A Queda da Casa de Usher | Quem é a misteriosa Verna? Entenda o final da série da Netflix

O programa de terror e drama da Netflix de Mike Flanagan, A Queda da Casa de Usher, investiga vários motivos e temas das obras de Edgar Allen Poe através das lentes de uma família rica e de elite.

Roderick e Madeline, os gêmeos Usher, constroem um império para sua família aproveitando todas as oportunidades e sorte que surgem em seu caminho. No entanto, décadas após o sucesso moralmente duvidoso dos Ushers e de sua empresa Fortunato Pharma, a tragédia atinge a família quando os herdeiros de Roderick começam a cair mortos um por um.

Com a família sob julgamento e escrutínio público e a sombra ameaçadora de uma mulher sinistra que os acompanha constantemente, os Usher tentam preservar o seu nome e o seu acerto de contas pessoal. A história se desenrola em múltiplas narrativas que ocorrem em diferentes momentos no tempo. Assim, possui um ar intrínseco de intriga, lançando mistérios e construindo-os até o fim. Portanto, se você quiser saber a verdade por trás do passado, presente e futuro do Usher, aqui está tudo o que você precisa saber! 

Mas antes, o que acontece em A Queda da Casa de Usher?

Em 20 de novembro de 2023, Roderick Usher, chefe de uma das famílias mais influentes da América, convidou o advogado Dupin, o homem que lidera o julgamento contra sua família e empresa farmacêutica, Fortunato, para sua antiga casa de infância.

No encontro, Roderick mergulha na história de sua vida, prometendo confessar seus crimes e divulgar a verdade por trás da morte de seus filhos. Roderick e sua irmã gêmea, Madeline, cresceram com uma mãe religiosa, Eliza, e seu pai, William Longfellow, do outro lado da rua. Como Eliza era secretária de Longfellow e os Usher nasceram de um caso, Longfellow, proprietário da Fortunato Pharmaceuticals, recusou-se a reconhecer a relação das crianças com ele. 

Eventualmente, Eliza contraiu uma doença mortal e morreu após levar Longfellow com ela. Devido à negligência de seu pai, Roderick jurou não rejeitar seus filhos, apesar das circunstâncias de seu nascimento. Como tal, agora o império Usher está com Roderick e Madeline no topo e os seis filhos de Roderick como herdeiros. 

Ao lado deles permanece Arthur Gordon Pym, o advogado da família e associado mais leal. Conseqüentemente, quando Dupin leva a família ao tribunal, Pym atua como seu principal executor. Na primeira audiência, toda a família aparece quando Dupin afirma que tem um informante interno da família que o ajudará a derrubá-los.

Embora os Usher ainda não saibam, Dupin mentiu para semear dúvidas em seu círculo íntimo. O plano de Dupin entra em vigor e Roderick, abalado pela ideia de ser um traidor, oferece uma recompensa a qualquer Usher que tenha conspirado com o governo contra seu sangue. Para Roderick e Madeline, todo herdeiro de Usher e seus entes queridos são suspeitos. Além disso, algumas crianças têm suas próprias suspeitas.

No entanto, uma mudança significativa ocorre quando Prospero “Perry” Usher, o mais jovem do grupo, encontra um fim horrível. Perry quer provar seu valor na família e tenta ganhar milhões do nada, organizando uma orgia hedonista em um prédio abandonado. Depois de um encontro assustador com uma mulher não identificada, Perry e seus convidados morrem violentamente depois que um erro faz chover ácido em toda a sala. Mesmo assim, a cunhada de Perry, Morelle, quase não sobrevive e é hospitalizada imediatamente.

O infortúnio vem para Camille em seguida. Ao investigar o informante, Camille suspeita de Victorine, que está desenvolvendo um dispositivo médico revolucionário para vários problemas cardíacos. Quando Camille tenta investigar os detalhes obscuros dos negócios de Vic, ela entra em seu laboratório, onde é atacada até a morte por um dos chimpanzés de teste de Vic. No entanto, antes de sua morte, a estranha mulher do grupo de Perry também visita Camille e transmite uma mensagem final enigmática.

Os próximos dois irmãos, Leo e Vic, são levados à morte por circunstâncias estranhas que envolvem suas vidas. Embora estes dois irmãos cometam suicídio, os detalhes em torno de suas mortes permanecem inexplicáveis. Além disso, a mulher parece estar perto de todos os irmãos antes de eles morrerem. Até agora, o distúrbio CADASIL de Roderick começou a afetar sua vida através de alucinações com seus filhos mortos.

Além disso, embora os gêmeos tentem negar, eles percebem que a mulher estranha em cada cena do crime é Verna, uma bartender que conheceram na véspera de Ano Novo de 1979, quando fugiam de suas ações em busca de um álibi. No final das contas, depois que os filhos mais velhos de Usher, Frederick e Tammy, morrem, Madeline aceita a realidade da situação. Verna, a bartender de 1979, voltou para receber o pagamento.

Final de A queda da Casa de Usher: Quem é Verna?

A curiosa presença de Verna na vida de Usher continua a ser o maior mistério que assombra a narrativa. Com a morte de cada irmão, a interferência de Verna no assunto aumenta e ela começa a apresentar cores pouco naturais. Com isso, tudo muda quando chega a revelação de que os gêmeos se cruzaram com a mulher uma vez, em 1979. Como Verna parece tão jovem quanto décadas atrás, Madeline tenta argumentar que a mulher que causou a morte de seu sobrinho e sobrinhas é na verdade filha de Verna. 

Talvez o padrão de Roderick tenha lhe proporcionado outro herdeiro, este mais psicótico que a maioria. Ao longo dos anos, Roderick e Madeline construíram uma propriedade considerável, com os filhos do primeiro herdando tudo igualmente após a morte dos gêmeos. Além disso, Roderick permite a cada criança um empréstimo inicial para suas ideias, se ele e Madeline considerarem a ideia boa o suficiente. 

Portanto, Madeline acredita que a suposta filha de Verna veio em busca de sua parte e quer vencer toda a concorrência e herdar toda a fortuna. No entanto, a verdade se torna cada vez mais difícil de negar. Madeline e Roderick não nasceram com fortuna. Como herdeiros ilegítimos da empresa Fortunato, com uma mãe que matou o proprietário anterior em sua psicose de quase morte, os gêmeos eram apenas trabalhadores ridicularizados na empresa. 

Porém, depois que uma oportunidade para algo maior bateu à sua porta na forma do jovem Auguste Dupin, que buscava processar Fortunato por suas práticas ilegais, os Ushers aproveitaram a situação. Através de um longo golpe, Roderick enganou Dupin sob as instruções de Madeline e ganhou a confiança do proprietário do Fortunato, Rufus Griswold. Depois disso, os gêmeos levaram o homem à morte com o cenário perfeito montado para a ascensão de Roderick. 

No entanto, os gêmeos foram a um bar para construir um álibi na noite da morte de Griswold. Lá eles conheceram Verna, com quem beberam bem depois do lançamento da bola até o bar ficar vazio. Depois do expediente, Verna, reunindo as ambições famintas dos gêmeos, oferece-lhes uma proposta. Os gêmeos podem ter poder e luxo infinitos, sem qualquer repercussão legal em suas ações. Em troca, eles só precisariam trocar as gerações futuras.

Assim, para uma longa vida de controle e riqueza absolutos, Madeline e Roderick só precisam concordar que no dia em que os gêmeos morrerem, sua linhagem também morrerá. Para os Ushers, que cresceram sabendo que seu sangue deveria ter conseguido um lugar à mesa, mas não o fizeram, esta oferta é tentadora e impossível de recusar. 

Embora a dupla tenha garantido um futuro brilhante em Fortunato, nada está definido. Como tal, se a oferta de Verna for real e lhes conceder uma vida grandiosa e livre de consequências, eles poderão dar aos seus filhos e netos uma vida curta, mas luxuosa. Considerando isso mais valioso do que uma longa vida vivida na pobreza, Madeline e Roderick concordam com a oferta de Verna e assinam o futuro de sua família. 

No entanto, depois de saírem do estabelecimento, ambos presumem que os acontecimentos da noite foram uma ilusão compartilhada, já que não encontram nenhum vestígio de Verna ou do bar. Porém, quando os irmãos a procuram no presente, Pym encontra evidências fotográficas impossíveis dela ao longo da história. De Bush e dos Rockefellers a Zuckerberg, Pym encontra fotos da estranha mulher espalhadas por toda parte na internet, datando de 1901.

Embora nenhuma resposta clara seja dada sobre sua identidade, podemos assumir que Verna é um ser celestial que remonta às civilizações. , humanidade e até mesmo tempo. Os fãs de Edgar Allen Poe reconhecerão a referência visual e temática entre The Raven de seu poema homônimo e a personagem de Verna, até o fato de o nome desta última ser um anagrama da primeira. 

No poema, o corvo simboliza a dor sem fim pela perda do amor. Da mesma forma, Verna parece ser um prenúncio de luto na narrativa. Ainda assim, sua personagem supera essa metáfora. Verna gosta de ver os humanos se empanturrarem egoisticamente com suas ambições enquanto colocam ativamente o resto da humanidade em perigo. 

Ela parece desejar saber até onde a arrogância de uma pessoa está disposta a levá-la. Como resultado, ela trabalhou com vários nomes ao longo da história e os viu destruir o mundo e seus residentes para seu próprio benefício. Ela faz o mesmo com Roderick e Madeline Usher.

Em sua vida, Roderick traz inúmeras mortes para Verna, e quando sua vida se esgota pela mesma desordem que ceifou sua mãe, Verna vem para receber seu pagamento: a linhagem Usher. Como tal, ela leva cada Usher à morte, começando pelos filhos de Roderick, que merecem suas mortes terríveis de uma forma ou de outra. No entanto, quando ela vem atrás da mais nova, Lenore, neta de Roderick, a única inocente, Verna lhe dá uma morte rápida e indolor.

Em última análise, independentemente do seu título não revelado, Verna continua a ser uma força sobrenatural intimamente relacionada com temas de morte e sucesso. Conseqüentemente, ela tem uma conexão intrínseca com a mortalidade e a imortalidade. Portanto, antes de reivindicar Roderick e Madeline, ela obriga o primeiro a se encontrar com Dupin para revelar todos os segredos e garantir que sua memória, agora imortalizada na consciência humana, contenha alguma verdade por trás dela.

Por que Roderick tenta matar Madeline?

Quando Roderick convida Dupin para ir à casa de sua infância, ele oferece ao advogado uma maneira de prender os Usher com 73 acusações e uma admissão de assassinato. Como ele passou a vida inteira fugindo das repercussões de seus atos, a súbita necessidade de arrependimento parece estranha. 

O show aprimora os dois lados da moeda à medida que se desenrola, acompanhando o passado e o presente de Roderick. Quanto mais se olha para trás, as ambições e a atitude cruel de Roderick vêm à tona.

Roderick é um homem que trai seu amigo para subir na hierarquia, engana o amor de sua vida e coloca uma recompensa em sua própria carne e sangue. Mesmo que Roderick faça tudo sob a influência de Madeline, sua vontade de ter sucesso fica clara quando ele aceita a oferta de Verna em 1979, mesmo sendo o único a perder alguma coisa, já que já tinha dois filhos na época. 

No entanto, ele dá suas vidas como se não fosse nada por uma chance de sucesso. No entanto, após o retorno de Verna à vida de Roderick, o homem percebe sua própria loucura. Embora seu distúrbio, CADASIL, crie alucinações, quando ele vê os cadáveres de seus filhos o assombrando, é devido à interferência sobrenatural de Verna.

Ele acredita que o nome Usher chegou ao fim e ele deve se submeter aos desejos de Verna. Cada erro que ele cometeu o assombra, e ele se culpa pela morte de seus filhos, já que eles morreram por sua ambição e ganância.

Portanto, Roderick tenta matar Madeline para acabar com a linhagem Usher como Verna deseja. Anteriormente, quando Madeline mata Roderick antes de Verna o trazer de volta à vida, a gêmea Usher faz isso para salvar sua própria pele. Ela acha que ao matar Roderick, ela encontrou uma brecha que a salvaria da condenação. Mesmo assim, o acordo era que os gêmeos deixassem o mundo juntos.

No final, Roderick traz Madeline para o porão da casa de sua infância, que ele encheu com sua inestimável coleção de itens, preparando o túmulo perfeito para seu irmão gêmeo. Roderick reconhece a genialidade de Madeline e quer dar-lhe uma morte de rainha. Assim, após drogá-la, ele arranca seus olhos, substituídos por pedras preciosas, e a mata. No entanto, Madeline não morre de verdade.

Enquanto Roderick compartilha sua história com Dupin, Madeline tenta escapar do porão, periodicamente fazendo barulhos vindos de baixo. Eventualmente, quando Dupin descobre sobre sua morte, ele percebe que a mulher pode não estar realmente morta. Logo, Madeline escapa e ataca Roderick. Enquanto os gêmeos lutam entre si, a casa dos Usher cai em ruínas.

Enquanto o trovão persiste lá fora, a casa de Usher desaba, com Dupin escapando na hora certa. Os irmãos encontram seu fim enterrado sob a mesma casa onde começaram juntos.

O que acontece com a herança de Usher?

Embora a história tenha um final triste para os Ushers de seus protagonistas, sua saída beneficia muito o mundo, que se apresenta como o maior inimigo do primeiro. Nesse sentido, o show tem um final distorcido, narrativamente deprimente, mas revigorante no grande esquema das coisas.

Ironicamente, a herança de Usher vai para a única pessoa que prova ser o menor dos Usher: Juno, a segunda esposa de Roderick, muito mais jovem. Juno se casou com o nome e nunca obteve o respeito do resto da família devido ao seu passado. Vindo de uma vida difícil, Juno era uma viciada que quase morreu antes de ser salva pela vaca leiteira da família Usher, Ligodone, o analgésico.

Embora a droga fosse extremamente viciante e levasse a milhares de mortes, Fortunato continuou a defender seu uso e comercialização como uma pílula não viciante. No final, Juno estava tomando uma dose pesada da droga e se apresentou como a principal testemunha da existência não problemática de Ligodone. Portanto, ela teve três anos de processo de abstinência difícil e lento quando quis abandonar a droga.

Depois que todos os Usher morrem, Juno herda seu dinheiro como único membro da família e investe tudo no Programa Phoenix, um centro de recuperação e reabilitação de vícios. Da mesma forma, a esposa de Fredreick e mãe de Lenore, Morelle, doa o dinheiro da compensação da família para instituições de caridade contra violência doméstica. 

Além disso, ela abriu uma organização sem fins lucrativos em nome da filha, que a salvou, o que acabou salvando inúmeras vidas. No final, o dinheiro de Usher vai para reparar os danos que a família deixou no mundo durante a sua estadia.

A Queda da Casa de Usher já está disponível na Netflix.

Leia também: A Bailarina | O que tem no diário de Choi? Entenda o final do filme da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: