ESTAMOS TODOS AQUI | Transexualidade, cinema colaborativo e a diversificação do cinema nacional

Array
Publicidade

ESTAMOS TODOS AQUI-1 ESTAMOS TODOS AQUI-2

Com estreia nacional no 50 festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o curta foi rodado às margens do porto de Santos, na Favela da Prainha  – litoral sul de São Paulo. Apoia-se em forte debate sobre as questões de gênero e relações de poder pela perspectiva das periferias.  A vlogueira Rosa Luz faz sua estreia no cinema – já bastante reconhecida por seu trabalho em Barraco da Rosa (youtube), aqui interpreta a árdua tarefa de existir como pessoa transgênero  em um cotidiano de mazelas, exclusões e desumanização de seu corpo. Dirigido por Chico Santos e Rafael Mellim, é fruto de um longo processo colaborativo que contou com mais de 200 vídeos depoimentos de pessoas LGBTQ de periferias de todo o Brasil, em uma campanha pela internet para a construção do roteiro.

SINOPSE

Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa morar. Enquanto busca um lugar no mangue para construir seu barraco, o projeto de expansão da zona portuária avança em direção aos moradores da Favela da Prainha.

Estamos Todos Aqui foi desenvolvido a partir de escrita colaborativa com moradoras da Favela da Prainha, às margens de gigantescas transações do Porto de Santos. Ficção e documentário se encontram em depoimentos e cenas interpretadas pelas próprias moradoras que, há duas décadas, estão sob iminência de despejo.

DIRETORES

Rafael Mellim e Chico Santos são um casal de realizadores. Migrando do teatro para o cinema, criaram, em 2011, o Coletivo Bodoque, onde procuram documentar memórias e experiências atuais de conflitos e rupturas com a ordem hegemônica e suas consequências. Neste contexto, realizaram alguns documentários em curta-metragem e vídeos de agito ao lado de ativistas e militantes da luta no campo e na cidade. Entre mostras e festivais, um dos trabalhos foi finalista no Political Activism Short Film Festival, em Atenas (Grécia). Estamos Todos Aqui é a primeira experiência da dupla que adentra no campo ficcional e tem como intenção inaugurar uma pesquisa entre cinema e teatro-documentário.

Rafael é paulistano. Chico Santos nasceu em uma periferia vizinha à Favela da Prainha, litoral sul de São Paulo, local onde o curta Estamos Todos Aqui foi desenvolvido e rodado. Ambos fizeram encontros frequentes com moradores da Favela da Prainha, durante um ano, para o processo de desenvolvimento do filme.

FICHA TÉCNICA

Um curta metragem de Chico Santos e Rafael Mellim

Direção Geral – Rafael Mellim e Chico Santos

Direção de Cena – Rafael Mellim

Direção de Atores – Chico Santos

Argumento original – Chico Santos e Rafael Mellim

Roteiro colaborativo – Chico Santos, Rafael Mellim, Thiago Cervan, Rosa Luz, Patrick Aguiar e Mirian Galdino, Iná Camargo Costa, além da colaboração de centenas de vídeos depoimentos recebidos por internet.

Supervisão de roteiro – Ana Souto

Direção de Fotografia – Vinícius Andrade

Direção de Arte – Thiago Cervan

Som Direto – Julio Galassi

Trilha Sonora Original – Martin Eikemeier

Direção de Produção – Juliana Soncini Salazar

Montagem – Rafael Mellim, Chico Santo, Coletivo Bodoque

Produção Executiva – Alexandre Mroz Tastardi

Produção – André Gevaerd e Francisco Garcia

Elenco – Rosa Luz, Ana Souto, Miriam Galdino, Chico Santos, Rene Campos, Patrick de Aguiar,

Chrisley de Aguiar, Christian Carlos de Aguiar, Christopher de Aguiar, Maria Gabriela Galdino, Bianca

Nunes Fernandes, Vick Aliah, Renilda Nunes da Silva “Família” e Amauri Cerqueira

Entrevistadas – Luciana Alves, Cláudia Ferreira Marques, Renilda Nunes da Silva “Família” e Milena Aparecida da Silva Rocha Alves, Patrick Aguiar e Rosa Luz

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

12 anos

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: