Garra de Ferro | Conheça a verdadeira história da família Von Erich

Publicidade

Garra de Ferro narra a saga da dinastia Von Erich, uma família que ganha destaque no mundo do wrestling profissional. Ao longo da década de 1980, a família percorreu seus caminhos na arena do wrestling – seja seguindo os passos de seus antecessores ou estabelecendo-se como lutadores formidáveis. À medida que distúrbios e tragédias se abatem sobre os Von Erichs, reivindicando um membro após o outro, a história revela uma história dentro e fora da arena de luta livre.

Dirigido por Sean Durkin e apresentando atuações estelares de Zac Efron, Jeremy Allen White e Harris Dickinson, o filme transcende os limites do ringue. Explora com maestria a dinâmica familiar para além do brilho e do glamour, desvendando uma história marcada por triunfos e atribulações. 

Dado o rico enredo e a genuinidade que surge desde o primeiro vislumbre, pode-se perguntar se o filme é baseado em eventos que realmente aconteceram na vida real.

A Fundação do Império foi estabelecida por Fritz Von Erich

Garra de Ferro é baseado na história real da família de luta livre Von Erich. O diretor Sean Durkin, que também escreveu o roteiro, sempre foi um grande fã de luta livre, e essa era uma história que ele sentia que deveria contar ao mundo. Tudo começa com Fritz Von Erich, nascido Jack Barton Adkisson Sr. em 16 de agosto de 1929, em Jewett, Texas, que exibiu proezas atléticas desde muito jovem. 

Inicialmente destacando-se como lançador de disco e prodígio do futebol, ele ganhou uma bolsa de estudos para a Southern Methodist University. Apesar de sua promissora carreira no futebol, seu casamento com Doris Juanita Smith em junho de 1950 levou à perda de sua bolsa. Implacável, Jack continuou jogando futebol na Texas A&M University-Corpus Christi (então Corpus Christi University), mas enfrentou desafios para alcançar o sucesso em ligas profissionais. 

Após uma tentativa malsucedida na Liga Canadense de Futebol, Jack fez a transição para o wrestling, treinando sob a orientação de Stu Hart. Retornando ao Texas, Jack Adkisson adotou a personalidade de Fritz Von Erich, interpretando um vilão nazista que ganhou popularidade. Durante o auge de sua carreira no wrestling, ele introduziu seu movimento característico, conhecido como “A Garra de Ferro”, uma manobra emocionante visando a têmpora do oponente com uma mão até que ele finalizasse. 

Simultaneamente, a família de Jack estava se expandindo durante sua estada em Niagara Falls, Ontário. Ele e Doris deram as boas-vindas a um filho, Jack Jr., em setembro de 1952, seguido por Kevin em maio de 1957 e David em 1958. Infelizmente, em 1959, Jack Jr. A perda do filho mais velho deixou Jack e Doris num profundo estado de tristeza, uma angústia que eles lutaram para compreender.

Buscando consolo e proximidade com os filhos, Jack comprou 115 acres de terras rurais no Texas. Em fevereiro de 1960, o casal deu as boas-vindas ao seu quarto filho, Kerry, seguido por mais dois filhos, Mike em março de 1964 e Chris em setembro de 1969. Jack, imaginando seus filhos como pessoas ao ar livre, resistentes e atléticas, construiu uma academia e um ringue de treinamento em casa.

Ele manteve uma abordagem disciplinada, incluindo castigos corporais, para incutir resistência e respeito. No final da década de 1970 e início da década de 1980, todos os seus filhos haviam entrado no mundo do wrestling, com Jack atuando como mestre promotor.

Os cinco filhos de Fritz Von Erich

Os filhos mais velhos de Jack, Kevin, David e Kerry, emergiram como estrelas na arena do wrestling, ganhando destaque no Campeonato Mundial de Classe. Seus programas conquistaram audiência não apenas nos EUA, mas também internacionalmente, alcançando países como o Japão e o Oriente Médio. 

David, reconhecido por seu físico e carisma excepcionais, era frequentemente aclamado como o melhor lutador da família. Kerry alcançou uma vitória significativa contra Ric Flair no Campeonato Mundial da NWA em 1984 e também ganhou o apelido de “Texas Tornado”. Inspirado pelos irmãos mais velhos e buscando imitar o pai, Mike também se aventurou no wrestling. Além disso, Chris, apesar de enfrentar problemas de saúde como asma e ser mais baixo que seus irmãos, com apenas 1,70 metro, aceitou o desafio.

A família começou a ser testada

Em 1983, aos 25 anos, David começou a sentir cólicas estomacais frequentes. Durante a turnê com a All Japan Pro Wrestling em 1984, ele foi descoberto morto em seu quarto de hotel em Tóquio. Relatórios oficiais de autoridades de Tóquio atribuíram a morte de David à enterite aguda, uma inflamação dos intestinos. 

No entanto, rumores persistentes na comunidade do wrestling sugeriam uma ligação potencial entre a morte de David e o uso de drogas. Estas especulações foram posteriormente reconhecidas por Ric Flair em seus escritos.

Em agosto de 1985, Mike, então com 23 anos, que inicialmente não tinha muito interesse pelo wrestling, mas ingressou no esporte para ajudar a lidar com a perda de seu irmão David, sofreu uma lesão no ombro durante uma luta. Ele foi submetido a uma cirurgia devido à lesão, mas enfrentou complicações, incluindo síndrome do choque tóxico e problemas renais. 

Os relatórios indicaram que Mike também sofreu danos cerebrais e enfrentou dificuldades pessoais. Em 1987, após uma suposta prisão por dirigir alcoolizado, Mike foi encontrado morto apenas quatro dias depois. As especulações em torno de sua morte centraram-se em uma possível overdose de tranquilizantes e pílulas para dormir.

Em 1986, Kerry, o irmão com mais conquistas no mundo do wrestling, sofreu uma luxação do quadril, mas conseguiu se recuperar e voltar ao ringue. No entanto, os relatórios sugerem que ele desenvolveu uma forte dependência de drogas. Embora Kerry tenha vencido sua partida de retorno, ele enfrentou outro revés quando quebrou o pé em um acidente de motocicleta no final daquele ano.

Apesar dos esforços dos médicos, sua perna teve que ser amputada. Testemunhando a trágica morte de seus irmãos e a destruição de sua família, Chris supostamente lutou contra a depressão e se esforçou para ter sucesso no mundo do wrestling, impactando ainda mais sua saúde mental. Em 1991, com apenas 21 anos, ele suicidou-se.

Kerry e sua família acreditavam que era do seu interesse manter o uso de suas próteses, que ele adquiriu após a amputação da perna, em segredo da comunidade do wrestling e de seus fãs. No entanto, em 1993, Kerry se distanciou da luta livre e um mandado de prisão foi emitido contra ele por posse de cocaína. Em 18 de fevereiro de 1993, aos 33 anos, ele suicidou-se com um tiro na cabeça.

Kevin está mantendo vivo o nome Von Erich

Dado o número devastador de perder um filho após o outro, Jack e Doris se divorciaram em 1992. Kevin revelou que lutou contra pensamentos depressivos e suicidas, mas felizmente encontrou uma maneira de se equilibrar. Em 1997, Jack, que já sofria de câncer no cérebro e no pulmão, sucumbiu à dor de perder os filhos e faleceu em 10 de setembro de 1997.

Kevin continuou sua carreira, lutando descalço como fazia desde muito jovem. Ele e sua esposa Pam têm quatro filhos e hoje são avós orgulhosos de 11 netos. Os dois filhos de Kevin, Ross e Marshall Von Erich, mantiveram admiravelmente o nome da família vivo competindo em lutas de luta livre como uma dupla de Von Erich. Eles também contribuíram para promoções como a Major League Wrestling. 

Em 2009, a WWE introduziu postumamente a família Von Erich em seu Hall da Fama, e esta é a verdadeira história que Garra de Ferro traz para a tela. Kevin, depois de consultar o diretor, expressou total confiança nos atores e no restante da equipe criativa para trazer à luz de forma autêntica a história de sua família.

Falando sobre a autenticidade na narrativa de Garra de Ferro, Zac Efron descreveu melhor a representação visual da família Erich quando disse à Entertainment Weekly: “Há um grande elemento no filme que é, claro, sobre luta livre e o aspecto do carisma. Mas, na verdade, em sua essência, este filme é uma história incrível sobre família, amor, perda e, finalmente, o triunfo de um homem que tenta quebrar o ciclo dessa maluca maluca.”

A aguardada estreia do filme GARRA DE FERRO no Brasil teve sua data adiada de 15 de fevereiro para 22 de fevereiro, anunciou a distribuidora California Filmes.

Sinopse e ficha técnica

Em GARRA DE FERRO, a vida da família e a trajetória dos irmãos Von Erich, que fizeram sucesso no mundo da luta-livre no começo dos anos de 1980, estão no centro do drama, que tem direção de Sean Durkin e traz no elenco Zac Efron, Jeremy Allen White, Harris Dickinson, Lily James, Maura Tierney. Na temporada de prêmios, o filme já ganhou pelo conjunto do elenco no Boston Society of Film Critics Awards e no National Board of Review, que também colocou o longa entre os 9 melhores do ano. 

Com roteiro assinado pelo próprio diretor, o filme acompanha as carreiras do quarteto de irmãos, marcadas pela tragédia e o triunfo. Sob o comando do pai (Holt McCallany), que também era o treinador deles, Kevin (Zac Efron), Kerry (Jeremy Allen White), David (Harris Dickinson) e Mike (Stanley Simons) conheceram a glória e a queda.

Trailer do filme

Leia também: Conheça a verdadeira e CHOCANTE história por trás de O Escândalo


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: