A Grande Ilusão | Quem é Andrew Burkett? Entenda a morte misteriosa da série da Netflix

Publicidade

No programa policial da Netflix, A Grande Ilusão, os Burketts, família do marido da protagonista Maya Stern, carregam muitos segredos, tornando seu passado e presente uma teia de mistérios. Como tal, a investigação de Maya sobre a morte de seu marido, Joe, após seu intrigante ressurgimento na babá Cam de sua filha, a leva a descobrir vários segredos enterrados. 

Andrew Burkett, o irmão falecido de Joe, cujo túmulo continua sendo um elemento assustador na propriedade de Burkett, é um desses segredos. Portanto, quanto mais Maya investiga o passado de Joe e sua possível conexão com a morte recente de sua irmã Claire, mais ela aprende sobre Andrew, cuja misteriosa morte parece ser a peça central do quebra-cabeça. 

Andrew Burkett e sua morte misteriosa em A Grande Ilusão

Embora Andrew Burkett seja sutilmente introduzido na narrativa no início da série, seu personagem permanece mergulhado em segredo. Andrew era herdeiro do nome Burkett, como um dos filhos mais velhos ao lado de Joe. Como tal, a sua morte prematura na adolescência deixou uma marca na família que cada membro continua a carregar.

Embora uma morte prematura seja incomum, mas não necessariamente desperte curiosidade, a natureza calada dos Burketts em torno do incidente certamente atrai. Embora os Burketts afirmem que Andrew morreu em um acidente estranho em um iate, no qual ele acidentalmente caiu do navio na água, Joe revelou a Maya que seu irmão realmente cometeu suicídio. No entanto, uma verdade muito mais sinistra vem à tona quando Maya começa a investigar o passado de seu marido.

Andrew morreu em 1996, poucos meses após a morte de seu colega e melhor amigo, Theo Mora. No papel, a morte de Theo foi resultado de intoxicação por álcool. A escola, Franklin Biddle, encontrou o corpo do menino no campus e atribuiu-o ao consumo imprudente de menor de idade. 

Como o time de futebol de Theo venceu um jogo importante no dia anterior, sua morte poderia facilmente ser definida como uma comemoração que deu errado. Porém, a mãe de Theo, que estava cansada de mandar o filho para a escola particular, sempre ficou desconfiada, pois sabia que o filho não gostava de beber.

Embora a polícia nunca tenha investigado a morte de Theo, Maya investiga o assunto depois de descobrir que sua irmã Claire estava bisbilhotando a mesma coisa apenas um dia antes de seu assassinato. As respostas que Maya encontra revelam verdades surpreendentes sobre Theo, bem como sobre Andrew e Joe.

Ao contrário dos outros alunos da Franklin, Theo era um estudante bolsista com uma situação financeira diferente da de seus colegas. Mesmo assim, ele se enquadra nos demais, chamando a atenção por suas habilidades no futebol. 

Como resultado, ele se tornou objeto de inveja de Joe. Joe sentiu-se ameaçado pela posição de Theo e planejou um plano mortal. Joe convenceu seus amigos a seguirem seu esquema sob o pretexto de um ritual de trote, uma ocorrência comum em Franklin.

O plano era sequestrar Theo de seus dormitórios e levá-lo para as ruínas, onde os meninos o amarrariam a uma cadeira e o alimentariam com álcool enquanto usavam máscaras assustadoras. A ideia deveria ser um ritual lúdico que assustaria Theo antes que ele os descobrisse, levando a uma noite de bebedeira e folia. 

No entanto, Joe costumava planejar a implementação de suas idéias imorais. Em vez de tratar o ritual como uma piada, Joe amarrou Theo a uma cadeira sem lhe dar margem de manobra para escapar e despejou álcool em sua garganta até ele engasgar e morrer. 

Depois, ele convenceu seus amigos de que eles não tinham escolha senão encobrir a morte de Theo para escapar das consequências. Mesmo assim, suas ações atormentaram Andrew, o amigo mais próximo de Theo. O comportamento de Andrew mudou após a morte de Theo, com sua consciência devastada pela culpa por suas ações e pelas mentiras subsequentes. 

Poucos meses depois, Joe e seus amigos, os mesmos presentes na noite da morte de Theo, saíram em um iate durante as férias. Durante o mesmo, Andrew expressou seu desejo de revelar a verdade sobre a morte de Theo e enfrentar punição por suas ações para limpar sua consciência.

A repentina moralidade de Andrew não agradou a Joe, que teria que sofrer as consequências ao lado de seu irmão. Além disso, se a verdade for revelada, manchará para sempre o nome Burkett. Portanto, Joe dispensou seu irmão naquele momento. Mais tarde, à noite, ele empurrou Andrew para fora do iate. 

Assim como Joe não estava disposto a permitir que Theo atrapalhasse seu sucesso social e acadêmico em Franklin, ele se recusou a permitir que seu irmão atrapalhasse seu futuro. Após a morte de Andrew, os Burketts começaram a subornar o proprietário do iate, Tommy Dark, para garantir que o segredo de Joe permanecesse bem guardado. Joe também seguiu em frente com sua vida. 

No entanto, o peso de suas ações em relação ao seu próprio sangue provavelmente pesou sobre ele. Talvez pela mesma razão, Joe mente para Maya sobre o suicídio de Andrew para se fazer acreditar que não pode ser culpado pela morte de Andrew. No entanto, as pessoas naquele iate, nomeadamente Christopher Swain, colega de classe de Joe que foi forçado a ser cúmplice do assassinato de Theo, sabiam a verdade. 

Mesmo sob a cobertura da noite, o menino conseguiu vislumbrar Joe empurrando Andrew para fora do convés. Embora Christopher fique quieto por anos, ele finalmente revela a verdade a Maya depois de saber sobre a morte de Joe. Assim, a realidade sobre a morte de Andrew – falsificada como um acidente e mais tarde como suicídio, revela-se ao mundo no final.

A Grande Ilusão já está disponível na Netflix.

Leia também: A Grande Ilusão | Quem matou Joe? Entenda o final da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: