Stillwater é baseado em uma história verdadeira? Conheça a inspiração do filme que chegou na Netflix

Publicidade

Stillwater – Em Busca da Verdade, que chegou na Netflix, é um filme de drama policial dirigido por Tom McCarthy e estrelado por Matt Damon no papel principal de Bill Baker, um americano médio da classe trabalhadora de Stillwater, Oklahoma, que enfrenta uma série de desafios para limpar o nome de sua filha Allison de um assassinato. cobrar. Allison, que estuda em Marselha, França, foi presa sob a acusação de assassinar sua amiga Lina.

Bill luta para exonerar sua filha em uma terra distante, com diferenças culturais e sem conhecimento do idioma ou do sistema jurídico. A premissa do filme parece uma manchete de jornal sensacional. No entanto, será que é realmente esse o caso? Stillwater – Em Busca da Verdade é inspirado em algum evento real ou história verdadeira? Decidimos dar uma olhada no assunto e aqui está tudo o que aprendemos sobre a inspiração por trás do filme.

Stillwater é baseado em uma história verdadeira?

Sim, Stillwater – Em Busca da Verdade é parcialmente baseado em uma história verdadeira. O diretor Tom McCarthy falou em entrevista ao The OC Register e disse que o filme é vagamente baseado na história de Amanda Knox. No entanto, McCarthy insistiu que o filme tem pouca ou nenhuma semelhança com a história de Amanda além da premissa básica. “Fiquei fascinado por aquele caso e havia (alguma) inspiração ali, mas se você colocar muita ênfase nisso, não é preciso. Este é obviamente um cenário muito diferente”, disse McCarthy na entrevista.

Da mesma forma, em entrevista separada, o diretor revelou que começou a trabalhar na história do filme há quase dez anos. Embora a história de Amanda tenha apaixonado McCarthy, ele não desejava abordar uma história de crime real e, em vez disso, desenvolveu uma história fictícia com um relacionamento pai-filha no centro.

A mencionada Amanda Knox nasceu em Seattle, Washington, e era estudante de linguística na Universidade de Washington. Aos 20 anos, passou um ano estudando em Perugia, Itália. Lá ela dividia um apartamento com Meredith Kercher, uma estudante de intercâmbio da Inglaterra (e dois advogados estagiários italianos). 

Em novembro de 2007, o cadáver de Kercher foi encontrado no chão de seu quarto e Knox foi preso sob a acusação de seu assassinato. Knox foi inicialmente condenado pelo crime, mas mais tarde foi libertado em 2011 e completamente exonerado em 2015.

O corpo do filme é parcialmente semelhante à história de Amanda, mas também apresenta algumas mudanças notáveis. Primeiramente, no filme, há um ângulo romântico entre Allison e sua colega de quarto, que é assassinada. Allison nasceu em Stillwater, Oklahoma, e estuda em Marselha, França, uma mudança radical em relação à formação de Amanda. 

O foco do filme na relação pai-filha serve como a alma da história, e o personagem do pai durão acrescenta uma perspectiva totalmente diferente à situação da filha. O filme investiga profundamente a cultura de Oklahoma, o que dá à narrativa uma voz única.

O diretor também faz algumas declarações comoventes sobre o clima político atual ao longo do filme e explora o conceito de nacionalismo ao mesmo tempo em que inverte o tropo do herói americano comumente visto nos filmes de Hollywood. “Globalmente, tem havido um movimento em direção ao nacionalismo, que acho que algumas pessoas atribuiriam à administração Trump e a algumas (de) outras administrações ao redor do mundo que são bastante proeminentes, alguns (de) outros países especificamente, e o ideia do que isso significa globalmente”, disse McCarthy explicando o tema político do filme enquanto falava ao Deadline.

Portanto, considerando tudo, é seguro dizer que a história do filme é mais fictícia do que baseada em uma história verdadeira. Embora a gênese da narrativa esteja enraizada em um incidente real, o filme também traz uma sensação de realismo através da exploração de uma relação pai-filha, da cultura de Oklahoma e do atual clima sócio-político. Esses elementos ajudam o filme a criar sua própria identidade e a desviar-se cinematográfica, emocional e moralmente do incidente real que o inspirou vagamente.

Em um longo tópico no Twitter postado na época do lançamento do filme, Amanda Knox deixou absolutamente claro que os cineastas não a abordaram antes ou durante a produção do filme.

Stillwater – Em Busca da Verdade já está disponível na Netflix.

Leia também: Segredos de um Escândalo | Conheça a POLÊMICA história real por trás do filme


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: