A Apple Original Films anunciou que Genden Phuntsok (“Jinpa”, “Wind”), ator chinês de ascendência tibetana, é o protagonista do novo longa-metragem “Tenzing“, e revelou a primeira imagem do filme, que está atualmente em produção.
“Tenzing” é baseado na história verdadeira do sherpa (povo da região do Himalaia) Tenzing Norgay e sua escalada do Monte Everest em 1953. Phuntsok estrela ao lado do vencedor do prêmio Globo de Ouro e indicado ao prêmio Emmy Tom Hiddleston (“Loki”; “A Serpente de Essex”, também da Apple), que interpreta o neozelandês Edmund Hillary, e o ator várias vezes indicado ao Oscar Willem Dafoe (“No Portal da Eternidade”), que atua como o líder inglês da expedição, Coronel John Hunt.
Thinley Lhamo (“Shambhala”, “Hari”) completa o elenco como Dawa, esposa de Tenzing, ao lado da indicada aos prêmios Globo de Ouro, SAG (Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos EUA) e BAFTA (Academia Britânica de Cinema) Caitríona Balfe (“Outlander”, “Belfast”, “Ford v Ferrari”).
Em 1953, o tibetano Tenzing Norgay, junto com o alpinista neozelandês Edmund Hillary, ambos estrangeiros em uma expedição britânica, enfrentaram desafios intransponíveis para alcançar o que antes era considerado impossível, atingindo o topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest. Após seis tentativas, Tenzing arriscou tudo para uma última investida. Ele precisou percorrer políticas traiçoeiras e um clima perigoso ao embarcar na escalada mais importante de sua vida. Apesar de tudo, ele o fez com humor, entusiasmo e generosidade com seus colegas alpinistas, mas também com profunda reverência e respeito à sagrada Deusa Mãe da montanha, Chomolungma (como os tibetanos chamam o Monte Everest).
Produzido pela See-Saw Films, vencedora do Oscar, “Tenzing” é dirigido por Jennifer Peedom. A cineasta tem estreita relação com a família de Tenzing e com a comunidade sherpa, após seu elogiado documentário indicado ao BAFTA “Sherpa”. Peedom é conhecida por retratos íntimos e emocionantes em paisagens cinematográficas exuberantes, incluindo os documentários de prestígio internacional “Solo” e “Mountain”.
“Tenzing” tem roteiro do indicado ao Oscar Luke Davies (“Lion: Uma Jornada para Casa”, “Querido Menino”) e produção de Liz Watts, Emile Sherman e Iain Canning (pela See-Saw Films), com Desray Armstrong, Peedom e Davies. Norbu Tenzing (filho de Tenzing Norgay), Simon Gillis e David Michôd assinam como produtores executivos. Pravesh Sahni assina como coprodutor e Rakesh Singh é produtor pela Itop Film Productions.
Se você ainda não é assinante do Apple TV+, pode assinar clicando aqui.
LEIA TAMBÉM:
- José Loreto e Carol Castro dividem a bancada esportiva no trailer de ‘Jogo Cruzado’, nova série da Disney+
- Crítica | Confinado: quando a reciclagem de ideias vira armadilha
- Tudo o que já sabemos sobre ‘A Arte do Roubo’, novo filme nacional com Carla Diaz e Reynaldo Gianecchini
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.