Antracite | O Culto Ecrins é uma seita de verdade? Caleb Johansson existe na vida real?

Publicidade

Uma série inacreditável de eventos choca uma pequena vila francesa no filme ‘Antracite’ da Netflix. Começa com a busca de uma garota para descobrir o que aconteceu com seu pai, um jornalista que investigava o caso de um culto misterioso cujos membros cometeram suicídio em massa cerca de três décadas antes dos eventos do programa. À medida que a investigação se aprofunda, especialmente com cada vez mais pessoas a desaparecer na aldeia, algumas revelações chocantes são feitas e torna-se claro que não se pode confiar em ninguém.

Em tudo isso, o culto permanece no centro da história. Embora fique claro que o programa é fictício, o culto na história apresenta semelhanças com as histórias de seitas da vida real. Quão perto Ecrins chega da vida real?

ALERTA DE SPOILERS!

O Culto Ecrins de “Antracite” é uma seita de verdade?

O culto fictício de Ecrins é inspirado em um culto real

Crédito da imagem: Thibault Grabherr/Netflix

‘Antracite’ é um programa de ficção criado por Fanny Robert e Maxime Berthemy, que se inspiraram na história real da Ordem do Templo Solar para estabelecer as bases para o Culto Ecrins. O culto veio à tona em 1995, quando vários de seus membros morreram por suicídio em massa em uma floresta. A seita foi fundada por Joseph Di Mambro, joalheiro, e Luc Jouret, homeopata. Quando os seus caminhos se cruzaram, descobriram que tinham muito em comum, especialmente nas suas ideologias, e fundaram a OTS em 1984.

Embora o OTS tenha se tornado popular logo e tivesse muitos seguidores, sua reputação também foi manchada por crimes e escândalos, incluindo, entre outros, lavagem de dinheiro, peculato e tráfico. Esta é considerada uma das razões do suicídio em massa do grupo em 1994 em duas comunas da Suíça. Alegadamente, os fundadores alegaram que o suicídio foi na verdade um passo para eles deixarem a Terra e se mudarem para a estrela Sirius.

Em vez de permitir que todos morressem, as pessoas dentro do culto foram escolhidas especificamente e até espionadas para ter certeza de que estavam escolhendo a pessoa certa. O ato de suicídio foi rotulado de “trânsito” para sua nova casa. No mesmo ano, a OTS foi renomeada como Alliance Rose Croix (ARC). Por esta altura, a seita também tinha ganhado membros a nível internacional, e rapidamente, mais suicídios em massa foram observados em diferentes locais, incluindo Quebec e Sydney, embora as alegações para este último não sejam fundamentadas.

Os criadores de ‘Antracite’ ouviram as histórias da OTS e foram inspirados para criar a base para o culto ficcional que impulsiona a história. No entanto, quando se tratou de criar o personagem do líder de Ecrins, Caleb Johansson, eles decidiram não confiar nos líderes de OTS como inspiração. Como eles queriam um fim diferente para o culto e já haviam mapeado o que isso significaria para a história, eles não precisavam ter uma inspiração específica para o personagem, mas precisavam de um plano para isso. E eles não careciam de pessoas da vida real para isso.

Considerando o arco que a OTS tomou, a história de Jim Jones e seu culto, que morreu por suicídio em massa depois de beber um Flavor Aid misturado com cianeto, vem à mente. O assassinato por uma seita também desperta a memória de Charles Manson e sua seita, que assassinou brutalmente Sharon Tate e seus amigos. Na mesma linha, lembramos também o culto de Marshall Applewhite, no qual os seguidores suicidavam-se em grupos porque acreditavam que a morte os libertaria do seu invólucro mortal e ascenderiam a uma dimensão diferente, especialmente com a chegada do Cometa Hale-Bopp.

Todos esses líderes de seitas, e outros como eles, têm um fator comum de carisma e charme que os torna incrivelmente atraentes para seus seguidores. Eles também sabem como apertar os botões de uma pessoa vulnerável e introduzi-la no culto, prendendo-a tão bem que seus seguidores não têm para onde ir e estão prontos para seguir seu líder na morte. Embora ‘Antracite’ adote uma abordagem diferente para sua história, ela mantém essas características dos cultos da vida real e de seus líderes para inventar uma história fascinante.

LEIA TAMBÉM:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: