O que significa ser Hatamoto em Xógum: A Gloriosa Saga do Japão? Entenda

Publicidadespot_img

Em Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, a cena política em Osaka se torna mais volátil à medida que Lord Yoshii Toranaga faz um movimento que cria repercussões no gabinete de regentes e leva aos primeiros tiros disparados em uma guerra que em breve devastará o país. 

Toranaga, que está de longe sozinho enquanto os outros quatro regentes se uniram contra ele, sabe que só tem uma coisa a seu favor no momento: John Blackthorne. Embora o homem venha de uma terra estrangeira e Toranaga mal tenha passado alguns dias com ele, ele viu o suficiente para saber o potencial que Blackthorne tem e como ele poderia ser usado em seu próprio benefício. 

Sua mudança no final do episódio 3 deixa claro que ele tem planos maiores reservados para Blackthorne. 

Entenda o significado de Hatamoto em Xógum

Por que Lord Toranaga liga para John Blackthorne Hatamoto?

“Hatamoto” é uma palavra para um samurai de alto escalão, alguém que trabalha diretamente sob o comando do shogun e é responsável por tarefas muito importantes. É claro que existem camadas no título de Hatamoto, dependendo da natureza do trabalho e da proximidade da pessoa com o shogun. 

Em essência, o termo é usado para descrever alguém que poderia ser igual a um “bandeira” ou que está sob a proteção do shogun em troca de suas próprias ações de lealdade. Considerando tudo isso, fica claro porque Toranaga decidiu conceder este título a John Blackthorne.

Desde a sua chegada, Blackthorne demonstrou uma incrível capacidade de sobreviver a situações que ninguém mais teria conseguido. Desde o início da história, ele se recusou a morrer, por mais terríveis que as circunstâncias pudessem parecer. Justamente quando todos ao seu redor pensam que esta é a última vez que o verão ou que ele finalmente caiu em algo do qual é impossível sair, ele faz algo que surpreende a todos. 

O Senhor Toranaga certamente fica impressionado com isso, e é uma das razões pelas quais ele dá este título ao seu novo amigo. Este título significa a confiança que Toranaga deposita em Blackthorne. Embora este último tenha exposto a verdadeira natureza dos portugueses, Toranaga sabe que o inglês não está exactamente a dizer toda a verdade. 

As suas dúvidas são confirmadas quando os padres portugueses lhe dão a prova, que, quando traduzida, provará que Blackthorne é um pirata. Mas então, Toranaga sabe o quão desonestos são os sacerdotes e o quanto eles querem que Blackthorne morra. Então, em vez de ser manipulado por eles, ele decide fazer o que for melhor para ele e, em vez de punir Blackthorne apenas com as palavras dos padres, ele decide elevar a posição de seu novo amigo.

O que Toranaga vê em Blackthorne é o elemento surpresa. Não importa o quão difícil a situação possa parecer, ele sempre vê uma saída. Seus métodos podem ser pouco ortodoxos, mas são completamente imprevisíveis, e é disso que Toranaga precisa para vencer a guerra contra os quatro regentes. Além disso, Toranaga está ciente da duplicidade das pessoas sob seu comando, nas quais ele não pode confiar completamente. 

Kashigi Yabushige é uma dessas pessoas, que Toranaga sabe que jurou fidelidade a ele, mas também trabalha secretamente com seus inimigos. Em tudo isso, Blackthorne é o único em quem ele confia plenamente, pois o estrangeiro não tem motivos para enganar Toranaga, pois isso o deixaria completamente desamparado. Se Blackthorne cair nas mãos dos outros quatro regentes, ele enfrentará a morte certa. Isso motiva Blackthorne a fazer tudo o que puder para ajudar Toranaga a vencer; nenhum outro general do seu exército tem essa motivação.

Receber o título de Hatamoto também significa coisas melhores para Blackthorne. Por um lado, isso o torna intocável nas fileiras que servem Toranaga. Além disso, também lhe abre portas para acumular riquezas e terras, que receberá como cortesia do seu título.

Ter dinheiro e terras próprias daria a Blackthorne alguma liberdade, pelo menos o suficiente para estabelecer suas raízes no Japão, considerando que ele talvez nunca conseguisse sair de lá. Mais importante ainda, porém, o recebimento do título, que é uma grande honra, especialmente porque é a primeira vez que um estrangeiro o recebe, liga Blackthorne ainda mais fortemente a Toranaga, unindo-os de modo que a sobrevivência de um signifique a sobrevivência de ambos, e o fim de um significa o fim de ambos.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

Leia também: Eles existiram na vida real? Entenda a história por trás da sensação Xógum


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: