Crítica | ‘Quem Me Ama, Me Segue!’ explora triângulo amoroso com bom humor

Publicidade

O amor na terceira idade é um tema ainda pouco explorado no cinema, mas que, se bem elaborado, pode trazer inúmeros debates interessantes que vão desde liberdade, solidão e companheirismo, até lições sobre a vida. E o cinema francês parece ter seu próprio público mais velho para deliciar, já que filmes como o drama ‘Amor’, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2012, e a comédia romântica ‘Quem Me Ama, Me Segue!’ (Qui m’aime me suive!), do diretor e roteirista José Alcala, mergulham nesse mundo repleto de melancolia e lembranças. Um, com sua dose de tristeza eventual, e outro com bom humor, ao mostrar um triângulo amoroso inusitado. Aliás, esse triangulo é a base da trama do filme, que também encontra espaço para debater para onde vai a vida após a aposentadoria.

Convenhamos que tramas como esta são focadas em um público específico e raramente atingem pessoas mais novas, tanto por se tratar de um romance à moda antiga quanto por ser estrelado por um elenco mais velho, porém, há sim formas de extrair boas risadas de situações rotineiras, como outro filme, o argentino ‘Um Amor Inesperado’ faz, no entanto, apesar de ter momentos divertidos e descontraídos, até mesmo fazendo piada com a velhice dos personagens, o roteiro se desenvolve seguindo vertentes mais complexas de se ter empatia, como por exemplo, o protagonista (vivido por Daniel Auteuil, de ‘As Confissões’) ser é um brutamontes grosseiro e racista. Ainda que o objetivo da trama seja “desconstruir” sua personalidade machista, sua abordagem é ultrapassada para o cinema atual e se encaixa perfeitamente no termo “Magical Negro”, criado por Spike Lee em 2001, que fala sobre a redenção de um homem branco através de um personagem negro, nesse caso, vivido pelo neto do protagonista.

Além disso, a comédia é um bom exemplo de representatividade mal utilizada e inserida apenas para gerar conflito para o protagonista. Porém, ao colocar essas questões de lado, fica visível que a direção de José Alcala não quer se envolver nos próprios dramas que cria e foge para uma zona de conforto mais simplória, ao rir do triângulo amoroso. Isso, por sinal, é interessante, já que o elemento é comum em filmes jovens e ainda pouco utilizado em tramas sobre a terceira idade, além disso, há uma subtrama construída em cima da personagem Simone (Catherine Frot) que, de longe, é o melhor caminho do roteiro, ao mostrar sua vida recheada de tédio e rotina e sua jornada de autodescoberta quando “foge” de casa para viver seus desejos reprimidos. A liberdade feminina explorada é doce, gentil e atual.

A ambientação também auxilia na construção da história por se passar em uma aldeia no sul da França, pequena e isolada, que é a personificação do tédio vivido pelos personagens no auge de suas aposentadorias. Até mesmo o clima quente, realçado pela boa direção de fotografia, que explora luz natural, ajuda nessa sensação de monotonia. O elenco faz bonito, em especial a dupla Daniel Auteuil e Catherine Frot, ambos estão perfeitos e seguros em seu papéis. Fora isso, há uma boa montagem e um ritmo convencional para a narrativa, nem tediosa e nem agitada, apenas comum nesse tipo de comédia romântica, porém, poderia ter uma trilha mais intensa e uma carga emocional mais bem trabalhada pelo roteiro.

Ainda que haja questões delicadas e elementos descaradamente racistas na trama, ‘Quem Me Ama, Me Segue!’ desenvolve bem seus personagens e cria situações divertidas do cotidiano da terceira idade. Não tem uma história forte o suficiente para aquecer o coração e fazer refletir sobre a vida, a rotina e os momentos que deixamos de viver, mas trata temas pertinentes na velhice e mostra um inusitado, porém, gracioso, triângulo amoroso. É uma pedida certa para o público mais velho que busca se identificar no cinema, mas dificilmente agradará os jovens e, por conta disso, tem seu alcance limitado.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: