Com foco em novas formas de representar o envelhecimento nas telas e nos bastidores, o Festival Cine Inclusão 60+ chega à sua quinta edição celebrando a presença ativa de pessoas com mais de 60 anos no audiovisual. O evento, único no Brasil dedicado exclusivamente ao público 60+ nas áreas de difusão, capacitação e produção cinematográfica, acontece de 23 a 31 de agosto, com programação gratuita em São Paulo e no distrito de Sousas, em Campinas.
As inscrições para as mostras de curtas-metragens já estão abertas e vão até o dia 12 de junho. Este ano, o festival apresenta três categorias: a Mostra Competitiva, voltada a filmes com temáticas relacionadas ao envelhecimento ou protagonizados por pessoas idosas; a Mostra 60+ Em Ação, dedicada a obras realizadas por cineastas com mais de 60 anos; e a nova Mostra 60+ Latina, com curtas latino-americanos que também colocam a pessoa idosa em destaque, seja na frente ou atrás das câmeras.
Além das exibições, o festival também realiza o Concurso de Roteiro, que estará com inscrições abertas de 2 a 30 de junho. A iniciativa é voltada exclusivamente a roteiristas com mais de 60 anos e atuação comprovada no setor audiovisual. O projeto vencedor, escolhido por um júri especializado, será revelado durante a cerimônia de encerramento e receberá um prêmio de R$5 mil.
Ao todo, cerca de 30 curtas nacionais e internacionais compõem a programação, que inclui ainda oficinas práticas, rodas de conversa e um fórum sobre a presença da pessoa idosa na cadeia produtiva do cinema. Oficinas presenciais também serão oferecidas em comunidades da capital e do interior paulista, como Capão Redondo, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Guaianases, Heliópolis e Sousas. Nessas atividades, 120 participantes 60+ terão contato direto com a produção de curtas-metragens, que serão exibidos no encerramento do festival. Todo o transporte será oferecido gratuitamente para os participantes e o público das ações.
Criado e idealizado por Daniel Gaggini, sócio da produtora MUK, o Festival Cine Inclusão 60+ vem se consolidando como uma plataforma de estímulo à criatividade na maturidade. “Acreditamos que o envelhecimento pode ser um motor criativo poderoso. A cada edição, vemos como pessoas com mais de 60 anos têm voz, ideias e experiências transformadoras para compartilhar por meio do cinema”, destaca Gaggini.
Desde sua primeira edição em 2015, o festival já passou por diferentes comunidades e formatos, incluindo edições presenciais e on-line, homenagens a grandes nomes do cinema como Ruth de Souza e a realização de mais de 100 oficinas e exibições, atingindo milhares de pessoas e contribuindo para a valorização da diversidade geracional no audiovisual brasileiro.
As inscrições, regulamento completo e mais informações estão disponíveis no site oficial do festival.
LEIA TAMBÉM:
- “Um Lobo Entre os Cisnes”, rodado em Paris e no Rio de Janeiro, tem nova cena revelada; veja
- 3ª e última temporada de Round 6 ganha teaser e data de estreia
- 4ª e última temporada de “Acapulco” ganha primeiras imagens e data de estreia
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.