Adeus, Terra | O asteróide atingiu a Terra? Entenda o final da série da Netflix

Publicidadespot_img

Adeus, Terra, um k-drama da Netflix, traça uma história excepcionalmente esperançosa ambientada no fim do mundo. Enquanto um asteroide atravessa o espaço em rota de colisão com a Terra, os cidadãos da cidade de Woongchun testemunham a ilegalidade e a desesperança que acompanham os últimos meses de existência da humanidade.

Mesmo assim, uma professora do ensino médio, Jin Se-kyung, continua a lutar pela segurança de seus jovens alunos enquanto o mundo ao seu redor tenta considerá-los vítimas de tráfico humano.

Enquanto isso, seu amigo, o padre Woo Sung-jaeg, e o capitão militar Kang In-a descobrem algumas conspirações corruptas dentro da congregação e do governo local, enquanto a classe de elite explora os cidadãos comuns em uma tentativa de salvar suas próprias peles da destruição inevitável.

A narrativa se desenrola em um cenário inegavelmente sombrio, com uma contagem regressiva para o fim da Terra pairando constantemente sobre o destino do personagem. Consequentemente, ao longo da série, os fãs ficam especulando sobre o fruto do trabalho de Se-kyung e de seus amigos e se isso os salva ou não da condenação.

Qual é a trama de Adeus, Terra?

Depois que os cientistas descobrem um asteroide, Dina, que progride continuamente em direção à Terra – com a península coreana como um dos pontos de impacto mais diretos – a vida normal se dissolve, entrando em um estado apocalíptico. Faltando apenas meio ano para o dia do juízo final, a cidade de Woongchun entra em lei marcial, com a capitã Kang e suas tropas designadas para vigiar a cidade.

Entretanto, de acordo com os planos do governo, são criados planos de evacuação para migrar cidadãos coreanos para países distantes com esperança de sobrevivência longe do ponto de impacto. No entanto, os residentes de Woongchun acreditam que o sistema foi fraudado, o que levou a alguns protestos pacíficos.

Porém, enquanto os moradores se reúnem na prefeitura, um grupo de criminosos orquestra uma fuga, atacando a grande multidão. Mesmo que Jin Se-kyung tente salvar seus alunos, o líder da gangue Bae Jong-su e seus colegas criminosos sequestram caminhões cheios de crianças que participam dos protestos e vão embora com eles.

As autoridades eventualmente resgatam as crianças traficadas que conseguiram sobreviver ao brutal sequestro de Jong-su. Mesmo assim, inúmeras crianças morrem, incluindo Min-ho, um dos alunos mais queridos de Se-kyung. Como resultado, Woongchun permanece profundamente traumatizado pelos acontecimentos, com indivíduos como Ha-yul, uma das crianças que sobreviveram ao tráfico, mudados para sempre.

Pela mesma razão, a criança se torna vulnerável depois que os planos de Ha-yul de evacuar para a América falham devido às deficiências de seu pai, Su-Geun, uma celebridade infame da internet. Há algumas semanas, homens arruaceiros mudaram-se para a cidade e Ha-yul reconheceu um deles como o seu algoz, Jong-su.

Como resultado, depois que a garota conta a Se-kyung sobre o mesmo, a professora decide caçar ela mesma o gangster. Mesmo assim, ao chegar ao seu covil, Se-kyung percebe que outra pessoa já assassinou o homem. Embora Se-kyung deixe o covil com a consciência tranquila, alguém percebe sua presença no covil, marcando-a como alvo da gangue de Jong-su.

Enquanto In-a, a amiga íntima da outra mulher, tenta desviar Se-kyung de um caminho perigoso, a professora continua a se colocar em apuros para salvar Ha-yul e seus amigos de serem vítimas de adultos obscuros. Com isso, as duas mulheres descobrem um bordel em uma área de má reputação da cidade, retendo várias vítimas do tráfico de crianças. Simultaneamente, seu outro amigo, Padre Sung-jaeg, descobre uma verdade sombria sobre o antigo sacerdote primário de sua igreja, Baek, que está desaparecido há algum tempo.

À medida que estas conspirações se desenrolam com a aproximação do fim do mundo, Se-kyung acha cada vez mais difícil esconder o seu lado mais sombrio e vingativo do seu noivo, Yun-sang, um cientista que regressou da América para estar com a mulher. No entanto, apesar dos desejos de Yun-sang pela segurança de Se-kyung, o homem começa a ajudá-la em sua busca para revelar a verdade sobre o Centro de Treinamento Wooyang.

Assim, através de seu esforço conjunto, os residentes da cidade descobrem uma organização secreta que roubou o dinheiro das pessoas para que se juntassem ao seu culto. O Centro de Treinamento abriga crianças em circunstâncias prejudiciais e exporta algumas delas para redes de tráfico humano.

A organização também está em conluio com o Padre Baek, que roubou o dinheiro das doações da sua congregação para lhe reservar uma passagem para fora da Coreia, juntamente com outros superiores.

No final das contas, embora Se-kyung e seus amigos não consigam impedir a fuga da organização, o carma ataca quando sua aeronave acaba mergulhando no Oceano Pacífico. Eventualmente, faltando apenas 20 dias para o dia do juízo final, os cidadãos de Woongchun devem decidir como enfrentar a sua morte.

Final de Adeus, Terra: Se-kyung salva as crianças?

Ao longo da série, mesmo quando o mundo está chegando ao fim, a narrativa de Se-kyung gira em torno de sua necessidade constante de proteger seus alunos. Desde se jogar na frente do caminhão de um criminoso até entrar furtivamente no covil de Jong-su com a intenção de cometer homicídio – a professora permanece perpetuamente protetora com seus alunos.

O mesmo causa alguns atritos entre ela e Yun-sang, que voltou para a Coreia com planos de levar Se-kyung com ele. Vários países e governos têm planos de sobrevivência apocalípticos, nos quais tentam equipar bunkers para enfrentar o pior impacto do Asteroide. Devido à pesquisa científica de Yun-sang em genética, o homem é considerado um bem valioso e recebe um lugar entre os funcionários e elites de Woongchun.

No entanto, embora Yun-sang queira que Se-kyung vá embora com ele, a mulher quase o incentiva a ir embora sem ela e levar Ha-yul e as crianças com ele para garantir que eles tenham a melhor chance de segurança. Desde que seus alunos morreram durante o sequestro de Jong-su, Se-kyung não tem sido a mesma.

Portanto, mesmo que de alguma forma ela sobreviva ao Asteroide nos duvidosos bunkers de sobrevivência, a professora não conseguirá conviver consigo mesma por abandonar o que sobrou de seus alunos. No final, as autoridades prendem Se-kyung na tentativa de encorajar Yun-sang a partir com eles. Mesmo assim, o homem acaba trocando suas pesquisas pela liberdade da noiva, abrindo mão da possibilidade de fuga.

Mesmo assim, à medida que a comunidade começa a aceitar o seu destino, alguns residentes tentam garantir a sua sobrevivência colaborando com círculos criminosos que possuem uma arte de fuga. No entanto, mesmo após a perda de seu líder, Jong-su, sua gangue continua a sequestrar crianças como futura população trabalhadora pós-Apocalypse.

Como resultado, Ha-yul e seus amigos tornam-se seus alvos. Além disso, o pai de Ha-yul faz uma troca inacreditável com a gangue para garantir passagem para si mesmo em troca de sua filha. Embora a decisão acabe levando o homem ao suicídio, ela efetivamente coloca Ha-yul em perigo, pois os criminosos vêm procurá-la.

Ainda assim, a comunidade de Ha-yul consegue salvá-la – com Se-kyung até matando um homem com uma arma roubada do covil de Jong-su. O evento faz In-a perceber que Se-kyung tomaria todas as medidas necessárias para manter seus filhos seguros – mesmo que isso significasse colocar sua própria vida em perigo.

Da mesma forma, ela também está ciente do alvo que o assassinato colocou nas costas de sua amiga. Pela mesma razão, o capitão militar rouba alguns carregadores de armas da base e os entrega a Yun-sang para garantir a segurança de Se-kyung. Eventualmente, a arma acaba tendo um uso muito diferente quando a professora descobre que um soldado dispensado está assediando Ha-yul para convencer ela e seus amigos a irem com ele para a nave de fuga.

Consequentemente, uma vez que Se-kyung descobre o mesmo, ela não pode mais permitir que tais homens corruptos operem e abusem de crianças. Portanto, armado com a arma roubada e a munição fornecida por In-a, Se-kyung invade o covil dos criminosos para matar seus líderes. Enquanto isso, Yun-sang, que sempre quis estar seguro e feliz com seu parceiro, percebe que a feroz proteção de Se-kyung é perpétua e viaja para o covil com molotovs de fogo para ajudar sua noiva que se tornou esposa.

Mesmo que os espectadores nunca consigam ver a conclusão do ataque de Se-kyung – com a série terminando com um som sinistro de tiro – os esforços eternos da professora para manter seus filhos seguros falam por si. Mesmo quando o mundo está acabando, Se-kyung prioriza a segurança e o conforto de Ha-yul e de sua amiga, mesmo ao custo de sua própria inocência.

O que acontece com a Terra? Todo mundo morre?

Embora a trama secundária de Se-kyung de salvar Ha-yul e seus amigos continue sendo o núcleo do programa em muitos aspectos – ao mostrar o vínculo entre a mulher e seus filhos – uma trama abrangente sobre o fim do mundo persiste. Embora os personagens passem uma quantidade significativa de tempo pensando em sua possível sobrevivência nos últimos dias, todos aceitam o fim de suas vidas.

Se-kyung e Yun-sang finalmente se casam sem nenhum grande casamento e apenas uma cerimônia privada, espontânea e de troca de alianças. Enquanto isso, Sung-jaeg e In-a abandonam suas profissões, percebendo que prefeririam fazer um exame de consciência em seus últimos dias.

Da mesma forma, muitos moradores se separam, viajando para suas cidades de origem ou em simples viagens para obter alguma satisfação. Ainda assim, a comunidade demonstra um ato de unidade ao reunir-se e apresentar as suas histórias na câmara municipal, sob a supervisão de Yun-sang, para deixar para trás uma cápsula do tempo da sua existência.

A série termina com uma cena simbólica de Se-kyung e os outros adultos se despedindo da geração mais jovem enquanto esta flutua em um balão de ar quente em um céu extravagante. À medida que a sequência colide com a fúria assassina de Se-kyung, isso significa seu adeus à sua vida passada enquanto a humanidade corre em direção ao esquecimento.

Adeus, Terra não retrata explicitamente a colisão do asteroide com a Terra. No entanto, ao terminar num momento de angústia, com montagens da vida dos residentes de Woongchun enquanto Se-kyung se despede, a narrativa destaca o significado do esforço persistente da humanidade.

Se-kyung pode não ter sido capaz de salvar as crianças do ataque do corpo celeste à Terra, mas ela ainda fez tudo ao seu alcance para mantê-las seguras pelo resto de seus dias. Mesmo que o público não veja a destruição da Terra, a cena da imaginação de Se-kyung confirma a morte inevitável de sua comunidade.

Adeus, Terra já está disponível na Netflix.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: