Amor Esquecido | Rafał recupera a memória? Entenda o final do filme da Netflix

Uma adaptação do romance ‘Znachor’ de Tadeusz Dołęga-Mostowicz, ‘Amor Esquecido‘ é um filme romântico de época que gira em torno de um talentoso professor que perde tudo, inclusive a memória, quando sua esposa e filha vão embora. Sofrendo de amnésia, o professor vagueia de um lugar para outro até chegar a uma cidade que muda mais uma vez sua vida.

Dirigido por Michal Gazda, o filme polonês é estrelado por Leszek Lichota, Maria Kowalska, Ignacy Liss, Anna Szymanczyk, Izabela Kuna, Mikolaj Grabowski e Miroslaw Haniszewski, todos com atuações estelares. O filme é uma história fascinante de amor, ciúme, destino e dever que termina com uma conclusão satisfatória. Se você está se perguntando como as coisas acabaram para o professor, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final de ‘Amor Esquecido.

Sinopse de Amor Esquecido

O professor Rafał Wilczur é um cirurgião talentoso e dedicado que nunca recusa serviços aos necessitados, mesmo que isso resulte em conflito com as autoridades. O colega de Rafał, Dr. Jerzy Dobraniecki, a quem ele também considera um amigo, está de olho no cargo de Cirurgião-Chefe da clínica. No entanto, Rafał é nomeado Cirurgião Chefe pelo Ministro da Saúde, enquanto Dobraniecki fica furioso de ciúme. De volta a casa, Rafał passa por um casamento conturbado com sua esposa, Beata, mas compartilha um relacionamento amoroso com sua filha, Marysia.

Quando Beata sai de casa para ficar com seu amante junto com Marysia, Rafał fica arrasado e busca a ajuda de Dobraniecki na busca por sua esposa e filha. Dobraniecki; no entanto, trai sua confiança e o deixa morrer quando o cirurgião é atacado por capangas no caminho. Embora a família e os colegas de Rafał pensem que ele está morto, ele sobrevive, mas perde toda a memória. 15 anos depois, ele é visto mudando de uma aldeia para outra sem nenhuma lembrança de sua vida passada sob o nome de Antoni Kosiba. Enquanto isso, Marysia, agora adulta, muda-se para uma cidade chamada Radoliszki após a morte de sua mãe.

O destino traz Rafał para Radoliszki, onde ele começa a trabalhar em uma fábrica com uma mulher chamada Zoska. Curiosamente, ele ainda possui suas habilidades cirúrgicas e as utiliza para tratar moradores feridos. Durante um desses incidentes, ele conhece Marysia, mas os dois não se reconhecem. Enquanto isso, Marysia, que trabalha no bar local, começa um relacionamento com o conde Leszek Czynski. Quando o casal sofre um acidente, Rafał não tem escolha a não ser realizar uma cirurgia em Marysia com ferramentas roubadas do médico local. Para salvar a vida dela, ele também se aproxima de Dobraniecki, ainda sem saber de seu passado. Marysia e Rafał formam um vínculo com o tempo; porém, o professor corre o risco de ser preso por cometer charlatanismo, ato de práticas médicas ignorantes.

Final de Amor Esquecido: Rafał recupera a memória?

Sim, Rafał recupera a memória no final. Ao longo do filme, o professor sofre de amnésia induzida após o ataque dos capangas e não se lembra de sua identidade nem de sua família. Quando conhece Marysia, após 15 anos em Radoliszki, ele sente algum tipo de conexão com ela. Eventualmente, ele começa a cuidar dela como se fosse sua própria filha, apesar de não saber que ela na verdade é de seu próprio sangue. Marysia, por sua vez, acredita que seu pai biológico morreu por suicídio. Mas quando Leszek descobre o quão próxima Marysia era de seu pai biológico, as coisas começam a se encaixar.

Leszek pergunta à mãe sobre um escândalo ocorrido há muitos anos, onde a esposa de um homem rico o deixou pelo amante. Ele descobre que o pai de Marysia foi um neurocirurgião pioneiro cuja descrição corresponde a Antoni Kosiba. Leszek faz Marysia perceber que Antoni é seu verdadeiro pai. Os dois correm para o tribunal onde Rafał está sendo julgado por charlatanismo. Embora todos os seus pacientes o defendam em tribunal, as coisas ainda não parecem estar a seu favor, pois ele não possui uma licença médica válida. Porém, Marysia chega ao local bem a tempo e salva o dia revelando sua verdadeira identidade e explicando que ela é sua filha. Assim que Marysia reconhece Rafał, ele recupera a memória e corre para abraçar sua filha.

Marysia e Leszek acabam juntos?

Sim, Marysia e Leszek acabam juntos e se casam. A história de amor do casal constitui um enredo de destaque no filme. Leszek se sente atraído por Marysia no momento em que a vê pela primeira vez no bar, e a garota aos poucos se apaixona por ele também. Porém, o caminho para a sua união não é fácil e apresenta vários obstáculos.

Em primeiro lugar, Zenek, um morador local, também gosta de Marysia, mas ela continua recusando seus avanços. Com ciúmes de vê-la feliz com Leszek, Zenek mexe nos freios da motocicleta, o que resulta no acidente do casal. Em segundo lugar, Leszek é um conde que pertence a uma família nobre, e sua mãe, a condessa Eleonora Czynska, não deseja ver seu filho com uma garota de posição inferior. Para manter Leszek longe de Marysia, ela chega ao ponto de deixá-la morrer após o acidente, enquanto Rafał e Zoska imploram para que ela deixe o médico local tratá-la.

Marysia aos poucos se recupera e começa a escrever cartas para Leszek, todas mantidas escondidas por sua mãe. Ela finalmente devolve o anel que Leszek lhe deu. Neste momento, o pai de Leszek, o conde Stanislaw Czynski, vai contra a esposa e liga para o filho para lhe contar a verdade. Leszek então deixa tudo, inclusive sua casa, para procurar Marysia e finalmente a encontra em Varsóvia. Os dois desafiam todas as probabilidades para ficarem juntos e o filme termina com o casamento deles (junto com o casamento de Rafał e Zoska), que também conta com a presença da Condessa, embora ela ainda não pareça confortável com o relacionamento deles.

Por que Rafał se entrega?

A dedicação de Rafał à sua profissão prevalece ao longo do filme. Mesmo depois de perder a memória, ele não perde suas habilidades médicas e as coloca no tratamento de feridos na cidade. Desde ajudar Lesien com o ombro torcido até tratar a perna de Michał com um martelo e um cinzel, Rafał usa todas as ferramentas que pode para curar os pacientes. No entanto, embora os aldeões estejam bem, práticas médicas ignorantes, denominadas charlatanismo, são ilegais, assim como o uso de ferramentas não cirúrgicas para realizar cirurgias.

Curiosamente, Rafał aborda o charlatanismo nas cenas iniciais do filme e considera-o responsável por muitas mortes na Polónia durante uma discussão com o Ministro da Saúde. Mas depois de perder a memória, ele passa a praticar a mesma prática que Antoni Kosiba e corre o risco de ser preso. Quando Marysia se recupera da cirurgia, ela confronta Rafał sobre se ele roubou instrumentos cirúrgicos do médico para salvar sua vida. Embora ela fique emocionada com seus esforços e cuidados, ela também diz a ele para ser cauteloso, pois ele pode ir para a prisão.

Após esta conversa sincera com Marysia, Rafał decide entregar-se. Ele confessa ter roubado as ferramentas do médico local e ajudado ilegalmente a população da cidade na frente do policial. Ocorre então um julgamento onde quase todas as pessoas da cidade falam bem do ex-cirurgião. Rafał é finalmente absolvido quando Marysia chega e revela sua verdadeira identidade no tribunal.

Leia também: A Bailarina | O que tem no diário de Choi? Entenda o final do filme da Netflix


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: