Dia Mundial da Educação | Filmes, livros e séries para celebrar a data

Publicidadespot_img

No dia 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial da Educação – realizada em Dacar, no Senegal – 164 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, assinaram a Declaração de Dacar – compromisso internacional com o objetivo de garantir o desenvolvimento da educação no mundo e, surgindo assim, o Dia Mundial da Educação.

Contudo, muitos comemoraram a data também em 24 de janeiro – dia definido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2018, numa Assembleia Geral, como forma de reafirmar seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca – entre outras metas – garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longa da vida para todos.

Apesar dessa divergência de datas, uma coisa é certa: nunca é demais chamar a atenção do público para esse assunto! Pensando nisso, confira uma seleção de obras – como livros, filmes, séries, documentários e podcasts – que podem ajudar a entender os desafios e as maravilhas de ensinar e a aprender.

Tratado da Má Educação

Livro | Autor: Renato Bulcão

Também disponível na Amazon: https://a.co/d/6U285Db

Uma profunda análise sobre a educação brasileira e uma ótima indicação para quem quer entender e transformar o cenário educacional atual do país! Em Tratado da Má Educação, o autor, professor e pesquisador Renato Bulcão analisa 100 anos da história da educação no Brasil e aponta as principais problemáticas, detalhando as origens do preconceito e do autoritarismo arraigados nas escolas e apontando desafios como evasão escolar e má qualidade do ensino.

Por que tantos alunos desistem de estudar? Quem paga pelo custo da evasão? Como a política tem distorcido a verdade sobre a educação? Essas são algumas das muitas dúvidas sobre o assunto que são respondidas em Tratado da Má Educação! O professor, que integrou por quase 15 anos a equipe da Escola do Futuro da USP, mostra também na obra lançada pela editora Gênio Criador o porquê temos um longo caminho para alcançar uma educação igualitária para todos os brasileiros. 

Pedagogia do Oprimido

Livro | Autor: Paulo Freire

Disponível em https://a.co/d/0XLAgkg

Outra leitura indispensável quando o assunto é educação! Clássico do Patrono da Educação, Pedagogia do Oprimido é uma das obras de ciências sociais e humanas mais citadas do mundo. O livro escrito pelo icônico educador e filósofo Paulo Freire analisa de forma profunda, mas objetiva, a desigualdade no Brasil e na América Latina, as diferenças das classes sociais, além de propor um caminho libertador para a pedagogia, em que os mais oprimidos e fragilizados socialmente tenham um acesso real à educação.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Filme | Disponível no Star+

Se você ainda não é assinante do Star+, pode assinar clicando aqui.

A educação também inspira! Essa é a mensagem principal do clássico filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Dirigido por Peter Weir, o longa se passa na Welton Academy, em 1959, onde o ex-aluno e agora professor John Keating (Robin Williams) usa seus métodos pouco ortodoxos, deixando de lado a rigidez do local para despertar a paixão pela literatura nos jovens a quem leciona, os impulsionando a irem atrás de seus sonhos e viverem tudo o que a vida tem a oferecer. 

O sucesso do filme, que também conta com nomes como Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Josh Charles, Gale Hansen e Dylan Kussman em seu elenco, rendeu à Sociedade dos Poetas Mortos o Oscar® de Melhor Roteiro Adaptado em 1990, além de indicações às categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams).

Segunda Chamada

Série – 2 temporadas | Disponível no Globoplay

Segunda Chamada é uma série brasileira que acompanha a professora Lúcia (Debora Bloch) lecionando para jovens e adultos na turma do ensino noturno da EE Carolina Maria de Jesus. Junto com outros colegas educadores, Lúcia tem a missão de mostrar para seus alunos o poder social e transformador da educação. A produção conta com outros nomes conhecidos como Hermila Guedes, Thalita Carauta, Sílvio Guindane, Paulo Gorgulho e Linn da Quebrada no elenco.

A Alegria de Ensinar

Livro | Autor: Rubem Alves

Disponível em https://a.co/d/dpCoWxU

Em A Alegria de Ensinar, o educador Rubem Alves, que é membro da Academia Campinense de Letras, manifesta seus pensamentos sobre o prazeroso processo de aprender e ensinar. Proporcionando um olhar direto e reflexivo de um professor, o livro explora diferentes temas da vida acadêmica e escolar. 

A Raiva Não Educa. A Calma Educa: Por Uma Geração de Adultos e Crianças com Mais Saúde Emocional

Livro | Autora: Maya Eigenmann

Disponível em https://a.co/d/fay0Nnd

Menos raiva e mais diálogo. É isso o que a escritora, pedagoga e educadora parental brasileira Maya Eigenmann propõe em seu livro A Raiva Não Educa. A Calma Educa: Por Uma Geração de Adultos e Crianças com Mais Saúde Emocional.

Ao longo dos capítulos, Maya convida o leitor a repensar tudo o que ele sabe sobre educar crianças, mostrando que o processo não precisa ser autoritário, mas sim gentil e de trocas – sempre respeitando os sentimentos dos pais e dos filhos e buscando um caminho em que todos cresçam e se desenvolvam juntos. Para a autora, somos nós que precisamos ser reeducados com respeito e amor para que possamos propagar uma educação saudável às futuras gerações.

Educação Americana: Fraude e Privilégio (2021)

Documentário | Disponível na Netflix

Educação Americana: Fraude e Privilégio (2021) é um documentário dirigido por Chris Smith que mostra ao público a desigualdade enraizada no sistema educacional dos Estados Unidos. A produção investiga um importante homem suspeito de receber mais de 25 milhões de dólares para garantir que os filhos de pais ricos entrassem nas melhores universidades do país. O forte documentário revela também que empresários, médicos e até mesmo atores se envolveram neste grande esquema de suborno.

Arco43

Podcast | Editora brasil

Ouça em: https://bit.ly/3Uypc35

Produzido pela Editora Brasil, o podcast Arco43 é um programa em áudio on-line dedicado a todos os professores, educadores e gestores que fazem da educação sua missão e seu valor principal.

Lançando de um a dois episódios todas as semanas com os mais diversos assuntos do mundo da educação e a vida dentro das salas de aula, o Arco43 é apresentado pelo professor de filosofia e mestre em história Marcos Keller e pela mestra em pedagogia Regiane Taveira.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: