Gênio é um termo muito usado na indústria do cinema e da música para pessoas que conseguem deixar sua marca na história destes meios. No último dia 6 de julho, a humanidade perdeu um dos integrantes desta honrosa lista de pessoas geniais que trabalhavam com a sétima arte. Ennio Morricone se foi, mas deixou um legado de mais de 400 trilhas sonoras de cinema e mais de 100 trabalhos autorais. Dentre as centenas obras, separamos algumas que não só ficam em nossas mentes, como moldaram o cinema como conhecemos. 

Todas essas faixas estão disponíveis no Amazon Music. Para escutar elas você pode clicar nesse link e aproveitar os três meses grátis. O Amazon Music Unlimited é um serviço de música de assinatura premium que possui um catálogo de mais de 50 milhões de músicas, além de centenas de playlists e estações selecionadas por nossos editores.

The Good the Bad And the Ugly –
Tema de “Três Homens em Conflito” 

Era inevitável não começar essa lista com o tema que define o velho oeste até os dias de hoje. Se você já viu qualquer obra relacionada ao western desde 1966 até os dias de hoje, é provável que você tenha escutado o assobio singular que remete aos confrontos armados dos filmes do gênero. 

Cinema Paradiso –
Tema de “Cinema Paradiso”

Em uma história belíssima sobre amizade e a paixão pelo cinema, Morricone nos entrega uma música que nos transmite todos os sentimentos que vamos sentir durante o longa. Em um misto de saudade com felicidade o compositor define o que veremos pelas próximas duas horas durante o filme de 1988. 

Per un pugno di dollari –
Tema de “Por Um Punhado de Dólares”

Em um dos mais memoráveis filmes da carreira de Clint Eastwood, Morricone mostra o que o fez ser tão associado ao gênero de filmes de faroeste. Não somente o clima criado com a composição, mas a escolha por metais, flautas e gaitas remetentes à época do desbravamento do velho oeste faz com que o espectador realmente acredite que é uma música vinda diretamente de um saloon em uma cidade de terra batida. 

The Strength Of the Righteous 
Tema de “Os Intocáveis”

Somente as primeiras batidas do tambor e os acordes inicias do baixo somados ao piano carecterísticos deste tema já nos levam direto para Eliot Ness e seu grupo de intocáveis na busca pelo mafioso Al Capone.  

The Thing 
Tema de “O Enigma de Outro mundo”

Estar preso em uma base de pesquisa isolada do resto do mundo já é ruim o suficiente, mas se torna algo pior quando existe uma criatura alienígena matando cada um dos integrantes do lugar. Em uma de suas composições para o mundo do terror, Morricone entrega um clássico do suspense, que nos deixa de cabelo em pé durante todo o filme. 

Alla Luce Del Giorno 
Tema de “Numa Noite… Um Jantar”

Em uma de suas composições mais pop, Ennio Morricone fez uma música que daria vida para a trama de um homem disposto a ver sua mulher seduzir seu melhor amigo. Para os não aficionados pelo cinema italiano, a canção mais tarde foi sampleada na música Chase The Sun, do grupo Planet Funk e também utilizada no primeiro episódio da Segunda temporada de Master of None. 

L’Ultima Diligenza di Red Rock
Tema de “Os Oito Odiados” 

Não seria justo fazer essa lista sem alguma citação ao trabalho que lhe rendeu o Oscar. Ao abrir o filme com essa música Morricone mistura os elementos do Western que o fizeram tão famoso, mas com a pegada do suspense que permearia durante todo o filme do diretor Quentin tarantino, deixando o espectador com a pulga atrás da orelha. 

Esses são apenas alguns dos muitos trabalhos da celebrada carreira de Ennio Morricone, mas é fácil de ir atrás da obra do Italiano, pois a Amazon Music possui mais de 300 albúns com músicas do autor italiano e você pode ter 3 meses de acesso ao servilç completamente de graça! 

Share This