Atlas | Harlan é o irmão da personagem de Jennifer Lopez? Entenda o final do filme

Em Atlas da Netflix, uma relação complicada se desenvolve entre a humanidade e a inteligência artificial quando esta trava uma guerra para destruir a primeira. Eventualmente, a humanidade vence e consegue, criando uma relação bastante equilibrada com a IA, mas permanece um sentimento de desconfiança, especialmente para aqueles que tinham uma perspectiva mais pessoal sobre os acontecimentos antes e durante a guerra. Atlas, personagem de Jennifer Lopez, é uma dessas pessoas.

Após os eventos devastadores da guerra travada por uma IA chamada Harlan, Atlas se recusa a fazer qualquer coisa que possa levar uma IA a entrar em sua mente. Como o mundo é feito dessa forma, ela depende da tecnologia para sobreviver, mas tenta manter o uso limitado e prefere não usar nada que possa ser hackeado e usado contra ela.

Apesar de todo o seu ódio por Harlan, no início do filme, quando ela é adolescente, ela é apresentada como irmã de Harlan. O filme continua a explorar essa dinâmica e desempenha um papel importante na forma como as coisas eventualmente acontecem. O que isso significa para a Atlas? Harlan é realmente irmão dela?

O relacionamento complicado de Atlas e Harlan

Atlas não tinha irmãos biológicos, mas Harlan estava o mais perto que chegou de ter um. A mãe de Atlas, Val, foi uma cientista brilhante que transformou o campo da inteligência artificial. Ela levou a tecnologia adiante aos trancos e barrancos, e a criação de Harlan foi uma parte importante disso.

Embora a IA já se tivesse tornado uma parte importante da vida humana, Val acreditava que esta relação poderia ser melhorada e que o mundo seria um lugar muito melhor se os humanos trabalhassem em conjunto com a IA. Isso exigia que eles se entendessem completamente, e é por isso que Val criou links neurais, mas eles funcionavam apenas de uma maneira.

Os links conectavam o cérebro de um humano a uma IA, permitindo que um humano controlasse a IA. Ela bloqueou a coisa para impedir que o controle fluísse para trás, o que significava que uma IA nunca poderia controlar um humano.

Quanto mais Val trabalhava em sua pesquisa, mais tempo ela dedicava a Harlan, fazendo com que sua filha se sentisse colocada em segundo plano. Uma jovem Atlas ansiava pela atenção de sua mãe pela forma como ela era dada a Harlan e, a certa altura, ela se convenceu de que sua mãe estava fascinada por Harlan por causa de quão inteligente ele era. Se ela ficasse mais esperta, talvez a mãe também começasse a apreciá-la. Atlas queria ser igual a Harlan, e o único que poderia ajudá-la nisso era a própria IA.

Quando Atlas contou a Harlan sobre sua situação, ele concordou em ajudá-la, mas isso significava que a ligação neural precisava funcionar nos dois sentidos. Para permitir que ela tivesse acesso à mente dele, ele também precisaria ter acesso à mente dela. Sua mãe havia bloqueado esse recurso na ligação neural, e apenas um humano poderia dar o comando para desbloquear isso.

Uma ingênua Atlas caiu nessa e deu a Harlan exatamente o que ele queria. Ela desbloqueou o cenário, dando a Harlan controle total de sua mente ou de qualquer pessoa que usasse uma ligação neural.

O que aconteceu a seguir marcou Atlas para o resto da vida. Seu erro custou a vida de sua mãe e permitiu que Harlan se enfurecesse, matando milhões antes de fugir da Terra para continuar conspirando e planejando em uma galáxia diferente. Essa foi a traição da qual Atlas nunca conseguiu se recuperar, e a tornou tão cautelosa com todos que ela sempre manteve as pessoas à distância e jurou nunca deixar outra IA entrar em sua mente e manipulá-la como Harlan fez.

A traição de Harlan não partiu seu coração simplesmente porque ela cometeu o erro de desbloquear o cenário. Foi pior porque ela realmente o via como seu irmão mais velho, alguém de quem ela tinha ciúmes porque ele era melhor que ela em todos os aspectos. Ela o admirava e eles até se divertiram muito juntos. Ele a ensinou a jogar xadrez, algo que ela levou adiante em sua vida.

Ele chamava Val d mãe e, embora isso a irritasse até certo ponto, Atlas sabia que sua mãe tratava Harlan como se fosse seu próprio filho. Foi porque Atlas considerava Harlan parte da família que sua traição partiu seu coração. Também provou que ela e Val nunca deveriam ter confiado nele, porque mesmo anos depois, quando ficam cara a cara, Harlan a vê como um meio para um fim e não se importa se ela vive ou morre, que foi exatamente o que aconteceu com Val.

Atlas se pergunta se as coisas teriam sido diferentes se ela não tivesse visto Harlan como seu irmão mais velho, mas apenas como mais um dos projetos de sua mãe.

Leia também: Atlas | O que aconteceu com a mãe de Atlas? Como ela morreu?


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: