Crítica | ‘O Farol’ não é um filme fácil de digerir, mas é um dos melhores do ano

Publicidade

A solidão e o isolamento são coisas comumente associadas à loucura, principalmente em obras de suspense e terror. Em O Farol, novo filme do diretor Robert Eggers, o espectador é levado a duvidar até mesmo de suas próprias interpretações da obra e do que o filme significa.

Em um pedaço de rocha isolado no meio da Nova Inglaterra, a convivência de um faroleiro mais velho com seu ajudante se mostra uma experiência que leva ambos ao limite da sanidade. Tudo isso em meio às limitações de comunicação e transporte do final do século XIX.

Se tratando de uma obra intimista, óbvio que o peso de conduzir a trama estaria nas costas da dupla de protagonistas formada por Willem Dafoe e Robert Pattinson. É até injusto com o futuro Batman fazer uma comparação de atuações, pois, mesmo este sendo facilmente o melhor papel da carreira dele até aqui, ainda é ofuscado pelo brilhante trabalho de Dafoe.

O homem confuso que é Thomas Wake, o faroleiro mais velho, permite que Dafoe crie um personagem que não faz nenhum sentido com o que prega, o que faz e o que diz. Como um aprendiz da profissão de manutenção de farol, Pattinson consegue passar toda sua inaptidão não somente no trabalho, mas de entender o que está acontecendo ao seu redor.

Mas seria injusto achar que, mesmo com duas atuações fantásticas, a direção de Eggers não merece ser mencionada. Primeiro pela escolha do formato quadrado de imagem e o uso do preto é branco não só na estética, mas na composição de cenas. O diretor consegue dar um parafuso na cabeça do espectador por nunca colocar nada como definitivo entre o real e a loucura. Além do uso perfeito da sexualidade e escatologia como pontos para causar aflição e repulsa, ajudando ainda mais no desconforto que os próprios personagens passam.

O Farol não é um filme fácil de digerir ou até mesmo de interpretar, mas definitivamente vai figurar na lista de melhores do ano de muita gente.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: