Xógum | Lorde Yoshii Toranaga existiu na vida real?

Publicidade

Em ‘Xógum‘ do Disney+, uma amarga conspiração política se desenvolve no Japão após a morte do rei, colocando em questão o papel de liderança e quem deveria ocupá-lo. O rei deixou cinco homens, dividindo o poder igualmente entre eles na esperança de manter a paz no país. No entanto, não inesperadamente, as coisas tornam-se voláteis com o tempo. Eventualmente, tudo chega ao auge e uma guerra irrompe. Embora existam cinco pessoas designadas como regentes iguais, o Lorde Yoshii Toranaga torna-se o alvo dos outros quatro regentes.

Sendo o mais poderoso de todos, ele é o elefante que todos querem tirar do caminho para abrir seu próprio caminho para o poder. Yoshii Toranaga, porém, faz jus ao seu nome e não facilita a tarefa de nenhum deles. O que torna a história ainda mais interessante é que ela tem raízes na realidade.

ALERTA DE SPOILERS!

Lorde Yoshii Toranaga é baseado em um verdadeiro Xógum

‘Xógum’ é baseado no livro homônimo de James Clavell, que se inspirou em pessoas e eventos da vida real para criar uma versão ficcional da história. Para o personagem Lorde Yoshii Toranaga, ele olhou para Tokugawa Ieyasu como inspiração. O personagem Yoshii Toranaga é fortemente estruturado em torno do Ieyasu da vida real. O nome provavelmente foi ficcional porque permitiu ao escritor ter alguma licença criativa quando se tratava de descrever a forma como conversas e eventos específicos aconteciam.

Crédito da imagem: Wikimedia Commons

Mesmo que o autor do livro e os criadores do programa tenham adicionado quaisquer detalhes imaginários ao final, o arco primário de Yoshii Toranaga permanece bastante próximo de seu homólogo da vida real. Tokugawa Ieyasu nasceu em Okazaki, Japão, filho de um senhor da guerra menor. Quaisquer que sejam as dificuldades que ele possa ter enfrentado na infância, foram deixadas para trás por sua ilustre carreira na política e nas forças armadas, tornando-o uma figura altamente reverenciada e temida, se não amada, de seu tempo. Após a turbulência política no país, que culminou com a sua vitória, ele se tornou o primeiro xógum de sua linhagem, que continuou pelas duas décadas e meia seguintes.

‘Xógum’ fica próximo da trajetória de Ieyasu e ainda usa os nomes exatos dos lugares que ficaram sob seu comando. Como na série, Ieyasu era o chefe da região de Kanto e passava grande parte do tempo longe de Osaka, para onde finalmente retornou para resolver a tomada de poder. Seu poder, riqueza e influência só aumentaram a partir daqui, o que fez com que outros senhores feudais desconfiassem dele, levando-os a conspirar contra ele. No entanto, seus planos não funcionaram e, após a mortal Batalha de Sekigahara, Ieyasu tomou o poder e, em 1603, tornou-se o xogum. Embora tenha abdicado de sua posição em 1605, ele permaneceu como o verdadeiro poder que funcionou nas sombras até sua morte.

Como Tokugawa Ieyasu morreu?

Tokugawa Ieyasu morreu aos 73 anos em 1616 devido a uma doença desconhecida (embora o câncer ou a sífilis tenham sido considerados a razão por trás do declínio de sua saúde nos últimos meses de sua vida). Ele foi sepultado no mausoléu dos Gongens em Kunōzan Tōshō-gū. Aqui, ele também tem uma estátua no complexo do templo Nikko, que é um dos Patrimônios Mundiais do Japão.

Crédito da imagem: Wikimedia Commons

Ieyasu teve duas esposas e um filho legítimo de seu casamento. No entanto, ele também teve muitas amantes com quem teve vários filhos. Além deles, ele também adotou várias crianças ou as colocou sob sua proteção durante seu mandato no poder. Tendo se tornado o primeiro Xógum do seu tempo, Ieyasu garantiu que o poder passaria aos seus descendentes, permitindo-lhes o controle total sobre a autoridade do Japão, salvaguardando assim o seu futuro por muito tempo.

Ele só foi capaz de fazer tudo isso devido à sua astúcia e crueldade, bem como às suas decisões inteligentes e confiantes que mudaram o curso da história japonesa. ‘Xógum’ traz tudo isso para a tela, dando ao público um vislumbre da vida e obra de Ieyasu.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: