Ripley | Onde e quando se passa a série da Netflix?

Publicidadespot_img

Ripley’ da Netflix leva o público à mente distorcida de Tom Ripley (interpretado por Andrew Scott) e suas ações cruéis que resultam de seu desejo de levar uma vida de luxo. Começa com uma oferta inesperada que ele recebe de um homem rico que quer que Tom convença seu filho, Dickie, a voltar para casa. Não vendo razão para perder a oportunidade de sua vida, Tom decide assumir a tarefa, embora nunca tenha conhecido Dickie.

Assim que Tom conhece Dickie, ele fica apaixonado por seu estilo de vida, mas quando sua nova vida é ameaçada, ele toma uma atitude drástica após a outra. Com todas as coisas que ele faz, parece impossível para ele escapar impune. A hora e o lugar em que ele se encontra tornam-se seus co-conspiradores e o ajudam de maneiras inesperadas. O cenário desempenha um papel importante na história de Ripley.

ALERTA DE SPOILERS!

A história de Tom Ripley se passa nos anos 60

Crédito da imagem: Lorenzo Sisti/NETFLIX

Se Tom Ripley existisse no mundo de hoje, os seus crimes teriam assumido uma forma radicalmente diferente. Por um lado, ele não teria o luxo de cometer um crime e esperar escapar impune, escondendo-o de forma abismal. No entanto, toda a tecnologia e ciência forense que ajudariam os detetives hoje a capturar Tom Ripley não existia ou não era tão eficaz na década de 1960, quando a história se passa.

‘Ripley’ é a adaptação do romance de Patricia Highsmith, ‘O Talentoso Ripley’, publicado pela primeira vez em 1955. Seu cenário no início dos anos 50 dá mais motivos para que sua história pareça crível para o público. A série da Netflix ajusta a linha do tempo em quase uma década e ambienta a história em 1960 e 1961, com os eventos se desenrolando ao longo de alguns meses.

Os acontecimentos começam com Ripley em Nova York, no verão de 1960, quando ele é abordado por Herbert Greenleaf, que confunde Ripley com um dos amigos de Dickie. Um desesperado Sr. Greenleaf contrata Ripley para trazer Dickie de volta para casa. Ele espera que seu filho ouça um de seus amigos e estabeleça uma melhor comunicação com sua família, decidindo eventualmente voltar para casa. Esta falta de comunicação entre os membros da família Greenleaf provavelmente não teria soado tão convincente nos tempos contemporâneos. Mas para Ripley dos anos 60, isso se tornou uma bênção.

Ripley usa ainda as limitações da tecnologia de sua época para fazer todos pensarem que Dickie está vivo quando ele já está morto há alguns meses, antes que as pessoas comecem a fazer perguntas e bater na porta de Ripley para descobrir o que realmente aconteceu. As novas reviravoltas tornam as coisas ainda mais complicadas, jogando tudo a favor de Ripley.

O trabalho inesperado de Ripley o leva para a Itália

Crédito da imagem: Philippe Antonello/NETFLIX

A história de Tom Ripley começa em Nova York, onde ele engana as pessoas para que lhe paguem. Mas isso não ajuda muito e ele deseja escapar de sua vida miserável. Neste momento, quando recebe a oferta de ir para Itália, com todas as despesas pagas, parece que uma tábua de salvação lhe foi atirada. Ele é enviado para Atrani, na Costa Amalfitana, onde Dickie Greenleaf está escondido de sua família. À medida que Ripley se insere na vida de Dickie, ele passa a amar as coisas boas que um Dickie rico gosta.

Eventualmente, a obsessão de Ripley com o estilo de vida de Dickie se transforma em um desejo de se tornar o próprio Dickie. A trágica reviravolta dos acontecimentos leva à perda da vida de Dickie em San Remo, após a qual Ripley rapidamente abandona Atrani e vai para Roma. Ele espera se esconder lá por tempo suficiente para que o assunto se resolva, mas os amigos de Dickie ficam desconfiados de seu estranho silêncio e de sua súbita ausência.

Apesar de seu amor por Roma, Ripley é forçado a fazer as malas e se mudar para Veneza, onde se instala em uma casa luxuosa, esperando que tudo acabe. No final, fica claro que sua intenção é permanecer na Europa e não voltar para a América, agora que finalmente conseguiu o que deseja.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: