele é traído por um membro da família e decepcionado por outro. Após a grande perda de seu exército no terremoto, ele tentou salvar a situação tentando unir forças com seu meio-irmão, mas a mudança virou-se contra ele (ou pelo menos é o que parece). Nagakado tomou outra decisão precipitada e, desta vez, custou-lhe a vida. Sua morte é um choque, embora não exatamente inesperado, e faz com que nos perguntemos o que isso significa para Toranaga. Será essa perda o que finalmente o quebrará, ou ele ainda tem forças para superá-la?

ALERTA DE SPOILERS!

A morte de Nagakado pode realmente funcionar a favor de Toranaga

Em tempos de guerra, tudo é uma oportunidade, até as perdas. Lorde Yoshii Toranaga sabe disso muito bem, e é por isso que, por mais terrível que a situação possa parecer para ele, ele sempre mantém a calma e de alguma forma encontra uma saída para uma situação impossível. Ele certamente tinha algo em mente para sua situação atual, mesmo com seu meio-irmão, Saeki Nobutatsu, traindo-o e forçando-o a considerar a rendição, e é por isso que as ações precipitadas de seu filho parecem ainda mais idiotas.

A morte de Nagakado seria realmente uma perda terrível para Toranaga. Não importa o quanto ele reprima seus sentimentos por trás da Cerca Óctupla e continue a manter a expressão impassível que raramente deixa alguém saber do funcionamento de sua mente, a morte de seu amado, embora cabeça quente e tolo, filho certamente quebrará seu coração.

Mas então, deve-se notar que em uma cena anterior, quando Toranaga estava ditando seu testamento, ele mencionou que sua propriedade deveria ser passada para seus netos quando eles atingissem a maioridade. Se ele mencionou seu filho no testamento, não ouvimos falar disso. Isso significa que Toranaga esperava que seu filho morresse? Talvez não fosse sua intenção, mas considerando a natureza de seu filho, ele deve ter antecipado sua morte.

A primeira coisa que a morte de Nagakado dá a Toranaga é mais tempo. Embora ele estivesse programado para partir para Osaka com as forças de Saeki, seria apenas uma honra permitir que ele realizasse ritos fúnebres para seu filho e, neste tempo adicional, Toranaga manterá as engrenagens de seu cérebro funcionando, apesar da dor que carrega em seu coração.

A perda de seu filho também levanta a questão de seu herdeiro. Sabemos que uma de suas consortes estava grávida quando ele ainda estava em Osaka, mas ainda não vimos nenhuma outra criança. Se Nagakado fosse seu único filho, então sua morte poderia abrir algum espaço para Toranaga usar na manipulação de seus inimigos para sua causa, especialmente seu meio-irmão.

É claro que Toranaga já tinha algo em mente, algo que seria posto em prática assim que ele deixasse Edo. Levariam pelo menos alguns dias para chegarem a Osaka, e foi durante esse trânsito que ele teria feito um movimento para garantir sua sobrevivência. Considerando que seu filho nada sabia sobre esses planos e não confiava em seu pai o suficiente para manter o juízo sobre ele, pode-se presumir que o plano de Toranaga não envolvia seu filho, então não faria muita diferença em como as coisas aconteceriam. Em vez disso, a morte de Nagakado pode lhe render alguns pontos de simpatia das partes necessárias.

Voltando à questão do herdeiro mais uma vez, Toranaga poderia oferecer algo disso a Saeki. Embora tenha sido nomeado regente, certamente não é o fim da sua ambição. E se Toranaga lhe oferecesse algo que ele desejasse mais do que isso? Se os regentes fossem embora e Toranaga se tornasse Xógum, isso teria permitido que seu filho se tornasse a próxima pessoa mais poderosa depois dele. Com a saída de Nagakado, aquele lugar ficaria vazio, e Saeki poderia conseguir aquele assento, ou pelo menos Toranaga poderia oferecê-lo a ele por enquanto.

Seja qual for o plano do Senhor, está claro que Toranaga ainda não foi derrotado. Seu filho, que estava ansioso demais para agradar, cometeu alguns erros terríveis, um dos quais deu início aos acontecimentos nos quais Toranaga está envolvido agora. Então, de certa forma, sua morte (tão inconsequente quanto sua vida) faz um favor a Toranaga e o livra de seu ponto fraco, algo que ele nunca poderia ter feito por suas próprias mãos.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: