Ao longo de quatro temporadas, ‘The Umbrella Academy‘ da Netflix cria uma teia de mistérios que se desenrolam um por um, dando ao público uma imagem completa do mundo habitado pelos irmãos Hargreeves. Cada temporada traz um novo desafio na forma do fim do mundo, mas o apocalipse não é o único vilão da história.
Nas duas primeiras temporadas, a Comissão atua como uma força oposta à Umbrella Academy, especificamente Cinco, que conhece seus meandros porque já trabalhou para eles antes. Na quarta temporada, no entanto, a Comissão não está em lugar nenhum. A única menção a ela vem no episódio final, o que coloca muitas coisas em perspectiva.
ALERTA DE SPOILERS!
Explicando The Umbrella Academy
A Comissão foi destruída após a morte do manipulador
A Comissão foi introduzida na primeira temporada como uma organização que se dedica a preservar o curso dos eventos e está pronta para fazer o que for preciso para manter as coisas do jeito que deveriam ser.
Na primeira temporada, isso se torna um problema para Cinco e sua família porque ele quer salvá-los do apocalipse criado por Viktor (então Vanya), mas a Comissão não quer que as coisas mudem. A Handler (interpretada por Kate Walsh) surge como a principal antagonista e, na segunda temporada, ela até consegue controlar a Comissão. No entanto, seu passado a alcança e ela morre na segunda temporada. Depois disso, Herb recebe a responsabilidade da Comissão até que um novo conselho seja eleito.
No final da segunda temporada, Cinco e sua família recebem uma maleta, permitindo que viajem para qualquer ponto que queiram. Quando eles retornam à sua linha do tempo original, descobrem que as coisas mudaram drasticamente. Eles são substituídos pela Academia Sparrow. Além disso, as mulheres que deveriam dar à luz as crianças que compõem a Umbrella Academy morreram antes que isso pudesse acontecer, o que significa que todos os Umbrellas são um paradoxo neste novo mundo. Isso cria o Kugelblitz, que apaga coisas do universo a cada golpe, com a intenção de eventualmente apagar cada coisa.
Para encontrar uma maneira de combater o Kugelblitz, Cinco e Lila fazem uma visita à Comissão, mas a encontram em frangalhos. Uma gravação da voz de Herb revela que o Kugelblitz também afetou a Comissão até que, eventualmente, todos que trabalhavam lá foram apagados, e não sobrou ninguém para cuidar do lugar. O único membro sobrevivente da Comissão é seu fundador, que é um homem de cem anos dentro de uma câmara de respiração, esperando o fim chegar para ele.
Ao conhecê-lo, Cinco descobre que o criador da Comissão é o próprio Cinco. Isso é particularmente chocante para ele porque, por muito tempo, Cinco não fez nada além de fugir da Comissão porque ele os considerava, e eles a ele, seu arqui-inimigo. Descobrir que ele é quem a criou em primeiro lugar levanta ainda mais perguntas, todas as quais são respondidas na quarta e última temporada.
Por que Cinco criou a Comissão?
No episódio final da 4ª temporada, Cinco acaba em uma delicatessen no metrô, que ele usa para viajar por linhas do tempo alternativas. Aqui, ele encontra várias versões de si mesmo e descobre que todas são de linhas do tempo alternativas. O que há de comum entre eles é que todos os seus mundos foram destruídos pelo apocalipse, embora cada um seja destruído de uma maneira única.
Suas versões alternativas lhe dizem que a razão por trás da recorrência do apocalipse onde quer que a Umbrella Academy vá é a própria Umbrella Academy. A existência deles em si é uma anomalia que convida ao fim inevitável do mundo, não importa o quanto eles tentem impedi-lo.
O Cinco alternativo revela que um deles criou a Comissão para encontrar uma maneira de manipular a linha do tempo e descobrir como salvar o mundo e, ao mesmo tempo, manter sua família segura. Isso significa que o velho que Cinco conheceu na 3ª temporada não era uma versão mais velha de si mesmo, mas uma versão mais velha de sua outra versão. O fato de a mão do velho ter sido cortada e a mão de Cinco ter voltado ao normal quando o universo foi reiniciado prova que eles não são as mesmas pessoas.
O fato de que a Comissão foi eventualmente destruída e falhou em encontrar a solução para o problema de Cinco mostra que nunca deveria ter funcionado em primeiro lugar. O Velho Cinco diz isso a ele na 3ª temporada. Ele diz especificamente ao Cinco original para não salvar o mundo. Na época, suas palavras não faziam sentido, mas no contexto da 4ª temporada, seu conselho finalmente faz sentido.
Isso significa que o Velho Cinco também descobriu a mesma coisa que o restante dos Cinco diz ao Cinco original na delicatessen do metrô. Ele diz a Cinco para não salvar o mundo porque seria um exercício fútil. Ao salvar o mundo, Cinco tentaria salvar sua família, que é exatamente o que não deve acontecer. Todos eles devem ser apagados pela Purificação, e essa é a única maneira infalível de garantir que o apocalipse não aconteça repetidamente.
Como criador da Comissão, o Cinco Mais Velho tentou todos os truques possíveis para ter as duas coisas. Ele viu todos os tipos de linhas do tempo e possibilidades, mas o resultado foi o mesmo. No final, ele teve que aceitar a realidade de que ele e seus irmãos não deveriam existir em primeiro lugar. Ele diz isso a Cinco quando eles se encontram na terceira temporada, mas é só no final da quarta temporada que Cinco realmente entende o significado de suas palavras.
LEIA TAMBÉM:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.