Ruas Sangrentas | O2 morreu ou está vivo? Entenda o final do filme

Expressivamente um desdobramento do clássico ‘Bonnie e Clyde’ de 1967, o filme de sequestro de Vondie Curtis-Hall ‘Ruas Sangrentas: O Acerto Final‘ coloca todas as suas fichas em ordem – desde sequências de perseguição de carro de arrepiar os cabelos até a tortura medieval realizada por um assustador chefe de sindicato – mas ainda assim cai alguns metros abaixo da profundidade. A história ainda traz alguns golpes ao seguir o ex-presidiário Otis Senior, também conhecido como O2 (ele recebeu esse nome por sua habilidade em desaparecer de cenas de crime), que se une ao traficante de rua Coco para salvar seu filho de um gangster nefasto.

À medida que esses mashups de gênero de romance de ação muitas vezes acontecem, os protagonistas escapam dos bandidos e também da polícia e se reúnem em um local exótico para passar o resto de suas vidas longe do bairro infestado de crime da cidade grande. Mas como é que o O2 torna o impossível possível, poder-se-ia perguntar. Bem, se você não consegue entender o final do filme, estamos aqui para ilustrá-lo para você.

ALERTA DE SPOILERS!

A trama de Ruas Sangrentas: O Acerto Final

Otis Samuel Senior, também conhecido como O2, trabalha como segurança em uma instalação governamental como parte de um programa de reabilitação de presidiários. Ele tem que buscar seu filho Otis Junior na escola, mas seu substituto ainda não chegou. Otis Sênior liga para seu chefe e pede permissão para sair. Otis Junior espera ansiosamente dentro das dependências da escola e, enquanto isso, seu pai estende a mão para buscá-lo. Juntos, eles percorrem as ruas ladeadas de palmeiras do sul de Los Angeles, e Otis Jr. fica fascinado com os presentes que seu pai lhe trouxe, um cavalo e um soldadinho de brinquedo.

O2 promete voltar sempre para buscar o filho. Do compartimento do carro, Otis Jr. tira uma arma e O2 avisa que ele nunca deve colocar as mãos em uma arma. Por outro lado, ele quer que seu filho seja tão forte quanto ele, se não mais forte. Uma mulher vendendo ternos chega à O2 e ele se distrai com sua beleza. Momentos depois, seu Chevrolet Impala antigo é roubado, com seu filho no banco de trás. O2 corre freneticamente atrás dos ladrões de carros e consegue atirar em alguns deles, mas sem sucesso.

O2 volta e avista a vendedora no meio da multidão. Ela aparentemente marcou o carro para o ladrão. O2 fica sabendo seu nome e sua profissão. Ela é Coco, uma traficante de rua do líder de gangue P Money. O2 aponta uma arma para Coco e ameaça matá-la se ela não o ajudar a encontrar seu filho. Eles vão a uma garagem para roubar um carro, onde Coco leva uma surra do namorado. O2 acerta a coronha da pistola em sua cabeça e salva Coco. Juntos, eles vão para o bairro do primo não confiável de O2, Lucky. Lucky trabalha para o gângster local Big Meat e promete descobrir o paradeiro de Otis Junior.

Big Meat é uma força formidável que dirige o Outlaw Syndicate. Lucky recebe a notícia de que Meat sequestrou Otis Junior e está pedindo cem mil dólares em dinheiro de resgate. O2 apresenta um plano para jogar as gangues umas contra as outras. As operações correm conforme o planejado, mas após o tiroteio na rua em plena luz do dia, a polícia procura O2. Eles dirigem até um bairro rico perto de Sunset Strip e invadem uma das casas depois que o proprietário sai.

Eles estão prestes a contar o dinheiro, mas a polícia chega. Coco evita a situação com tato e graça. O dinheiro não chega nem perto de US$ 100.000, mas eles encontram um monte de chaves de cofre e iniciam uma série de assaltos a banco. As ruas ficam quentes e a O2 contata Lucky para ajudá-lo a transportar os diamantes roubados. Lucky deve dinheiro a Big Meat e tenta ser mais esperto que o chefe da máfia e seu irmão, mas o problema é que o diamante pertence a Big Meat.

Um tiroteio irrompe – O2 mata seu antigo parceiro Big Meat e Lucky é ferido. A festa vai a uma loja de departamentos para prestar os primeiros socorros a Lucky, mas Lucky não tem tanta sorte, pois morre a caminho do México. A O2 envia Coco e Junior para o México enquanto fica para trás para distrair a polícia. A patrulha policial encurrala O2 e ele não tem outra opção a não ser pular na água. O filme ainda termina com uma nota positiva, desafiando toda a lógica.

Final de Ruas Sangrentas: Por que a polícia rastreia O2? O2 está morto ou vivo?

O2, Coco, Junior e o ferido Lucky partem para o México após o temido tiroteio no beco escuro com o Sindicato de Big Meat. O2 garante a Lucky que o levará a um hospital. Mas Lucky morre no carro. Um O2 distraído dirige freneticamente, atingindo um ou dois carros. A câmera chocante aumenta a tensão crescente do momento. A polícia começou a persegui-lo nesse meio tempo. A perseguição fica mais intensa à medida que mais patrulhas policiais e um helicóptero se aproximam de O2.

O2, com sua mão habilidosa ao volante, consegue realizar uma aventura ousada e eles ficam escondidos em um estacionamento. No estacionamento, O2 convence Coco e Junior a seguir em frente, prometendo que os alcançará mais tarde. Ele próprio um ex-presidiário, O2 simplesmente não consegue aceitar que seu filho entre no temido sistema jurídico. Ele confia a Coco o dinheiro e a vida de seu filho enquanto pede a Junior que cuide de Coco.

O plano é executado de forma articulada. Enquanto Coco e Junior dirigem em direção à fronteira, um espetáculo se desenrola atrás deles. A polícia está de volta na cola de O2, que conduz os carros patrulha até uma doca de carregamento. Porém, a polícia é mais rápida do que se poderia imaginar e, enquanto O2 fala com o filho ao telefone, seu carro é cercado. Sem outra saída, O2 leva o carro até a água.

A próxima cena começa em El Lindo, no México, onde Coco e Junior moram em uma pequena residência própria. Coco aceitou a morte de O2, mas enquanto eles caminham pela costa no momento final, O2 aparece do nada. Em um feito que desafia a lógica, a O2 sobreviveu ao incidente, e o momento final do filme mostra os três vivendo no “felizes para sempre”. Isso nos leva à próxima pergunta.

Como O2 sobreviveu?

Como o carro do O2 se afoga do lado de fora do cais, temos a impressão de que o O2 não sobrevive à perseguição. As lágrimas nos olhos de Coco nada mais fazem do que restabelecer isso. Porém, no caso de filmes de ação como esses, o protagonista precisa ser movido por uma habilidade sobre-humana para sair vivo de todas as situações, principalmente quando o apelido do protagonista sugere sua maestria em aventuras ousadas. E sem a presença do O2, o final perderia muito do sentido de realização. Portanto, finalmente, O2 é trazido de volta à vida, e quando Coco o vê caminhando ao longo da costa em direção a eles, ela não consegue acreditar no que vê.

Então, como o O2 sobrevive, alguém poderia perguntar. Uma resposta plausível para isso está na conversa telefônica entre O2 e Junior pouco antes de O2 colocar o carro na água. Junior conta à O2 que consegue ver alguns “navios legais” na água. Seguindo a deixa, é possível que após o afogamento do carro, O2 nade até um desses navios e navegue em direção ao México. Essa também é a única resposta provável para esta questão aparentemente intrigante. Além da “promessa mindinha” feita por O2, é provavelmente por isso que Junior espera o retorno de seu pai, apesar de todas as probabilidades.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: