A humanidade sobrevive? Entenda o final de Não Olhe para Cima

Publicidade

O mundo está chegando ao fim, mas ninguém parece se importar. Não Olhe Para Cima é uma comédia satírica distópica cínica, mas alegre, sobre tudo o que há de errado com a civilização. A viagem faz cócegas nas costelas e cativa, apesar de seu ambiente cômico rude e do nervosismo autoconsciente de DiCaprio.

O escritor e diretor Adam McKay apresenta uma bagunça bizarra e desastrosa sobre um desastre, porque, bem, quem não ama um apocalipse? Kate Dibiasky encontra um cometa não identificado, e seu supervisor, Dr. Randall Mindy, deduz que o objeto é um assassino de planetas. O único problema é que ninguém acredita neles. A humanidade sobrevive? Vamos relembrar a virada final do longa.

ALERTA DE SPOILERS!

Sinopse de Não Olhe para Cima

Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), Ph.D. candidata no estado de Michigan, descobre um cometa próximo ao nosso sistema solar do telescópio Subaru. Ela mostra a descoberta a seu mentor, o professor Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), e pede uma festa. Mindy calcula a trajetória orbital do cometa (que ele chama de ‘Dibiasky’ em homenagem a Kate). Suas descobertas são drásticas e ele contata o Dr. Calder, que transfere a ligação para o Dr. Teddy Oglethorpe, chefe do Escritório de Coordenação de Defesa Planetária. Os cálculos orbitais mostram que o cometa atingirá o planeta em seis meses e 14 dias.

O diâmetro do cometa é de cerca de cinco a dez quilômetros, e a colisão pode causar um evento de quase extinção. É o dia do juízo final chamando tudo de novo. Eles pegam um avião para Washington DC Enquanto o Dr. Oglethorpe verifica as notícias da separação de Riley Bina e DJ Chello, o professor engole um quarto de Xanax. Kate pega o resto e o general volta com comida cara da cantina, que, Kate sabe mais tarde, é de graça. Jason, o associado da presidente, lamenta muito que a presidente não possa comparecer à reunião, mas ele os hospeda em um hotel.

Eles se encontram com a presidente Orlean (Meryl Streep) no dia seguinte, mas ela não está interessada nos cálculos. Quando eles dizem que a chance de colisão é de 99,78%, ela não gosta do som e pede que diminuam o tom para 70%. A presidente pede que eles “fiquem atentos e avaliem”, para ser mais preciso. Mas, após o artigo comovente de Abdul Grelio no ‘New York Herald’, sua história se tornou viral. Todos estão se preparando para o dia do juízo final, e a presidente sanciona uma missão de defesa. Mas o magnata dos negócios Isherwell fareja dinheiro. Enquanto planejam monetizar os minerais do cometa, o relógio continua correndo.

O cometa atingiu a Terra?

De acordo com os cálculos do Dr. Randall Mindy, o apocalipse é muito real. O cometa Dibiasky, que leva o nome de Kate, está prestes a atingir o Pacífico perto do Peru em cerca de seis meses e quatorze dias após sua descoberta (seis meses, dez dias, duas horas, onze minutos e 41 segundos, de acordo com Kate). Kate e Randall comparecem ao programa matinal The Daily Rip, quando a presidente parece mais ocupado com as eleições de meio de mandato do que com o apocalipse.

Mas também lá, o show público de Riley Bina com DJ Chello tira os holofotes, e os cientistas conseguem um pequeno segmento final. Randall tenta avisar os peeps, mas a âncora está mais interessada em alienígenas. De qualquer forma, eles revelam que a humanidade está sob uma grave ameaça, mas o apocalipse não é um tema quente no café da manhã na TV. Após uma explosão na tela, Kate se torna um assunto para memes da internet. Os cientistas perdem a esperança, mas um escândalo presidencial os coloca de volta nos trilhos.

Para salvar sua imagem, a presidente planeja uma operação nuclear espetacular, completa com o heroísmo do general Benedict Drask. A história se torna viral, e o professor bate com a repórter, mas os mísseis retrocedem. Por acaso, o magnata da mídia Peter Isherwell está chamando as cartas. A China tem o monopólio da maioria dos minerais raros (ítrio, térbio, ósmio, disprósio, etc.) que compõem as placas-mãe eletrônicas. Acontece que o cometa contém 32 trilhões de dólares desses recursos e a BASH quer uma parte justa. Assim, Isherwell traça um plano elaborado para cortar o asteróide em meteoróides gerenciáveis.

O professor pergunta se o projeto é revisado por pares, mas ninguém responde. Isherwell é um doador de nível platina que tem acesso total à administração e se junta a Orlean para extrair a riqueza do objeto cósmico. A missão falha quando eles descobrem uma explosão na Rússia causada pelos destroços da missão. Depois de sair com raiva do The Daily Rip, Randall vê o cometa no céu. As pessoas continuam olhando para seus cronômetros, enquanto o cometa só se aproxima. Ela atinge a terra, e a humanidade quase se extingue, como vemos na cena pós-crédito.

Dr. Mindy e June voltam a ficar juntos?

Depois de sua primeira passagem pelo The Daily Rip, Kate sai do radar. Enquanto isso, Randall, carregado com a adrenalina que acompanha o apocalipse, corteja Brie Evantee, a repórter que vem de um dinheiro grotesco. Seu avô inventou o processo de congelamento instantâneo. Ela também tem três diplomas de mestrado, dois divórcios e dois Monets em seu caminho. Ela também afirma ter dormido com dois ex-presidentes.

Com algum incentivo da mídia e do presidente, Randall se torna o rosto da campanha da FEMA no apocalipse. De qualquer forma, uma preocupada June Mindy chega a Washington DC para encontrar Randall com Brie. No calor do momento, June joga os remédios de Randall nele. Acontece que Randall tem alguns problemas e precisa tomar Xanax e Zoloft. Ele também tem distúrbios de pânico. No entanto, em face do absurdo da administração presidencial, Randall surge como a única voz sensata. Mas ele prefere o prazer à dor e se desvia do curso estabelecido.

Em meio a sua infidelidade, Teddy o avisa que um homem sempre tem uma escolha. Um professor inteligente em livros, Randall se torna um dos cientistas mais sexy da América, mas ele não quer nada dessa popularidade. Como idealista, ele acredita que as pessoas têm o direito de saber o que está acontecendo, mas ele se conforma no final. Após a temporada com Brie, Randall volta para sua esposa em Michigan. Ele também leva Kate e Yule, e June abre a porta. Randall não consegue reiterar seu amor por June o suficiente, e June o perdoa. Ela volta com Randall. Mas eles sobrevivem?

O que acontece com a Dra. Mindy e Kate? Eles morrem?

Como divulga a sequência pós-crédito, a humanidade não se extingue. As cápsulas chegam a um novo planeta e os viajantes acordam de um sono criogênico. Além disso, o mundo alienígena tem 9% a mais de oxigênio no ar. No entanto, nós nos perguntamos o que acontecerá com Randall Mindy, Kate, Yule, Teddy e June. Randall recebe uma oferta de Orlean e Isherwell sobre embarcar na missão de backup com os “adultos”, mas ele rejeita a oferta.

Como idealista, Randall prefere morrer com sua família do que partir em missão com algumas elites. Portanto, podemos presumir que Randall, Kate, Yule, Teddy e outros morrem com o impacto. O grupo janta na casa de Randall enquanto o cometa atinge o planeta. Yule faz uma prece e, com um pouco de jazz suave tocando ao fundo, a parede atrás de Teddy começa a desabar. Esta é a hora do ajuste de contas, e o próximo tiro revela um planeta semi-queimado.

A humanidade sobrevive? A presidente Orlean está morto ou vivo?

A sequência pós-crédito ocorre 22.740 anos depois, onde as cápsulas BASH chegam a um novo planeta. O mundo vibrante e exuberante tem uma abundância de oxigênio. A humanidade vive, portanto, para ver outro dia. A presidente está vivo, assim como Isherwell, trancado em câmaras criogênicas, o que parecia um plano B reservado para os ricos. No entanto, como você deve ter notado, a maioria das pessoas que saem das cápsulas são velhas, o que prejudica a capacidade de sobrevivência da humanidade.

Segue-se uma provocante sequência de dança nua. No entanto, enquanto eles ainda estão se divertindo, a presidente enfrenta sua condenação. Um Bronteroc (imagine uma versão maior de um galo) mastiga a cabeça viva, cumprindo a profecia feita pela IA de telefone ultra-inteligente de Isherwell.

Leia a nossa crítica de Não Olhe para Cima


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: