Ripley | Tom Ripley é gay na série da Netflix?

Em Ripley, da Netflix, um vigarista recebe o emprego de sua vida quando é convidado a ir para a Itália e convencer o filho de um homem rico a voltar para casa, na América. Tom Ripley caminhou entre as elites sociais de Nova York, mas nunca foi uma delas. Quando ele finalmente tem essa chance, ele não vê razão para não aproveitar.

Assim que chega à Itália e conhece Dickie Greenleaf, que ele deveria trazer de volta para casa, ele se apaixona por seu estilo de vida e logo se vê tão empenhado em ter o que Dickie tem que está pronto para fazer o que for preciso para conseguir isso.

A obsessão de Tom por Dickie aumenta a cada dia, e diversas vezes surge a pergunta: o que Tom quer de Dickie? É amor e romance? Tom está apaixonado por Dickie? Ele é gay? A resposta não é tão simples.

A sexualidade de Tom Ripley permanece propositalmente ambígua

Há várias coisas em Tom que irritam personagens como Marge e Freddie, uma das quais é a suspeita de sua homossexualidade. Em parte, isso se deve ao ciúme da rapidez com que Tom se tornou amigo íntimo de Dickie, mas há algumas coisas da parte de Tom e a maneira como ele se comporta perto de Dickie que os fazem se perguntar se Tom se sente sexualmente atraído por seu amigo.

Marge é a primeira a dizer isso, e isso também coloca dúvidas na mente de Dickie. Ele menciona isso a Tom, perguntando se ele é gay, ao que Tom diz que não. Considerando que estamos nos anos 60 e a homossexualidade não era vista com bons olhos pela maioria das pessoas naquela época, faz sentido que Tom escondesse sua sexualidade de Dickie e dos outros.

Ele não quer que eles o afastem por causa disso e, embora possa ter sentimentos por Dickie, ele sabe que expressá-los ou ter até mesmo uma sugestão deles arruinaria suas chances de estar na companhia de Dickie. Ou assim parece.

Quando perguntaram a Patricia Highsmith, que escreveu O Talentoso Ripley e ela mesma era membro da comunidade LGBT+, se Tom Ripley é gay, ela disse que achava que não. Para ela, era mais sobre Tom querer o que os outros homens tinham. Ele não necessariamente teria gostado de Dickie ou querido estar perto dele se não fosse rico.

Depois de passarem tanto tempo juntos, Tom sente algum carinho por Dickie, mas não é amor de verdade. A obsessão de Tom é mais pelo dinheiro de Dickie e pelo estilo de vida que ele proporciona, do que pelo próprio Dickie. Se não fosse por seu dinheiro, Tom provavelmente não gastaria mais nenhum minuto do que o necessário perto dele.

Outra coisa que torna a questão da sexualidade de Tom um pouco mais difícil de responder é sua inépcia social em formar conexões com um homem ou uma mulher. Como vigarista, ele é rápido e sabe como sair das situações ou como conseguir o que quer, mesmo quando as coisas parecem não estar a seu favor.

Porém, quando se trata de suas habilidades sociais, Tom não tem o mesmo charme que Dickie tinha. Tom tem dificuldade para conversar bem com as pessoas e, devido à natureza de seu trabalho, está sempre na ponta dos pés, tomando cuidado para não revelar algo que não pretende. Ele está tão profundamente envolvido nas personificações que perdeu de vista quem é o verdadeiro Tom, e isso, entre outras coisas, o impede de formar uma conexão romântica com alguém.

Independentemente de sua inépcia social, Tom parece totalmente despreocupado com sua vida sexual. Ele nunca tenta sair com alguém; ele nunca olha para alguém com qualquer aparência de romance em mente. O que os outros veem como seu amor secreto e enrustido por Dickie é, na verdade, seu desejo pelas roupas, anéis, coleção de arte, vinho, boa comida e dinheiro de Dickie.

Dizer que ele é gay seria resumir as coisas a um nível básico, perdendo todas as nuances e complexidades de seu personagem no processo. Tom Ripley realmente não parece pensar muito se ele é gay ou não ou com quem gostaria de fazer sexo. Isso nem parece passar pela sua cabeça porque ele está muito preocupado em descobrir como conseguir a vida que pessoas como Dickie têm.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: