Toda Luz que Não Podemos Ver, da Netflix, transporta o público para um mundo de guerra e carnificina, onde as pessoas tendem à bondade e ao amor, apesar dos horrores que enfrentam. A história segue Marie e Werner, que vêm de dois mundos diferentes e passam por jornadas completamente diferentes, mas encontram um fio condutor entre eles através das coisas que definem quem eles são. Ao longo de quatro episódios, o programa conduz o público através de seu passado para nos mostrar o tipo de pessoa que ele é no presente e qual o impacto que suas escolhas terão no futuro.
O cenário da história e o contexto são muito importantes para entender as jornadas desses personagens. Aqui está uma olhada no período e no lugar que dão significado e profundidade à história de Marie e Werner.
ALERTA DE SPOILERS!
Em que época Toda Luz que Não Podemos Ver se passa?
Os principais eventos de ‘Toda luz que não podemos ver’ acontecem em poucas semanas em 1944, quando os americanos começaram a bombardear Saint-Malo na luta contra a ocupação nazista da cidade francesa. Nesta linha do tempo, Werner e Marie são pegos na cidade que foi barricada e ninguém pode sair dela, mesmo depois que os americanos abandonaram o aviso de seu retorno e outro bombardeio.
Werner é pego nos escombros com todos os membros de sua unidade mortos, enquanto Marie está sozinha em sua casa, com seu pai, tio e Madame Manec fora de cena. Ao mesmo tempo, Reinhold von Rumpel está em busca do Mar de Chamas e o rastreou até Marie-Laure Le Blanc, cujo endereço é a última coisa que o mantém longe da pedra.
Com essas três narrativas interligadas, o espetáculo utiliza flashbacks para nos dar a trajetória dos personagens, que remonta a uma década atrás. Cronologicamente, a história começa em 1934, quando Daniel LeBlanc leva sua filha, Marie, ao museu onde trabalha enquanto a ensina a navegar sozinha pela cidade. Ao mesmo tempo, na Alemanha, Werner Pfennig vive em um orfanato e seu talento para o rádio é revelado às pessoas ao seu redor.
Um salto no tempo nos leva a 1940, quando a guerra começou e a França foi invadida pelos alemães. Em 14 de junho de 1940, Marie e Daniel tentam fugir de Paris de trem, mas seu caminho está bloqueado, então eles têm que recorrer a outros métodos, o que os leva a Saint-Malo. Enquanto isso, Werner começa a treinar, preparado para servir na guerra, mesmo sendo jovem demais para se alistar. Nos anos seguintes, os caminhos de Marie e Werner convergem quando ambos acabam em Saint-Malo, onde eventualmente se cruzam.
Onde se passa Toda a Luz Que Não Podemos Ver?
Os principais eventos de ‘Toda luz que não podemos ver’ acontecem na França ocupada pelos nazistas. Saint-Malo passa a ser o local central da história e, para torná-la mais real, os criadores da série usaram Saint-Malo como um dos locais de filmagem. Marie-Laure mora com seu tio Etienne e permanece em casa enquanto os americanos bombardeiam a cidade. Sem o conhecimento dela, Werner não está muito longe. Ele fica preso nos escombros do Hotel das Abelhas, que servia como sede da Radiovigilância Alemã.
Nos flashbacks descobrimos como as histórias de Marie e Werner convergem para Saint-Malo. A dela começa em Paris, onde mora com o pai, curador do Museu de História Natural. Porém, eles têm que fugir da cidade quando os nazistas a invadem. Eles tentam fugir pela estação ferroviária Gare Saint-Lazare, mas quando ela está fechada, percorrem o trajeto a pé e chegam a Saint-Malo.
Enquanto isso, Werner cresce no orfanato Viktorastrasse em Essen, Alemanha. Quando adolescente, ele é afastado de sua casa, de sua irmã e das pessoas que ama para empregar seu talento para o rádio a serviço de seu país. É selecionado para o Instituto Político Nacional de Educação, onde passa por intenso treinamento físico, que também o testa mentalmente, para se preparar para os horrores da guerra.
Leia também:
- Toda Luz que Não Podemos Ver | | O Mar de Chamas existe na vida real? Entenda
- Toda Luz Que Não Podemos Ver | O segredo por trás do título da série
- Toda Luz que Não Podemos Ver | 4 diferenças entre a série e o livro
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.