As tensões aumentam em ‘Xógum‘ do Disney+ enquanto Lorde Yoshii Toranaga se prepara para a guerra contra os regentes que conspiraram para o impeachment dele. Ele faz um movimento inteligente que deixa seus inimigos indefesos, mas ele sabe que esta é uma situação temporária e que as coisas acabarão por evoluir para uma guerra. E a guerra é exatamente o que Ochiba no Kata tem em mente.
A consorte do Taiko e a única que lhe deu um herdeiro, Lady Ochiba, conquistou admiração e medo das pessoas ao seu redor. Astuta e calculista, ela está mais em contato com os esquemas de Toranaga do que com os regentes, o que também a torna uma de suas inimigas mais perigosas. Considerando como o programa se baseia em figuras da vida real para contar a história ficcional, é inevitável que nos perguntemos: quem serve de inspiração para a destemida Lady Ochiba?
ALERTA DE SPOILERS!
A inspiração para a Lady Ochiba em Xógum
Lady Ochiba é inspirada por um rainha consorte da vida real
Baseado no romance homônimo de James Clavell, ‘Xógum’ se passa no início de 1600, apresentando uma versão ficcional da luta pelo poder entre Tokugawa Ieyasu e os outros regentes. A personagem de Lady Ochiba é inspirada em Yodo-no-kata, nascida Azai Chacha, que serviu como uma das consortes do governante Toyotomi Hideyoshi e deu à luz seu herdeiro, Hideyori. Conforme mostrado na série do Disney+, os eventos aconteceram praticamente da mesma maneira, já que a morte de Hideyoshi levou os cinco regentes a lutar entre si para assumir o controle do poder, no qual Yodo-no-kata emergiu como um dos principais atores.
Rastreando as origens de Yodo-no-kata, vemos que ela levou uma vida turbulenta desde a infância. Ela nasceu, filha de um senhor da guerra chamado Azai Nagamasa e de sua esposa, Oichi-no-kata, que era irmã de Oda Nobunaga. Os problemas eclodiram na segunda metade do século XVI, quando Nagamasa e Nobunaga entraram em guerra, que durou três anos. No final, Nobunaga, cercando o castelo de Nagamasa, pediu o retorno de sua irmã, e Oichi deixou o marido, junto com suas três filhas, incluindo Yodo.
As mulheres permaneceram com Nobunaga por alguns anos, mas quando ele morreu em 1582, foram morar com Shibata Katsuie, com quem Yodo estava noivo. Logo, outra guerra eclodiu entre Hideyoshi e Katsuie, na qual este último perdeu. Sua morte foi acompanhada pela morte da mãe de Yodo, Oichi, que deixou ela e suas outras duas filhas sob os cuidados de Hideyoshi. Em 1588, Yodo tornou-se uma das consortes de Hideyoshi.
Os eventos em ‘Xógum’ refletem a vida de Lady Yodo a partir de lentes fictícias, mas mantêm seu espírito feroz e sua excepcional perspicácia política. Sua história de fundo foi consideravelmente manipulada para alinhá-la com a política cruel do Japão feudal e dar-lhe um motivo melhor para odiar Toranaga e sua ascensão ao poder. Outros detalhes básicos sobre ela permanecem os mesmos, e Fumi Nikaido desempenha o papel excepcionalmente.
Como Yodo-no-kata morreu?
A morte de Lady Yodo continua sendo um dos mistérios daquele período no Japão, embora se acredite amplamente que ela possa ter morrido, junto com seu filho, após o cerco de Osaka.
Como consorte de Hideyoshi, ela deu à luz dois filhos, Tsurumatsu e Hideyori. O primeiro morreu jovem, deixando Hideyori como o único herdeiro de Hideyoshi, cuja morte estimulou Yodo a agir, pois ela sabia que até que seu filho menor de idade chegasse ao poder, ele e todos os outros membros de sua família estariam inseguros. Seu conhecimento de política e um apurado senso tático fizeram dela uma força a ser reconhecida. Ela também tinha bom gosto para artes e literatura e empregou isso para elevar seu status na corte, em vez de permanecer apenas mais uma das consortes de Hideyoshi.
Yodo provavelmente teria conseguido exercer mais poder, especialmente quando seu filho se tornasse o próximo governante, mas os problemas entre os regentes, com Ieyasu do outro lado, viraram as coisas contra ela. Uma trégua foi alcançada brevemente, mas eventualmente a guerra bateu à sua porta e a queda de Osaka selou o destino dela e de seu filho. Acredita-se que ela pode ter morrido por suicídio, mas como não há avistamentos confirmados do ato, abundam as teorias sobre seu destino. ‘Xógum’ usa o mistério que a cerca, bem como sua personalidade poderosa, para inventar a personagem de Lady Ochiba e apresentar um inimigo poderoso e diplomático contra Toranaga.
Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.
LEIA TAMBÉM:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.