Uma sequência da popular série ‘Vikings‘ do History Channel, ‘Vikings: Valhalla’ é uma série histórica de ação e aventura de drama ambientada em um período crucial da história escandinava e britânica. Cem anos após os dias de Ragnar Lothbrok, Lagertha e Bjorn Ironside, a antiga fé pagã está gradualmente morrendo e sendo substituída pelo cristianismo.
A série segue as aventuras de Leif Eriksson (Sam Corlett), Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson), Harald Hardrada (Leo Suter) e outros nos dias crepusculares da Era Viking. Historicamente, muitos dos personagens da série nunca realmente se encontram, e o tempo de certas coisas parece distintamente errado, mas esse é o aspecto fictício da série. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da primeira temporada de ‘Vikings: Valhalla’.
Alerta de spoilers!
Recapitulando a primeira temporada de Vikings: Valhalla
No século 11, muitas pessoas do norte da Europa deixaram suas terras nativas e se estabeleceram em outras regiões do continente. Vários assentamentos surgiram na Inglaterra, incluindo um chamado Danelaw, não muito longe de Londres. A existência desses assentamentos deixa a população saxã local desconfortável, e o rei Aethelred II da Inglaterra é convencido por seus nobres a lidar com o “problema viking”. Os saxões massacram os moradores de Danelaw no dia de Saint Brice. Harald, que esteve visitando seu irmão, mal consegue escapar com vida. Ele volta e ajuda o rei Canuto da Dinamarca a reunir um enorme exército para uma invasão da Inglaterra.
Enquanto isso, Leif, sua irmã Freydis e seus amigos enfrentam uma tempestade para chegar a Kattegat da Groenlândia. Como o exército que se reúne em torno deles, eles também estão procurando vingança, mas de um tipo diferente. Algum tempo atrás, um homem cristão estuprou Freydis e deixou uma marca de uma cruz em suas costas. Inicialmente, a série implica que o homem responsável é Olaf Haraldsson (Jóhannes Haukur Jóhannesson), meio-irmão de Harald. Como Olaf ajudou Aethelred a construir as defesas de Londres, ele deve desempenhar um papel importante na invasão de Canute. Em última análise, um assessor próximo de Olaf, Gunnar Magnusson, é revelado como o estuprador.
Freydis mata Gunnar no salão principal de Jarl Haakon (Caroline Henderson), uma grande guerreira viking de ascendência africana. Harald, que desenvolve sentimentos românticos por Freydis, convence Jarl Haakon e Canute a fazer Leif lutar pela causa Viking para que sua irmã possa viver, salvando Freydis de uma execução certa. Harald sabe que Leif pilotou seu navio com sucesso em meio a uma tempestade tumultuada e é um lutador excepcional. Sua adição ao exército viking só pode ser uma coisa boa. E ele prova que sim.
Quando os vikings chegam às costas inglesas, Aethelred está no leito de morte e deve ser sucedido por seu jovem filho inexperiente, Edmund. A rainha de Aethelred, Emma da Normandia (Laura Berlin), se encarrega das defesas inglesas. Ajudando-a está Godwin, um conselheiro confiável e ambicioso de Aethelred. Leif quase morre durante uma escaramuça. Ele tem uma visão de uma jovem colocando uma cruz em suas mãos enquanto ele está à beira da morte. Harald chega e salva sua vida. Mas depois desse incidente, uma transição começa a acontecer na fé de Leif.
Pouco depois da morte de Aethelred, Londres cai para os vikings. Leif desempenha um papel fundamental na vitória de seu povo e é saudado como um herói. É quando Canute revela seus planos reais. Ele se declara rei da Inglaterra. Ele diz ao seu povo que governará ao lado de Edmund e começa um caso com Emma.
Enquanto isso, Olaf retorna ao Norte e informa Ælfgifu (Pollyanna McIntosh), a primeira esposa de Canute, sobre o que está acontecendo. Isso leva Canute a se casar com Emma e voltar para a Dinamarca. Em sua ausência, seu pai, Sweyn Forkbeard, assume a Inglaterra. Enquanto seu irmão está ocupado lutando na Inglaterra, Freydis visita o famoso templo em Uppsala. Lá, ela conhece um misterioso Vidente, que lhe diz que ela será “a última”, possivelmente implicando que ela será a última dos vikings.
No final da 1ª temporada, intitulado ‘The End of the Beginning’, Leif e Freydis, mais uma vez reunidos, enfrentam o ataque a Kattegat por Olaf e suas forças. Na Inglaterra, Ælfgifu ganha vantagem sobre Forkbeard e Emma, aparentemente forçando a última a voltar para a Normandia.
Fim da primeira temporada de Vikings: Valhalla: Harald traiu Freydis e Kattegat?
Olaf quer ser o rei de toda a Noruega, mas a existência de um poderoso em Kattegat sob Jarl Haakon prova ser um obstáculo. Ele une forças com o fanático Jarl Kåre, que destrói o templo de Uppsala e tem uma vingança contra Freydis e ataca Kattegat. Harald também quer ser o rei da Noruega. Após retornar da Inglaterra, ele retoma seu relacionamento com Freydis e concorda em lutar por Kattegat.
No entanto, no penúltimo episódio da temporada, ele deixa Kattegat e se reúne com Olaf. Como revelado no final da temporada, foi tudo um ardil. Ele nunca pretendeu trair Leif e Freydis. Durante uma negociação, ele passa os planos de seu meio-irmão para os defensores de Kattegat. No entanto, Olaf percebeu seu ato e lhe deu informações falsas.
Kattegat cai?
Sim, Kattegat cai. Olaf diz a Harald, Kåre e os outros que ele atacará Kattegat através do mar durante a lua do lobo, quando as marés altas levarão os navios sobre as defesas da cidade. Enquanto isso, Kåre atacará da terra. Juntos, eles vão esmagar Kattegat entre duas grandes forças. No entanto, durante a batalha, Harald descobre que esse não era o plano real. Olaf percebeu que Harald não mudava de lado e encontraria uma maneira de transmitir o que havia descoberto a Leif e Freydis. Além disso, ele precisava se livrar de Kåre, que era absolutamente insana.
Kattegat divide suas forças para lutar a guerra em ambas as frentes. Kåre e seus soldados atacam as muralhas de Kattegat. O senhor da guerra fanático finalmente é morto por Freydis. Olaf se muda depois dele e assume o controle da importante cidade, realizando seu sonho e se tornando o rei da Noruega. No entanto, isso não foi feito para durar muito. Na Inglaterra, Emma e Forkbeard trabalham juntos e tiram o controle da marinha dinamarquesa de Ælfgifu.
Forkbeard então pega a frota e viaja para Kattegat para punir os traidores. Ele chega logo após Olaf e seus soldados assumirem o controle da cidade. Percebendo o que está acontecendo, os soldados de Olaf o abandonam. Logo, ele não tem escolha a não ser sair também. Seu ataque a Kattegat acaba piorando as coisas para ele. Com Canute e sua família agora controlando Kattegat, sua aspiração de estabelecer um Império do Mar do Norte se tornou realidade, e Olaf provavelmente precisa se esconder.
Liv está morta? Leif matará o filho de Canute, Svein?
Sim, Liv está morta. A relação entre Liv e Leif é paralela à de Harald e Freydis. Ela é a única groenlandesa que retorna da Inglaterra viva além de Leif. Ela está ciente de seu recente interesse pelo cristianismo e parece não saber como responder a isso. Liv fica mortalmente ferida ao defender Kattegat. Ela pede a Leif que prometa que ele se juntará a ela em Valhalla, esperando que ele não abandone seus deuses. No entanto, ela morre antes que ele possa responder.
A morte de Liv e o subsequente ataque de luto transformam Leif em um berserker. Ele mata vários soldados inimigos que estavam tentando estuprar duas mulheres. Forkbeard trouxe dois de seus netos com ele. Um deles, Svein, vê uma mulher saindo de um galpão e vai inspecionar, encontrando Leif. Quando o episódio termina, parece que Leif matará o filho de Canute.
Leif nunca conheceu Svein, então ele não tem ideia de quem ele é. No entanto, isso não significa que ele vai matar um menino infeliz. Cliffhangers geralmente servem como um gancho para manter o público interessado na próxima parte ou temporada. A primeira temporada de ‘Vikings: Valhalla’ não é exceção. Na segunda temporada, Svein provavelmente sobreviverá ao encontro, e Leif poderá procurar sua irmã, que deixou o Kattegat com Harald.
Veja tudo o que já sabemos sobre a 2ª temporada de Vikings: Valhalla
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.