Rojst: Milênio é baseada em uma história real? Conheça a inspiração da série da Netflix

Publicidade

Rojst: Milênio é uma série de mistério que segue dois jornalistas em uma pequena cidade polonesa onde ocorre um assassinato brutal. À medida que os repórteres investigam o caso, inconsistências apontam para uma conspiração muito maior que os mais poderosos da cidade parecem querer manter enterrada a qualquer custo.

Os crimes menores de muitos dos funcionários envolvidos também são revelados, levando a uma teia de engano e assassinato que os jornalistas devem então tentar desembaraçar, ao mesmo tempo que se colocam em perigo.

A série, que se passa na década de 1980, mostra uma sociedade sombria e silenciosa que parece pacífica na superfície, mas é atormentada pelo passado. Os personagens também são moralmente ambivalentes e falhos. A narrativa controlada do programa parece autêntica e, em várias ocasiões, parece baseada na realidade. Então Rojst: Milênio é baseado em uma história verdadeira? Vamos descobrir.

Rojst: Milênio é baseado em uma história verdadeira?

Não, Rojst: Milênio não é baseado em uma história verdadeira. O cenário autêntico e detalhado do show da década de 1980, juntamente com referências a eventos históricos reais, dão ao show a estética altamente convincente e amplamente aclamada que o faz parecer uma história verdadeira. 

É, na verdade, uma obra de ficção escrita por Kasper Bajon e Jan Holoubek, que pegaram histórias de mistério de assassinato e as vincularam a contextos históricos.

A primeira temporada do programa se passa na década de 1980, quando a Polônia (então chamada de República Popular Polonesa ou PRL) era um estado comunista. Essa forma é grande parte do cenário do show, com personagens frequentemente vistos fazendo fila para comer, dirigindo carros muito parecidos e com roupas bem básicas, sendo qualquer coisa vinda do exterior considerada um luxo. 

Os policiais também são chamados de “Milícia”. A constante agitação política que marcou este período também é palpável na série, com vários personagens, incluindo uma das vítimas – o pai de Justyna – também indo para a prisão por isso.

O mais notável, é claro, é o espectro da Segunda Guerra Mundial e seus horrores que se avolumam e informam indiretamente grande parte do arco geral do programa. Um dos personagens principais, Witold, procura uma mulher que ama, que foi levada para um campo de concentração e não foi vista novamente. A floresta Gronty, em torno da qual o show gira em grande parte, também é revelada como o local do que já foi um campo de concentração e agora é uma vala comum para todas as pessoas que morreram nele. 

A floresta do show pode ser inspirada no Massacre da Floresta de Katyn , que veio à tona quando foram descobertas valas comuns contendo mais de 20.000 oficiais, dignitários e cidadãos poloneses que foram feitos prisioneiros. Além disso, a Floresta Katyn também está localizada em uma localidade rural de mesmo nome, bem como a Floresta Gronty do programa.

Para a segunda temporada, os criadores do programa mudaram o cenário para a década de 1990 para que a história repercutisse mais nas gerações mais jovens. Mais uma vez, o aspecto “mistério do assassinato” da história é fictício, desta vez baseado em um roteiro intitulado ‘Assassinato’, originalmente escrito por Marcin Wrona e Paweł Maślona. 

Mais significativamente, a segunda temporada centra-se na Inundação da Europa Central de 1997, também conhecida como Inundação do Milénio, que teve efeitos devastadores na Polónia e na República Checa e também afetou a Alemanha. Outros aspectos sócio-políticos do período, incluindo a preparação do país para a adesão oficial à NATO em 1999, também são retratados no cenário histórico detalhado característico do programa.

Os criadores de Rojst: Milênio levam a história a sério e apresentam-na como um pano de fundo convincente para a história do programa. Embora os nomes e locais tenham sido alterados ou, em alguns casos, apenas vagamente especificados (a cidade em que o espetáculo se centra permanece em grande parte sem nome), o efeito que os eventos históricos tiveram na sociedade da época é representado de forma autêntica. 

O programa, em suas 2 temporadas, usa 2 eventos catastróficos separados (2ª Guerra Mundial e o Dilúvio da Europa Central) como marcadores para a história fictícia de mistério que é então sobreposta aos cenários históricos.

Rojst: Milênio já está disponível na Netflix.

Leia também:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: