O Problema dos 3 Corpos | O que significa a mensagem “Você são insetos”? Entenda

Publicidadespot_img

Uma iminente invasão alienígena ameaça a humanidade em ‘O Problema dos 3 Corpos‘ da Netflix, e a situação piora quando os alienígenas deixam claro que pretendem não apenas ser os invasores, mas também esmagar a humanidade sob suas botas. As coisas não pareciam tão sombrias no começo, especialmente quando muitas pessoas não sabiam sobre toda aquela coisa alienígena.

A ignorância foi uma bênção para a população em geral, enquanto os cientistas e os responsáveis ​​tentavam controlar a situação, talvez até encontrar uma solução para ela. Mas as coisas logo pioram e eventualmente ficam tão fora de controle que os alienígenas enviam uma mensagem para toda a humanidade, não deixando dúvidas sobre suas intenções com a Terra. O que esta mensagem pressagia para os humanos?

ALERTA DE SPOILERS!

O que significa “Vocês são insetos” em O Problema dos 3 Corpos?

A mensagem dos insetos de San-Ti é desmoralizar a humanidade

Numa guerra, a força muscular não é a única coisa que funciona. Você pode ser todo-poderoso, mas para esmagar a oposição, você precisa quebrar seu moral. Você tem que fazer o outro lado pensar que perdeu sem sequer travar uma batalha. Quando o moral cai, a vontade de lutar desaparece, e isso deixa a oposição sem condições de fazer qualquer movimento contra você. Os San-Ti estão perfeitamente cientes dessa tática e é isso que fazem com a mensagem “Vocês são insetos”.

Quando os alienígenas descobriram sobre a vida na Terra, foram cautelosos. Eles sabiam o quanto os humanos haviam avançado ao longo dos anos e estavam cientes de que, se os humanos continuassem em sua trajetória, não levaria muito tempo para se tornarem mais avançados do que os San-Ti. Naquela época, a frota San-Ti não passaria de uma marcha fúnebre. É por isso que eles decidem agir com cautela antes de tomar qualquer decisão sobre como lidar com os humanos.

Felizmente para os San-Ti, eles encontram um aliado em Ye Wenjie, que, apesar do aviso, decide ajudá-los. Então, outros humanos, como Mike Evans, que estão desiludidos com a humanidade e acreditam que é necessário um poder superior para corrigi-los, decidem não apenas servir os San-Ti, mas adorá-los como deuses. Depois vêm os Sófons, com os quais os San-Ti detêm o avanço científico da humanidade, garantindo que o inimigo não se torne mais poderoso nos próximos séculos.

Tudo isso acontece em segredo quando os San-Ti ainda são cautelosos com os humanos. Mas então, eles começam a ver quão frágil a vida humana pode ser. Os cientistas são levados à beira do suicídio quando a ciência os falha, e aqueles que apoiam os San-Ti nada mais são do que peões descartáveis ​​que não percebem que são traidores da sua própria espécie. Eventualmente, chega um ponto em que os San-Ti não precisam mais de pessoas como Mike Evans, e é aí que eles decidem atacar os humanos com uma dura verdade.

Os humanos evoluíram com a crença em um poder superior, não importa que tipo de deus se adore. A falta de respostas para questões maiores manteve os humanos em contato com o lado místico do universo, onde acham mais fácil curvar-se diante do Deus invisível em vez de procurar respostas ao seu redor. É por isso que, quando os alienígenas se dão a conhecer, quando demonstram o seu poder sobre a humanidade, as pessoas vêem isso como a chegada desse poder superior; eles interpretam a invasão alienígena como o Dia do Julgamento e, em suas mentes, ninguém pode sobreviver a ela.

San-Ti chamando os humanos de “insetos” é eles dizendo aos humanos que não adianta lutar ou mesmo pensar em lutar porque sua ciência foi paralisada e não importa o que os humanos façam, eles não podem igualar o poder que os San-Ti têm devido à sua tecnologia avançada. O que é um inseto na frente de um humano e o que é um humano na frente de um San-Ti? Ao fazer os humanos pensarem que são impotentes contra eles, os San-Ti pretendem tornar as coisas muito mais fáceis para eles. Desista e morra: é isso que eles querem dizer quando chamam os humanos de insetos.

No entanto, como aponta Da Shi, no final das contas, os humanos não venceram os insetos. Os insetos estão aqui desde antes dos humanos, resistindo a todos os tipos de pesticidas e outros enfeites, evoluindo e mudando para garantir sua sobrevivência. Se os humanos forem comparados a insetos, então os humanos agirão como insetos: não cairão facilmente e encontrarão uma maneira de sobreviver, não importa o que aconteça.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: