A Saudade que Fica | Ela está realmente morta? Entenda o final do comovente filme da Netflix

Publicidade

O drama japonês da Netflix, A Saudade Que Fica, segue um drama sincero sobre a jornada de uma mulher na vida após a morte que acaba ensinando-lhe mais sobre a vida do que ela esperava. Depois de acordar sozinha na praia, a mãe solteira Minako procura freneticamente por seu filho de sete anos, apenas para perceber que ela não faz mais parte do mundo dos vivos. 

No entanto, depois de esbarrar em um jovem chamado Akira, Minako conhece um grupo desorganizado de outras almas em uma situação semelhante à dela. Presas num limbo entre a vida e a morte, estas pessoas unem-se enquanto procuram qualquer assunto inacabado que as ligue ao reino terreno.

Como resultado, Minako, cercada por amigos improváveis, embarca em uma missão em busca de seu filho, Ryo, e encontra uma família inesperada ao longo do caminho. Embora o filme mantenha Minako e sua narrativa no centro, ele também investiga a vida após a morte do elenco, trazendo suas próprias perspectivas significativas para o primeiro plano. 

Portanto, cativados pelos personagens envolventes, o surpreendente final da história deve ter deixado alguns questionamentos nos espectadores. 

Qual é a trama de A Saudade que Fica?

Após um terremoto drástico, Minako acorda na praia cercada por lixo e detritos. No entanto, o filho da mulher, Ryo, continua sendo seu primeiro e único pensamento enquanto ela corre para a cidade em busca do menino. Mesmo assim, Minako não consegue localizar seu filho no prédio que abriga os sobreviventes. 

Pior ainda, ela percebe que os outros não podem ver, ouvir ou tocá-la depois de tentar – e falhar – chamar a atenção de sua amiga Kanada. Recorrendo ao seu destino, Minako caminha sozinha até as ruínas de sua casa, sem saber como localizar seu filho desaparecido, enquanto invisível para o resto do mundo. No entanto, sua confusão dura pouco antes de seu caminho se cruzar com Akira, um homem que pode interagir muito bem com ela. 

O homem leva Minako até os arredores da cidade, onde um grupo de pessoas se diverte em uma animada área de piquenique. Conseqüentemente, Minako descobre que morreu no terremoto e se transformou em um fantasma, incapaz de passar para a próxima fase devido a seus negócios inacabados. Os outros no acampamento – uma mulher maternal, Kaori, o cineasta, Michael, o ex-yakuza, Shori e até mesmo Akira estão todos no mesmo barco que ela, tendo morrido no passado, permanecendo incapazes de seguir em frente. 

Embora o grupo gentilmente aceite Minako como uma delas, oferecendo-lhe um quarto e companhia, a mulher permanece agitada com o destino desconhecido de Ryo. Como resultado, depois de passar um dia inteiro procurando por Ryo sem sucesso, Minako decide se separar de Akira e dos outros, incapaz de se reconciliar com a ideia de relaxar e se divertir após sua morte.

Porém, antes que Minako possa partir, chega a convocação mensal para o desfile e Akira a convence a ir junto com o grupo para um passeio. Em cada lua cheia, os fantasmas da cidade se reúnem em um desfile pela cidade, ajudando uns aos outros na busca pelas conclusões de seus negócios inacabados. 

Assim, Minako descobre que estava errada ao presumir que os outros estavam evitando a realidade de suas mortes ao deixar de seguir em frente o mais rápido possível. Além disso, ela também percebe que mesmo que todos – incluindo ela mesma – tenham morrido, eles ainda existem no mundo.

Ao longo das semanas seguintes, Minako aprende mais sobre a vida e a morte de seus novos amigos. Como tal, ela, sem saber, inspira Michael a continuar a filmar seu filme, “Remembrance of Things Past”, um filme pseudobiográfico sobre a revolução estudantil contra a Guerra do Vietnã. Enquanto o homem tenta terminar seu filme incompleto, outra alma – uma jovem estudante, Nana – tropeça em sua casa.

Nana é mais sombria que a outra e parece ter cometido suicídio, segundo seu pulso cortado. No mesmo dia, Shori consegue localizar seu noivo – o que dissolve seus negócios inacabados, garantindo-lhe acesso ao próximo plano de existência. Embora sua despedida do grupo seja emocionante, o homem se contenta em seguir em frente.

Eventualmente, chega o primeiro desfile de lua cheia de Nana. A menina permanece perpetuamente irritada com as circunstâncias, mas começa a compreender a natureza do seu limbo. Além disso, a próxima lua cheia traz uma resposta conclusiva para Minako depois que Michael consegue encontrar seu filho, Ryo, instalado em um abrigo para crianças. Como resultado, Minako finalmente vê seu filho novamente, mesmo que este esteja sob uma névoa febril no momento.

De alguma forma, apesar de estar vivo, Ryo consegue conversar com sua mãe, trazendo um encerramento agridoce para a mulher, que promete cuidar do filho mesmo em sua morte. Mesmo assim, na manhã seguinte, em vez de permitir que o Sr. Tanaka, um guia da vida após a morte, a tirasse do limbo, Minako fica para trás, decidindo terminar o filme de Michael.

Final de A Saudade que Fica: Por que Minako permanece na vida após a morte depois de encontrar seu filho? Ela segue em frente?

Mesmo que as almas devam seguir em frente após completar seus negócios inacabados, algo impede Minako de desistir de sua atual vida após a morte ainda. O mesmo destaca a ambiguidade em torno da morte e dos “negócios inacabados” que o filme estabelece de diversas maneiras através de diferentes personagens. Alguns, como Michael e Akira, não têm certeza sobre o que os mantém presos ao mundo mortal.

Enquanto isso, outros, como Kaori e Shori, sabem como são seus problemas. Assim, eles permanecem no caminho para cumprir seu propósito de vida após a morte, prontos para seguir em frente após alcançá-lo. Mesmo assim, eles existem fora dessas dicotomias, com Shori ficando para trás para assistir a um filme com sua família fantasmagórica antes de seguir em frente e Michael criando um novo propósito de terminar seu filme inacabado. 

Ao fazer isso, os dois personagens estabelecem como, mesmo que suas vidas tenham terminado, eles conseguiram ensaiar uma nova existência que vem com seu próprio conjunto de “negócios”. A decisão de Minako de ficar para trás decorre praticamente da mesma lógica. Ao longo do filme, a busca de Minako por seu filho para confirmar se ele está vivo e saudável continua sendo seu único propósito. 

No final, uma vez que ela se reencontra momentaneamente com seu filho, a quem ela conta sobre suas aventuras na vida após a morte, Ryo pede que ela ajude os outros como eles a ajudaram. Pela mesma razão, depois de terminar seus assuntos inacabados, Minako adota um novo propósito – proporcionar a Michael o mesmo encerramento mortal que ele conseguiu encontrar para ela. 

Como tal, Minako o ajuda a filmar seu filme autobiográfico com a ajuda de outros residentes da vida após a morte. Da mesma forma, Minako e os outros até viajam para Tóquio com Michael para que ele possa ver sua ex-amante, Maiko, uma última vez.

Depois, Minako sugere a exibição do filme de Miachel para o resto dos fantasmas da cidade, levando a uma grande celebração do talento do cineasta. Consequentemente, Michael finalmente consegue seguir em frente. Da mesma forma, tendo ajudado a amiga, Minako sai do limbo em uma caminhada pela praia com o Sr.

Nana realmente morreu? Como ela voltou à vida?

Após a saída de Minako da existência fantasmagórica, a narrativa muda para Nana, com a jovem acordando em uma cama de hospital, conectada a máquinas de suporte vital. A existência de Nana no Limbo sempre foi peculiar. Ao contrário das outras, a morte de Nana foi intencional. 

Desde que a jovem cometeu suicídio, ela sabia que sua morte estava próxima. Portanto, como sua morte foi uma decisão sua, Nana presume que não teria nenhum assunto inacabado e permanece frustrada por sua existência no limbo. Mesmo assim, Nana logo percebe que o fato de ela se desculpar por deixar sua amiga, Yasuko, para trás a mantém ligada ao mundo. 

Nana e Yasuko enfrentam intimidação grosseira por parte das meninas de suas classes, cujas ações hostis e cruéis em relação a elas levam as duas meninas a pensamentos sombrios. Mesmo assim, eles conseguiram encontrar algum consolo e felicidade na companhia um do outro. 

Portanto, ao cometer suicídio, Nana efetivamente deixa Yasuko para trás para suportar sozinha o peso da crueldade das meninas, enquanto lamenta a trágica perda de seu único amigo. Na verdade, a situação quase leva Yasuko a tentar pular ela mesma de um telhado. 

No entanto, as desculpas não ouvidas de Nana à menina não fazem diferença para a menina morta, que ainda permanece presa no limbo. Embora Nana continue perplexa com a mesma coisa, o final do filme explica sua situação. Ao contrário dos outros, Nana não estava realmente morta. Em vez disso, ela estava em coma. Como tal, sua alma manteve-se no mundo dos vivos através de um fio fino. A partir daí, era apenas uma questão de Nana sucumbir ou não à morte.

Embora Nana estivesse geralmente triste em seu encontro inicial com Minako e os outros, a companhia desta última a ajudou a ver o lado bom da vida, com Michael até despertando na jovem uma paixão pelo cinema. Portanto, após Michael e Minako saírem do limbo, a alma de Nana também vai embora. No entanto, em vez de passar para a próxima fase da vida após a morte, Nana retorna à sua vida mortal.

Anos mais tarde, Nana vive uma vida totalmente nova em Tóquio, longe da tristeza da sua adolescência. Seu amor pelo cinema impulsiona sua vida e a obriga a criar um filme sobre sua vida após a morte. O filho de Minako, Ryo, que se tornou amigo de Nana à medida que crescia, sempre discute Minako com o cineasta e comparece à exibição para saber mais sobre sua mãe.

Enquanto isso, o resto das almas continua a existir em seus antigos refúgios – a área de piquenique, o teatro e as colinas, que parecem abandonadas e mortas para os mortais, mas permanecem repletas de vida após a morte. A existência continuará a entrar e sair do limbo à medida que as pessoas passam de uma vida para outra.

A Saudade Que Fica já está disponível na Netflix.

Leia também: Bandidagem | Como ela sobrevive? Entenda o final da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: