Arquivos do Inexplicável | O que aconteceu com os Cinco do Condado de Yuba? Gary Mathias já foi encontrado?

Publicidade

O terceiro episódio de ‘Arquivos do Inexplicável’ da Netflix enfoca o mistério intrigante e não resolvido dos Cinco do Condado de Yuba. O grupo de cinco homens, quatro dos quais com algum tipo de deficiência, desapareceram ao voltar para casa após assistir a um jogo. Eles faziam parte de um time de basquete que iria competir em um torneio de basquete das Paralimpíadas no dia seguinte, e a empolgação do grupo era incrivelmente alta.

Considerando o quanto eles ansiavam pelo jogo, torna-se impossível compreender como e por que eles dirigiram até a floresta, abandonaram o carro, depois caminharam quilômetros na neve e subiram sem as roupas e os suprimentos que eles precisariam para sobreviver naquele clima. O que aconteceu com os homens para fazê-los mudar de rumo, para fazê-los sair do conforto e do aconchego do carro? Várias outras questões surgiram quando foram finalmente encontrados, tornando o caso ainda mais desconcertante.

Ted Weiher, Jack Madruga, Bill Sterling e Jackie Huett sucumbiram à hipotermia

Os cinco jovens desapareceram em 24 de fevereiro de 1978, mas só em 4 de junho, quando a neve começou a derreter e o degelo começou a se instalar, é que quatro dos cinco homens foram encontrados. A chegada do verão permitiu a abertura dos caminhos que estavam fechados ou inacessíveis devido à neve. Um dos primeiros locais examinados foi o trailer do Serviço Florestal dos Estados Unidos, a cerca de 32 quilômetros do local onde o carro abandonado das vítimas foi encontrado.

A janela do trailer foi encontrada quebrada e, dentro dele, foi encontrado o cadáver de Ted Weiher, 32 anos, embrulhado em oito lençóis, provavelmente para evitar que ele morresse de frio. Considerando os pelos faciais dele, estimou-se que ele pode ter sobrevivido por cerca de três semanas desde que o grupo desapareceu, mas acabou morrendo devido à fome e hipotermia. Descobriu-se que ele havia perdido quase metade do peso corporal, com pés terrivelmente congelados.

O que torna as coisas mais trágicas é que, no mesmo trailer, os investigadores encontraram comida e suprimentos suficientes que poderiam ter mantido Weiher e o grupo vivos por pelo menos um ano. O tanque de propano que poderia ter sido usado para aquecer suas acomodações e as latas de comida que poderiam sustentá-los foram encontrados sem uso. A razão disso é atribuída à deficiência dos homens, que os teria impedido de usar coisas que não lhes pertenciam. Mesmo que tivessem descoberto uma maneira de usar o tanque de propano e abrir as latas de comida, o hábito de seguir uma rotina definida e de não fazer nada fora do caminho teria dificultado a realização dessas coisas novas.

No dia 6 de junho, constatou-se que nem todos os homens conseguiram chegar ao trailer. No caminho em direção ao trailer do local do carro, os restos mortais de Jack Madruga, 30, e Bill Sterling, 29, foram encontrados em lados opostos da estrada. Eles estavam a cerca de 13 quilômetros do trailer, o que sugere que morreram no caminho e nunca chegaram ao trailer. Ambas as mortes foram atribuídas à hipotermia. Apenas os ossos de Sterling foram recuperados, enquanto o corpo de Madruga também foi devorado pela vida selvagem da floresta.

Dois dias depois disso, os restos mortais de Jackie Huett, 24 anos, também foram recuperados cerca de três quilômetros a nordeste do trailer. Acredita-se que ele tenha chegado lá com Weiher e Mathias, mas ainda não está claro por que ele deixou o relativo conforto do trailer. Dele também restaram apenas ossos, e suas roupas foram usadas para identificá-lo. Posteriormente, sua morte também foi atestada por efeito da hipotermia.

O caso de Gary Mathias permanece aberto até hoje

Dos cinco homens, o único que parece ter desaparecido sem deixar vestígios é Gary Mathias. O jovem de 25 anos era o único que não tinha deficiência. No entanto, ele era esquizofrênico e tinha histórico de abuso de drogas, por isso recebeu dispensa psiquiátrica do exército. Considerando as pistas ao redor do trailer, acredita-se que Mathias chegou ao trailer com Weiher e Huett, mas ainda não está claro quanto tempo ele ficou lá com eles e por que seguiu em frente quando o fez.

O tênis de Mathias foi encontrado no trailer, e as rações C consumidas pelo trio foram abertas com um abridor de latas P-38, que pode ter pertencido a Mathias, pois ele era o único do trio que conhecia devido ao seu tempo no exército. Acredita-se também que Mathias pegou os sapatos perdidos de Weiher antes de ele sair do trailer. Alguns itens, como os três cobertores do trailer e uma lanterna enferrujada, foram recuperados cerca de 400 metros a noroeste do trailer, mas não há como saber como chegaram lá.

O que talvez tenha funcionado contra Mathias foi sua esquizofrenia. Ele estava tomando medicação há algum tempo, por isso estava bastante bem. Ele não tinha nenhum episódio violento ou de outra natureza há muito tempo. No entanto, ele precisava de seus comprimidos regularmente para funcionar corretamente. Ele tomava três comprimidos pela manhã e três à noite, e se não os tomasse por duas semanas, o efeito dos comprimidos começaria a se desfazer e ele ficaria muito mal.

Mesmo que Mathias sobrevivesse de alguma forma às primeiras duas semanas, a falta de comprimidos teria tornado a situação terrível para ele. Na verdade, teria sido muito mais difícil para ele devido à sua doença mental do que para os seus amigos. É possível que ele tenha saído do trailer quando o efeito da medicação começou a passar e provavelmente tenha ido para a mata, possivelmente se perdendo no caminho e encontrando um fim semelhante ao de seus amigos. No entanto, a falta de provas substanciais do seu destino deu origem a muitas teorias sobre o que pode ou não ter acontecido com ele, embora nada possa ser confirmado.

O podcast sobre o caso na Mopac Audio revelou um memorando da polícia, que diz: “Acredita-se que Gary Matthias foi vítima de crime. Este caso permanece aberto como caso de pessoa desaparecida/homicídio.” É interessante como a palavra “homicídio” foi usada aqui, e nos faz pensar que informações adicionais os policiais tinham para tomar esse rumo na investigação. O que quer que tenha sido, não adiantou muito, e o mistério em torno do desaparecimento de Gary Mathias permanece tão sem solução quanto há tantos anos.

LEIA TAMBÉM: Arquivos do Inexplicável | Como está Brian David Wallenstein, o residente do Monte Shasta, atualmente?


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: