Heeramandi | O que acontece com Alam? Ela vai morrer na série da Netflix? Entenda

Publicidadespot_img

Heeramandi: O Bazar de Diamantes transporta-nos para uma Índia pré-independência, onde tawaifs ricos, nababos ricos, combatentes pela liberdade e os britânicos estão envolvidos numa complexa luta pelo poder. A narrativa gira em torno da rivalidade entre a egoísta e autoproclamada rainha de Heeramandi, Mallikajaan, e o astuto desafiante ao seu trono, Fareedan.

Uma subtrama romântica começa entre a filha de Mallikajaan, Alam, e Tajdar, o filho patriótico de um Nawab. Alam é avessa a se juntar à mãe e à irmã para viver a vida como tawaif, em vez disso deseja seguir sua paixão pela poesia. Tajdar é um pensador progressista que considera as práticas de Heeramandi desagradáveis ​​​​contra as mulheres e está relutante em ingressar nos negócios de seu pai como servo do Império Britânico.

Criado por Sanjay Leela Bhansali, o drama de época da Netflix traça o romance deles enquanto enfrenta a divisão de classes, os jogos enganosos de Fareedan e os perigos do envolvimento revolucionário de Tajdar na luta pela liberdade. Embora Alam continue empenhado em apoiar Tajdar em suas ambições de ver uma Índia independente, seu destino permanece incerto no final da série.

Entendendo o final de Heeramandi: O Bazar de Diamantes

Alam corre o risco de ser executado pelas autoridades britânicas

Quando Alam descobre que Tajdar morreu sob custódia policial nas mãos do Superintendente Cartwright, ela entra em uma triste depressão, ficando na cama a maior parte dos dias. Logo depois, sua irmã mais velha, Bibbojaan, assassina o General Henderson e, como resultado, é condenada à morte.

Enquanto toda Heeramandi se prepara para violar o toque de recolher e apoiar Bibbojaan em sua hora final, Alam se revigora quando um caminho para a vingança se apresenta. Com Heeramandi fechado, Cartwright deseja entretenimento privado em sua residência. Ustadji oferece a Alam a chance de entrar em sua residência como cortesã e se vingar. Escondendo uma pistola em suas roupas, Alam entra na casa de Cartwright e, assim que ele se aproxima dela, ela atira nele.

Enquanto ele está deitado no chão, Alam atira nele mais algumas vezes para garantir, vingando-se não apenas de seu falecido amante, mas também da humilhação de sua mãe. Como a série termina neste ponto, podemos especular algumas possibilidades para o futuro de Alam, a maioria é sombria, mas há um cenário otimista.

De acordo com o fluxo lógico da própria série da Netflix, Alam deve ser tratada de forma muito semelhante a Bibbojaan, uma vez que ela é inevitavelmente pega pelo assassinato. Bibbojaan atirou em um oficial britânico de alta patente e foi sumariamente condenado à morte por um pelotão de fuzilamento sem julgamento judicial.

Assim, o próprio precedente do programa determina que Alam, que também atirou fatalmente em um oficial britânico, enfrentaria um destino semelhante. No entanto, eventos históricos semelhantes de assassinato na Índia governada pelos britânicos ocorrem com algumas variações importantes.

O evento histórico mais famoso a este respeito é o de Bhagat Singh e seus companheiros combatentes pela liberdade assassinando o policial britânico John Saunders. Eles atiraram em Saunders quando ele estava saindo da sede da Polícia Distrital em Lahore, confundindo-o com James Scott, a quem responsabilizaram pela morte da lutadora pela liberdade Lala Lajpat Rai.

Bhagat Singh escapou após o tiroteio e mais tarde se deixou capturar no atentado à bomba na Assembleia de Delhi. Ele foi inicialmente condenado à prisão perpétua e, quando seu envolvimento no assassinato de John Saunders foi comprovado, Bhagat Singh foi condenado à morte por enforcamento. Este processo começou em abril de 1929, e a sentença foi proferida após várias audiências e investigações de um tribunal especial em outubro de 1930.

Assim, para Alam, haveria um processo judicial para apurar a sua culpa, podendo um advogado qualificado prolongar a duração do processo com vários argumentos de legítima defesa contra comportamentos predatórios. A extensão da duração do caso pode entrar em jogo quando o programa chega a 1946, neste ponto da história, quando o General Henderson fala da queda de Hitler antes de ser baleado por Bibbojaan.

Se o seu julgamento se prolongar para além de Agosto de 1947, Alam será então uma cidadã da Índia independente e aclamada como uma lutadora pela liberdade que cometeu um ato horrível pelo bem da sua família e pela honra do seu país. Historicamente, todos os combatentes pela liberdade presos foram libertados após a independência.

Um detalhe importante a notar aqui é que o movimento pela liberdade na Índia foi em grande parte não violento, e a maioria dos combatentes pela liberdade, especialmente na década de 1940, foram presos pelos seus protestos pacíficos e libertados em poucos meses.

Os poucos revolucionários radicais que causaram perdas de vidas foram condenados à morte por enforcamento após um processo judicial rápido. Alam pode ser condenada à morte antes de 1947, mas seria historicamente impreciso que ela enfrentasse um pelotão de fuzilamento como fez sua irmã, Bibbojaan.

Embora possa ter sido usado no programa para obter um efeito dramático, a administração britânica não usou um pelotão de fuzilamento para proferir uma sentença de morte. Este é um método que foi utilizado na época pela União Soviética sob Joseph Stalin, pela China e pelo exército britânico em certos casos.

Portanto, Alam pode ser condenada à morte por enforcamento se for provada a culpa, à prisão perpétua se os detalhes do incidente permanecerem obscuros ou à liberdade se o seu caso se arrastar até agosto de 1947.

Heeramandi: O Bazar de Diamantes já está disponível na Netflix.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: