Por que os cientistas se mataram em ‘O Problema dos 3 Corpos’? Entenda

Uma estranha cadeia de eventos leva a uma descoberta surpreendente em ‘O Problema dos 3 Corpos‘ da Netflix, à medida que o mundo muda para sempre. A série começa com um investigador, Da Shi, e sua equipe que ficam perplexos com as misteriosas mortes de cientistas. Todas as mortes parecem ser suicídios, mas o que as torna ainda mais confusas é que as cenas dos crimes têm algumas semelhanças chocantes. Isso faz o detetive se perguntar se são realmente suicídios ou assassinatos, e seguir as pistas o leva a algo que ele nunca havia pensado em sua imaginação mais selvagem. O que realmente aconteceu com os cientistas?

ALERTA DE SPOILERS!

Por que os cientistas se matam em O Problema dos 3 Corpos?

A perda de fé dos cientistas na ciência desencadeia suas mortes

O que acontece com uma pessoa quando ela percebe que toda a sua vida foi uma mentira? Além disso, o que acontece quando eles percebem que o mundo inteiro ao seu redor também pode ser uma mentira? O que acontece quando eles perdem o fundamento da sua fé e lógica, e parece não haver alívio do futuro sombrio que está prestes a sobrevir não apenas a eles, mas ao mundo inteiro? Os cientistas em ‘O Problema dos 3 Corpos‘ sofrem de sentimentos semelhantes, pois tudo ao seu redor fica descontrolado e eles não têm ideia de como entender isso.

Começa com os experimentos nos aceleradores de partículas. Quando apresentam resultados anormais, os cientistas são forçados a considerar que as leis que governam o universo podem não ser o que eles acreditavam que fossem. À medida que as suas experiências são encerradas e eles não têm forma de compreender o que aconteceu à ciência, a sua psique sofre tremendamente. Mas isso não é tudo.

Os cientistas também sofrem com visões assustadoras das contagens regressivas diante de seus olhos. Eles são os únicos que podem ver a contagem regressiva; eles não têm ideia de como isso é possível e não sabem o que acontece quando a contagem regressiva termina. Alguns cientistas ficam tão assombrados pela contagem regressiva e assustados com o que vem depois dela que arrancam os olhos, vendo-a como a única maneira de tirar a contagem regressiva de suas cabeças.

Outros dão um passo além e recebem o videogame, que são convidados a jogar por uma organização misteriosa. Depois de passar por alguns níveis do jogo, eles descobrem a verdade sobre os San-Ti e sua iminente invasão da Terra. Eles têm duas opções: juntar-se aos San-Ti e ajudar na invasão ou morrer. As pessoas que escolhem o último não sobrevivem. Se ainda não se mataram, são assassinados pelos seguidores de San-Ti, como Tatiana.

Como não há evidências deixadas pelos seguidores de San-Ti, não há como saber quais cientistas foram assassinados e quais se mataram. Mas em ambos os casos, o denominador comum continua sendo os San-Ti e sua postura ofensiva contra os humanos, auxiliada pelo uso de Sófons. São os Sófons que paralisam a ciência na Terra e impedem os cientistas humanos de fazerem qualquer progresso adicional. Os Sófons misturam os resultados dos aceleradores de partículas, fazendo parecer que os cientistas estavam errados sobre todas as leis científicas que já descobriram.

Os Sófons também estão por trás da estranha contagem regressiva que só aparece aos cientistas, e enlouquecem porque não sabem como explicá-la. Eles também sofrem de uma completa falta de propósito em suas vidas. Se os San-Ti efetivamente puseram fim aos avanços científicos, se não importa o que os cientistas façam, as suas experiências serão sempre adulteradas pelos Sófons, se não há mais futuro para a ciência na Terra, então qual é o sentido? Nenhum.

Além disso, se os Sófons têm alterado a sua visão da ciência, quem pode dizer que alguma outra potência não a tenha alterado antes? Como os cientistas descobrem a diferença entre o que realmente existe e o que é fabricado? Como eles sabem mais o que é real? Tudo isso força os cientistas a um estado mental do qual parece impossível sair, e eles acabam tirando a própria vida.