Antracite | O que acontece com Claude? Entenda o final da série da Netflix

Publicidade

Antracite da Netflix é uma minissérie de suspense e mistério em francês ambientada na cidade fictícia de esqui de Levionna. Co-criado por Fanny Robert, a série é um mergulho emocionante e intrigante nos acontecimentos passados ​​e presentes da fascinante cidade, apresentando algumas performances incríveis de Camille Lou, Noémie Schmidt e Hatik.

Em sua essência, o programa entrelaça enredos, resultando em resultados inesperados que muitos nunca imaginariam.

Robert, anteriormente conhecida por seu trabalho em dramas policiais como Profiling Paris em 2009 e Vise Le Coeur em 2022, administra os tropos do gênero thriller de mistério e os apresenta em um recipiente elegante com pequenos toques de terror também.

A narrativa entrelaçada e às vezes complexa do programa, juntamente com a introdução de histórias adjacentes que eventualmente convergem, podem gerar diversas dúvidas sobre o filme.

Qual é a trama de Antracite?

Ambientado em uma cidade fictícia, a série segue Ida e Jaro, que são apresentados um ao outro em circunstâncias estranhas. Ida procura o pai desaparecido, enquanto Jaro, um ex-presidiário, tenta recomeçar na cidade esquiável.

Eles são arrastados para um mundo de verdades incríveis e terríveis sobre a cidade depois que a morte bizarra de uma mulher é ligada às atividades desprezíveis de um culto que aconteceram há 30 anos.

A dupla se propõe a descobrir revelações profundas e sombrias enquanto descobre algumas verdades muito necessárias sobre eles mesmos e seus entes queridos. Enredos entrelaçados e resultados inesperados levam a um crescendo de momentos emocionantes que se estendem ao longo de seu tempo de execução.

Final de Antracite: Por que Claude matou Roxane e os outros?

Perto do final do show e com o que parece ser sua resolução, a cidade é engolfada pela poeira das explosões dentro da mina enquanto Ida, Jaro e Malia são encontrados em segurança pela equipe de resgate. No entanto, uma questão assustadora e sem resposta ainda permanece: “quem matou Roxanne Vial?” Com as coisas voltando ao normal aos poucos, Ida e Solal decidem voltar para a cidade enquanto Jaro continua morando na fazenda de seu tio.

Na sequência a seguir, Ida está limpando o antigo depósito de seu pai cheio de fitas VHS e documentos quando Jaro entra para lhe dar a notícia de que sua medula óssea é compatível, o que poderia permitir que ele doasse para ela.

Junto com a notícia, Salol, que agora já consegue andar com apoio, também vem cumprimentar a filha. Os dois se reencontram enquanto se desculpam por tudo o que aconteceu. Do outro lado, Jaro encontra seu tio no cemitério onde sua tia está, e os dois compartilham um momento no túmulo dela.

Ele o recebe de volta à família enquanto Ida e Solal saem da cidade. Na cena seguinte, Jaro é visto ajudando seu tio com uma ovelha recém-nascida, simbolizando novos começos para eles.

Parece um novo começo para Jaro aqui, até que ele se depara com uma descoberta completamente inesperada. No quarto de sua mãe havia um walkman com uma gravação dela praticando música. O tio de Jaro havia mencionado anteriormente que ele tinha uma banda e sua mãe queria muito fazer parte dela.

Por isso, Claude disse a ela para praticar e gravar-se em uma coleção de fitas. Em uma das gravações, Jaro ouve uma discussão entre Roxanne e sua mãe, Juliette, que revela que Claude está abusando sexualmente de Juliette, sua própria irmã.

Chocado com sua descoberta, ele percebe Claude parado na porta. Claude, que sabe que Jaro ouviu a fita, desce para carregar sua arma. Jaro, que está perturbado e irritado com a notícia, também desce para confrontá-lo. Enquanto isso acontece, as pessoas do fórum de detetives on-line de Ida estão tentando ativamente contatá-la com algumas informações cruciais, já que seu telefone não está disponível.

Eles finalmente conseguem passar quando Ida e Solal param em um posto de gasolina. Por telefone, Ida fica sabendo que Caleb Johansson nunca poderia ser compatível para doar medula óssea porque os dois não são geneticamente relacionados.

Ao ouvir a notícia, os dois dão meia-volta e voltam para o Levionna. Na fazenda de Claude, Jaro confronta seu tio, que revela diversas coisas. Ele admite que estuprou a própria irmã. Para lidar com todo o trauma, Juliette iniciou a terapia e começou a se lembrar de incidentes de seu passado, principalmente da época em que Claude a estuprou. Para esconder a verdade, foi Claude quem colocou fogo na casa de Juliette, enquanto todos os outros pensavam que ela fez isso para se matar.

Claude faria qualquer coisa para manter esse segredo enterrado, então, quando descobriu que Roxanne sabia disso, tentou matá-la. Ele a assassinou e colocou antracite em seu rosto para apontar às autoridades a direção do culto. Eventualmente, quando um jornalista bateu à porta fazendo muitas perguntas, ele tentou machucá-lo e mantê-lo escondido. E finalmente, quando sua própria esposa, Marie, descobriu a verdade depois de ouvir a gravação, ele a matou também.

Furioso com o monstro que é seu tio, Jaro o joga no chão, pega sua arma e o espanca até quase a morte, no momento em que Ida chega à fazenda. A série termina aqui, apoiando-se no fato de que o tio de Jaro, Claude, é o menos esperado, mas o mais sinistro entre todas as pessoas que cometeram crimes naquela cidade.

Para manter um segredo tão enorme escondido, ele se livrou de qualquer um que soubesse de suas ações. De Juliette a Roxanne, passando por Marie e Solal, Claude fez o impensável para manter seu segredo enterrado. Impulsionado por uma culpa e vergonha assassinas, Claude certificou-se de não deixar rastros até que Jaro descobrisse por uma fonte inesperada.

No final, a verdade o alcança e ele não tem outra opção senão cair no julgamento final. Suas ações foram um efeito dominó nos incríveis incidentes ocorridos na cidade há 30 anos e nas tragédias ocorridas durante os acontecimentos da série. Embora a série não confirme o que acontece com Claude no final, podemos acreditar firmemente que Claude será submetido a um longo julgamento pelos assassinatos de Juliette, Roxanne e Marie e pelo ataque a Solal, que ele está fadado a perder.

Apesar de tentar se livrar de todas as evidências contra ele, Jaro, Ida e toda a cidade finalmente conseguiriam saber a verdade. Com o relato de Solal sobre a agressão de Claude e a gravação encontrada por Jaro, Claude receberia uma longa sentença por suas ações. No entanto, não foram encontradas muitas evidências sobre os assassinatos de Roxanne e Juliette.

Uma segunda investigação completa seria necessária para descobrir informações sobre esses casos. Se ele negar o assassinato de Roxanne e Juliette, ou se nenhuma evidência for encontrada, ele ainda será acusado do assassinato de Marie e da agressão a Claude. Considerando que ele era um adolescente há 30 anos, Claude estaria na casa dos 50 anos e uma sentença de algumas décadas resultaria em sua morte atrás das grades.

Claude é o pai de Ida?

Quando Ida e Solal voltam para casa, são informados de que é quase impossível para Caleb ser um doador compatível para Ida. Isso ocorre porque Caleb não é o pai biológico de Ida. Quando Jaro descobre sobre sua mãe através das fitas cassete, ele também descobre vários fatos horríveis sobre seu tio Claude. Claude estuprou Juliette e, para encobrir, matou todos que sabiam de seu segredo.

Em episódio anterior, Solal revela a Jaro que Juliette rejeitou completamente seu bebê durante o parto. Solal, que estava lá quando a bolsa de Juliette estourou, levou a criança aos seus próprios cuidados. O programa aqui confirma que Juliette rejeitou a criança, Ida, por causa da associação do recém-nascido com uma pessoa com quem ela não queria nada.

Solal teve a impressão de que essa pessoa era Caleb, mas considerando que há 50% de chance de um pai biológico poder doar sua medula óssea, Caleb deveria ser compatível com Ida. Os testes que ele realizou em Caleb deram negativos. Aqui, a série indica indiretamente que o pai de Ida é outra pessoa.

Solal não sabia de quaisquer outras conexões de Juliette além de Caleb. Porém, no final do último episódio, ficamos sabendo dos terríveis feitos de Claude. Em uma grande reviravolta, é revelado que a agressão sexual de Claude a Juliette concebeu Ida. Ela é filha de Claude e Juliette.

Embora o pai biológico de Ida possa ser Claude, a pessoa de quem ela mais gosta e que a criou é Solal. Ida pode ter nascido em circunstâncias incrivelmente horríveis, mas Solal continua sendo o pilar de sua vida.

Quando Solal revela o que realmente aconteceu quando encontrou Ida, ele menciona que ele e sua esposa estavam lutando para ter um filho e, naquele momento, Ida entrou em suas vidas. Desde então, ele só cuidou dela e até veio à miserável cidade em busca de ajuda para sua filha.

Embora Claude possa ser o pai biológico de Ida, isso não elimina o fato de Solal ser o verdadeiro pai de Ida em todos os sentidos da palavra. Ele a criou e cuidou dela, e seu jornalismo investigativo a contagiou. Ao responder à pergunta “É o pai de Claude Ida?” a resposta é “sim” apenas num aspecto: biologicamente. Em todos os outros aspectos, Solal é o verdadeiro pai de Ida.

Quem é Enola?

Quando Jaro descobre os terríveis feitos de seu tio Claude, ele também descobre quem é Enola e por que Juliette sonhava com a “Virgem Negra” todas as noites. Foi Claude o tempo todo. Claude mencionou a Jaro que quando ele era mais jovem tocou em uma banda.

Ele usaria uma camiseta que dizia “Enola” na frente e tinha a foto de uma virgem negra nas costas. Essa percepção aparece em uma das fitas de vídeo de Solal quando ele captura uma banda tocando na escola local onde Claude e Juliette eram estudantes.

Na fita, Solal registra um incidente horrível em que Juliette é encontrada esfaqueada no banheiro enquanto a banda tocava. Mais tarde, é revelado que a pessoa culpada por esfaqueá-la estava na verdade tentando ajudar, e foi Juliette quem fez isso consigo mesma.

Juliette, que era psicologicamente instável na época, fez isso consigo mesma porque estava insuportavelmente traumatizada pelo irmão. Ele vestiu a mesma camiseta “Enola” que usou quando a estuprou. Quando Jaro descobre que está usando a mesma camiseta, a verdade de repente fica clara.

Quando Juliette disse que a Virgem Negra iria visitá-la durante a noite, ela estava se referindo a ninguém menos que seu próprio irmão. Quando Ida e Jaro encontram Enola pela primeira vez, eles não têm a menor ideia de quem poderia ser, mas é a maneira enigmática de Juliette contar a verdade sobre seu irmão.

No final, Jaro descobre o quão horrível é seu tio e como Ida tem que lidar psicologicamente com o fato de que seu nascimento foi resultado das ações atrozes de um homem.

Antracite já está disponível na Netflix.

LEIA TAMBÉM:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: