Crítica | Bob Marley: One Love homenageia e honra o legado do cantor

Uma das figuras mais emblemáticas do Século XX, Robert Nesta Marley conquistou o mundo com sua música e mensagens pacifistas espalhadas através do Reggae em suas composições. Em Bob Marley: One Love, o diretor Reinaldo Marcus Green retrata um dos períodos mais difíceis do cantor em seu exílio da Jamaica após um atentado. Entre erros e acertos, o filme ajuda a mostrar o lado mais humano de Marley ao mesmo tempo em que joga seguro em não entrar nas polêmicas de sua vida.

Em 1976, a Jamaica passava por um violento processo eleitoral, que estava levando o país a uma guerra civil. Visto como um homem do povo e agregador, Bob Marley acreditava que sua música poderia unir a nação. O que ele não contava era com um atentado contra sua vida, que levaria ele a contestar seu papel no mundo.

Bob Marley: One Love é um filme que caminha por duas visões sobre a figura de Bob Marley. A primeira é o lado humano, muitas vezes desconhecido para os fãs de figuras públicas. A segunda é um lado mais místico diante da própria crença do cantor na religião rastafári.

O lado humano dessa narrativa cumpre o seu papel. Sem entrar muito nas polêmicas da vida do cantor, ele fala sobre suas inseguranças, suas virtudes e até mesmo seus pontos fracos, algo que muitas cinebiografias fingem que não existem.

O lado religioso talvez se destaque mais justamente pela pouca exposição que a cultura rastafari tem no cinema hollywoodiano que consumimos em massa. Ao se aprofundar o mínimo possível nesse lado religioso, Bob Marley: One Love já fala mais do que boa parte do que sabemos sobre a religião e faz com que o público entenda mais o estilo de vida que Marley decidiu seguir.

O elenco também cumpre seu papel em um filme mais para o fã do que para os críticos. Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch tem uma dinâmica muito boa como Bob e Rita Marley. O que deixa até uma vontade de ver mais das questões do casal fora da música, algo que o filme aborda pouco.

Reinaldo Marcus Green não dirigiu esse filme para um Oscar, tal qual outras biografias mais recentes como Bohemian Rhapsody ou Rocketman. Bob Marley: One Love é um filme de Sessão da Tarde, mas no bom sentido. Ele vai trazer novidades para quem já é fã de Bob Marley e também homenageá-lo de uma maneira que uma pessoa leiga à importância do cantor, entenda o que ele representou para a música e cultura pop.

Seja você fã de Bob Marley ou não, One Love é uma boa opção de divertimento para a telona.

Nota: 7/10

Leia também: Crítica | Zona de Interesse mostra o pior lado do ser humano de maneira surreal


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: