Xógum | O Lorde Ishido Kazunari existiu na vida real?

Publicidadespot_img

O drama histórico do Disney+, ‘Xógum‘, apresenta o intrincado funcionamento da corte no Japão do século XVII, onde cinco senhores feudais estão em conflito entre si devido ao vácuo de poder deixado pelo rei após sua morte. Embora todos os cinco senhores se entreguem a esta luta pelo poder, há dois que emergem como os opositores e rivais mais fervorosos um do outro: Lorde Yoshii Toranaga e Lorde Ishido Kazunari.

Embora Toranaga seja aquele com mais poder e influência, dos quais Ishido e os outros querem despojá-lo, o próprio Ishido exerce poder suficiente para trabalhar contra um Toranaga aparentemente intocável. Ao contrário dos outros, Ishido vê os movimentos de Toranaga como eles são e imediatamente pensa em maneiras de neutralizá-los. É porque Ishido se apresenta como um desafiante digno que a luta se torna interessante para Toranaga. Tudo isso faz de Ishido um personagem atraente, mas o que aumenta o charme é que ele é baseado em uma pessoa real.

ALERTA DE SPOILERS!

Ishido Kazunari de ‘Xógum’ é inspirado em um verdadeiro samurai japonês

Ishido Kazunari é inspirado em Ishida Mitsunari, um comandante militar da vida real que se tornou o líder da oposição contra Tokugawa Ieyasu (Toranaga na série). A ascensão de Ishida ao poder começou após a morte do rei Toyotomi Hideyoshi, sob cuja liderança Ishida lutou em diversas batalhas e provou ser um lutador digno de todo o reconhecimento que lhe foi concedido.

Crédito da imagem: Wikimedia Commons

A razão por trás das ações de Ishida após a morte do rei foi seu medo do poder crescente de Tokugawa Ieyasu, o que alarmou a ele e ao resto dos nobres. Ishida rapidamente ganhou o apoio do resto dos líderes, que foram igualmente encarregados do reino pelo falecido rei. Todos pensavam que Ieyasu era uma ameaça ao império e tomaria o poder para si na primeira chance que tivesse. Embora os números estivessem do lado de Ishida no início, ele sofreu derrotas por causa de uma frente que se dividia facilmente e do grupo de apoiadores que se afastaram dele em um momento crítico.

Depois de muitas maquinações políticas de ambos os lados, as coisas finalmente ficaram sangrentas quando uma guerra foi travada entre eles, com Ishida sendo o líder de fato, liderando seus exércitos na batalha. A batalha mais decisiva do conflito foi a Batalha de Sekigahara, onde Ishida descobriu que os senhores que o apoiavam na corte não estavam prontos para entrar na luta, pois permaneceram basicamente inertes durante tudo isso. Foi isso que levou à sua queda.

Como Ishida Mitsunari morreu?

Tendo perdido a batalha que ele havia instigado, não sobrou espaço para Ishida na nova ordem política sob o governo de Ieyasu como Xógum. Enquanto Ishida tentava escapar, ele foi capturado e eventualmente executado. Ele foi decapitado e sua cabeça decepada foi exposta ao público. Diz-se que seus restos mortais foram enterrados em Sangen-in, em Daitoku-ji. Ele deixou três filhos e três filhas com sua esposa.

Há outra teoria que postula que Ieyasu foi mais gentil com Ishida e, em vez de decapitá-lo, o general vencedor permitiu-lhe viver o resto da vida em paz, longe do poder e da influência que Ishida desfrutou durante toda a sua vida. Esta versão, no entanto, não parece se encaixar na narrativa de Ieyasu ser um general implacável e ambicioso que removeu de seu caminho qualquer coisa que prometesse lhe causar problemas no futuro.

Como a história tende a lembrar o vencedor, Ishida foi amplamente esquecido e continua sendo uma figura secundária, apenas comentada no contexto da vitória de Ieyasu e de sua eventual ascensão para se tornar o xogum e estabelecer as bases para sua dinastia. Na série do Disney+, no entanto, Ishida obtém o mesmo tempo de tela, o que esclarece mais suas intenções e seus esforços para tomar o poder para si. A série ficcionaliza algumas partes da história para preencher as lacunas, mas o arco geral do personagem permanece o mesmo.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: