Coerência | Entenda o final do filme mais ESTRANHO do Prime Video

Publicidadespot_img

O que você faz quando fica entediado com o trabalho estúpido e estúpido que o cinema convencional oferece? Você se torna independente. Isso mesmo. O cinema independente oferece filmes feitos de forma inteligente, que podem ter baixo orçamento, efeitos especiais ou elenco de estrelas, mas com um enredo real, personagens ricos e uma sensação de encerramento. Hoje vamos falar sobre outra joia especulativa de um filme – Coerência, disponível no Prime Video. É bom que o título não revele nada e você entre no filme com uma sensação de admiração.

A trama de Coerência

O filme começa com um grupo de amigos reunidos para jantar. Um começo muito modesto, é claro, mas que define o clima de maneira eficaz. Isso é muito importante, pois atrai rapidamente o espectador para uma conversa bastante monótona sobre relacionamentos e família e um bate-papo normal no jantar.

Tal começo pareceria uma aposta, mas a execução aqui é especialmente digna de nota porque há uma sensação de desconforto no ar. Um enredo inteligente – a perda do sinal do celular devido à passagem de um cometa – é introduzido logo no início e se torna a âncora do filme.

Qual é a teoria do gato de Schrödinger?

Coerência baseia-se essencialmente numa teoria científica conhecida como teoria do gato de Schrödinger . Mas o que é exatamente a teoria do gato de Schrödinger? Em termos simples, é a possibilidade de existência de múltiplas realidades simultâneas ao mesmo tempo. Então, para explicar através de um exemplo: Digamos que você tenha que embarcar em um vôo, que está programado para partir às 16h.

É necessário fazer o check-in pelo menos meia hora antes do horário de partida, caso contrário as companhias aéreas não permitirão o embarque no voo. Você chega ao balcão de check-in exatamente às 15h30. Naquele momento, antes que o agente da companhia aérea tome a decisão de permitir ou não sua entrada, existem duas realidades; em um deles você embarca no avião e em outro não.

Dependendo da decisão do agente da companhia aérea, uma realidade entrará em colapso enquanto a outra realidade sobreviverá. No filme, com a passagem do cometa, as realidades que não são escolhidas não entram em colapso, mas continuam a existir, e é isso que torna toda a trama complexa e interessante.

O enredo e o final de Coerência

Eu não tentaria explicar cada cena e suas ramificações, porque, francamente, há muitas explicações. O filme não é apenas sobre seu conceito. É um estudo detalhado sobre os efeitos de um fenômeno não natural. Enquanto Primer tocou nisso apenas em seu final, Coerência consegue fazer dos personagens sua força.

Isso força você a pensar como se comportaria se fosse colocado na mesma situação. Há uma cena particularmente chocante em que o anfitrião do jantar descobre que sua esposa o está traindo. Mas também é evidente que “ele” não é a mesma pessoa.

Se eu fosse falar de uma protagonista, seria Emily. É através dos olhos dela que vemos a maior parte do filme – siga-a de perto ao longo do filme se quiser entender o enredo – e são as mudanças em sua personagem que mais sentimos.

Seu choque ao descobrir que talvez não fosse ela mesma e seu consolo pelo fato de que, talvez, na manhã seguinte, tudo estaria normal. Mas à medida que a realidade se torna cada vez mais distorcida, ela finalmente percebe que está perdida em um presente muito complicado, que consiste apenas em clones de seus antigos amigos.

Como eu disse antes, o filme é sobre a natureza humana em geral. Somos todos sombras do que somos melhores e não há nada que não façamos para alcançar uma vida perfeita. Emily também quer isso e, no final das contas, está tão desesperada quanto qualquer pessoa. Em seu desespero, ela leva seu próprio clone à inconsciência, tomando seu lugar em sua realidade, tornando-a sua. Mas tudo desmorona bem no final, quando seu namorado recebe uma ligação da clone-Emily.

Palavra final

Se filmes como Primer ou mesmo A Origem são a sua preferência, então certamente você também irá gostar de Coerência. O filme, além de ter um enredo alucinante, também tem ótimas atuações, especialmente de Emily Baldoni, e alguns trabalhos de câmera realmente excelentes – e inteligentes. Esses filmes raramente são feitos, e perdê-los seria prestar um desserviço ao cinéfilo que existe em você.

Coerência está disponível no Prime Video.

O Amazon Prime custa R$ 19,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar  e aproveite os 30 dias grátis.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: