Herança Roubada é uma história verdadeira? Conheça a inspiração do filme da Netflix

Publicidade

Herança Roubada‘ da Netflix é um thriller sueco centrado em Elsa, uma menina de 9 anos da comunidade Sami, um grupo indígena que habita partes da Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia. Quando Elsa testemunha um caçador local matar uma de suas renas bebês e é ameaçada de silêncio, o evento traumático a assombra por anos. Uma década depois, alimentada pela dor e pela perda do incidente, Elsa parte em busca de vingança, determinada a descobrir a verdade e confrontar o assassino.

A diretora Elle Márjá Eira conseguiu abordar temas sociais mais amplos em ‘Herança Roubada’, esclarecendo particularmente as lutas enfrentadas pela comunidade Sami. O filme explora questões de xenofobia, bem como a batalha contínua da comunidade para preservar o seu património e cultura face a ameaças como as alterações climáticas. O filme também desafia as normas patriarcais tradicionais, destacando o conflito entre práticas ultrapassadas e valores modernos. Dada a sua base em desafios do mundo real, os espectadores podem se perguntar se a história também é baseada em eventos da vida real.

Herança Roubada mostra a história e a cultura da comunidade Sami

‘Herança Roubada’ se inspira no romance homônimo aclamado pela crítica, de Ann-Helén Laestadius, que também atua como produtora executiva do filme. O roteiro é elaborado por Peter Birro. Laestadius, natural da cidade ártica de Kiruna, no extremo norte da Suécia, tem raízes nas comunidades Sami e Tornedalian, ambas consideradas minorias na Suécia. A sua formação e experiências em primeira mão nestas comunidades permitem-lhe retratar com autenticidade as lutas e a resiliência do povo Sami retratado no filme.

A comunidade Sami, indígena das regiões do norte da Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia, enfrenta uma infinidade de desafios enraizados em séculos de marginalização e discriminação. Historicamente, os Sami têm enfrentado esforços para assimilar a sua cultura e modo de vida tradicional, levando à perda da língua, da terra e da autonomia. Hoje, eles enfrentam questões contínuas de direitos fundiários, degradação ambiental e os impactos das alterações climáticas nas suas práticas de criação de renas.

Além disso, os Sami enfrentam frequentemente preconceitos e xenofobia, uma vez que a sua identidade única e as suas práticas culturais são encaradas com ceticismo e mal-entendidos. Laestadius relembrou suas próprias experiências durante a escola, quando ela sabia que não deveria contar a ninguém sobre sua identidade. Ela disse que estava ciente do tipo de tratamento dispensado às crianças Sami. Eles foram xingados e intimidados, e a única maneira de escapar foi não contar a ninguém que ela mesma era uma criança Sami.

Numa entrevista, Laestadius revelou o seu extenso processo de investigação ao analisar centenas de relatórios policiais detalhando incidentes de matança de renas e tortura. Ela enfatizou o imenso significado da criação de renas na comunidade Sami, servindo tanto como meio de subsistência tradicional quanto como pedra angular cultural. Apesar da sua ligação de longa data à terra, os Sami só ganharam direitos para gerir a caça e a pesca na sua região em 2020, na sequência de uma decisão histórica do Supremo Tribunal. Laestadius sublinhou a ligação estreita entre o povo Sami e as suas renas, descrevendo como são considerados membros queridos da família.

No filme, vários personagens masculinos enfrentam desafios de saúde mental, alguns sucumbindo tragicamente ao suicídio. Laestadius revelou uma ligação pessoal a este tema, tendo perdido dois primos por suicídio. Ela atribuiu as razões subjacentes a estas tragédias às imensas pressões sociais e financeiras enfrentadas pelos pastores de renas no mundo moderno. A incapacidade de desfrutar de recursos adequados de saúde mental agrava ainda mais estas dificuldades, exacerbando as dificuldades de saúde mental vividas pelos indivíduos da comunidade.

A diretora do filme, Elle Márjá Eira, também explicou em entrevista sua ligação com o filme. Ela disse: “Já é hora de o mundo conhecer essa história e o que está acontecendo em Sápmi hoje. Eu também sou dona de renas e me reconheço nesta história. Também sei que minhas irmãs, irmãos e ancestrais indígenas estão comigo”.

É através do influxo de histórias, conexões e paixões profundamente pessoais que se fundiram para trazer esta história para a tela. ‘Herança Roubada’ é um dos poucos filmes que traz à tona os perigos e experiências da comunidade Sami e é uma história importante para contar nos dias de hoje. Contribui para uma narrativa diversificada e compromete-se a nunca esquecer a linhagem da comunidade Sami.

LEIA TAMBÉM: Herança Roubada | Por que Robert Isaksson mata as renas? Entenda


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: