O Conde | Quem é a mãe de Pinochet? Entenda o final do filme da Netflix

Publicidadespot_img

Dirigido por Pablo Larraín (Spencer), O Conde, filme espanhol de terror e comédia de humor negro da Netflix, traz uma visão satírica do ditador chileno Augusto Pinochet, reimaginando-o como um vampiro sugador de sangue centenário.

Começando na França durante o reinado de Luís XVI, Augusto “Conde” Pinochet desenvolveu uma propensão ao poder e contra as revoluções. Anos mais tarde, após vários crimes horríveis como ditador do Chile, Pinochet decidiu se aposentar e fingiu a própria morte. 

Agora, o homem, atormentado pela velhice, vive em um deserto desolado com sua esposa Lucía e o leal mordomo, Fyodor, e aguarda sua morte inevitável. A notícia traz à sua porta seu bando ganancioso de crianças, ao lado de uma contadora/freira com sua própria missão secreta.

Com uma premissa fascinante e uma cinematografia convincente, o filme retrata uma história estranha, mas fascinante, cheia de comentários políticos e sociais. Se você está curioso para ver aonde uma vida de vampirismo leva Augusto Pinochet em seu leito de morte, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final de O Conde

Mas antes, o que acontece em O Conde?

Deixado ao nascer em um orfanato parisiense, Pinochet começa sua vida como soldado de Luís XVI. No entanto, depois que seus camaradas o descobrem como um vampiro, Pinochet abandona o exército e logo testemunha seu rei ser guilhotinado pelas massas ao lado da rainha Maria Antonieta. 

A partir daí, Pinochet resolve usar seus poderes para esmagar todos os revolucionários. Mesmo assim, eventualmente, ele se cansa da vida como soldado e aspira a se tornar rei, o que o leva ao Chile de 1935. Casando-se com Lucía Hiriart, mulher que iguala Pinochet em sua perversidade, este último dá um golpe de estado e se torna ditador como Capitão General da República do Chile. 

Mesmo assim, seu reinado chega ao fim depois que ele é encurralado por crimes de corrupção. Assim, o Conde finge novamente sua morte e foge para um bairro remoto e deserto no meio do nada. Tendo perdido o desejo pela vida, Pinochet busca a morte abstendo-se de sangue.

No entanto, uma noite temida vê a morte de inúmeras pessoas depois que alguma figura encapuzada as mata e come seus corações pulsantes. A notícia traz os filhos adultos de Pinochet correndo em rebanho para sua casa. As crianças esperam há anos que Pinochet, o único vampiro da família, morra para que possam herdar sua fortuna. Durante a visita, Pinochet confirma que não foi caçar na cidade e ainda quer morrer.

Portanto, quando Pinochet divulga informações sobre sua fortuna como inúmeras contas e títulos, as crianças convidam um contador para ir até sua casa para ajudá-los com as finanças. A contadora que chega, Carmen, é uma freira com habilidades matemáticas excepcionais. 

Durante sua estada, a beleza e a inteligência de Carmen dissuadem Pinochet de seu desejo de morte. Além disso, a freira, escondida atrás do seu sorriso encantador, obriga as crianças a revelarem todos os pequenos segredos de família sob o pretexto de rastrear a enorme riqueza de Pinochet.

Enquanto isso, Lucía, que há anos tem um caso com Fyodor, tenta chegar primeiro à riqueza, enquanto pede constantemente ao marido que a transforme em vampira, mas sem sucesso. Eventualmente, Pinochet decide caçar novamente para devolver força ao seu corpo. Simultaneamente, Fyodor confessa ter ido caçar na cidade disfarçado de Pinochet. Fyodor é a única pessoa que Pinochet recorreu a um vampiro como presente por sua violenta lealdade. Por sua vez, o mordomo queria ajudar o conde a morrer, dando aos filhos de Pinochet um motivo para visitar a casa na tentativa de fazê-los matar o conde.

Final de O Conde: Quem é a mãe de Pinochet?

Perto do fim, Pinochet e Carmen começam um caso que resulta em Pinochet transformar a jovem em vampira a seu pedido. No entanto, a virada se torna a gota d’água e tira o narrador da história de sua narração e entra na própria narrativa. O filme começa com a narração de uma mulher distintamente britânica, que relata a situação passada e atual de Pinochet até o terceiro ato. 

A partir daí, o narrador, agravado pela decisão de Pinochet de transformar Carmen, voa até o deserto com seus poderes vampíricos e enfrenta Pinochet. A narradora, Margaret, revela-se o primeiro amor de Pinochet, sua mãe. Anos atrás, Margaret era uma trabalhadora sazonal inglesa nos vinhedos do sul da França. Em Marselha, um marinheiro chamado Strigoi violou-a e deixou-a com um filho. 

No entanto, durante o ataque, Strigoi também mordeu seu pescoço e transformou Margaret em uma vampira. Depois disso, Margaret encontrou Strigoi novamente e enfiou uma estaca de madeira em seu coração. Depois de dar à luz seu filho em 25 de fevereiro de 1766, Margaret, incapaz de cuidar de um bebê, deixou Pinochet em um orfanato. Anos mais tarde, Margaret viaja para a Grã-Bretanha e se casa com Denis Thatcher, tornando-se a infame Margaret “Dama de Ferro” Thatcher. Durante seu governo como primeira-ministra, Margaret certa vez encontrou Pinochet quando o apoiou durante seu julgamento político.

Embora Margaret pudesse dizer que Pinochet era seu filho, ela manteve silêncio sobre isso naquela época. Porém, agora ela voltou para começar uma vida com o filho, começando com a morte de Carmen nas mãos de Pinochet. No entanto, quando ela ordena ao filho que mate a sua mais nova amante, Pinochet recusa.

Carmem morre?

Embora Pinochet seja o único vampiro de sua família, sua esposa e filhos apresentam uma imagem igualmente sugadora de sangue. Ao longo da história, Lucía e seus filhos disputam o tesouro de Pinochet, com este último aguardando especialmente a morte do pai com a respiração suspensa. Portanto, quando Carmen entra na narrativa de branco virginal com suas santas orações, ela inevitavelmente se destaca.

A Igreja envia Carmen, uma freira exorcista, para pôr fim à vida monstruosa de Pinochet, acreditando que ele seja um peão de Satanás. No entanto, eles também a instruem a trazer de volta qualquer fortuna que possa ser útil à Igreja. Carmen é excelente com números e pode realizar operações complicadas mentalmente. Conseqüentemente, ela é uma escolha fácil para o trabalho.

Porém, ao chegar à “mansão” de Pinochet, ela revela um outro lado dela. Em um caso particular, Carmen compartilha seu desejo de cruzar o caminho de Satanás para poder interagir com ele e mostrar-lhe a glória de Deus. Ao fazer isso, ela revela sua própria necessidade de poder e prazer, apesar de sua impureza. Assim, depois de Carmen coletar todos os títulos e contas necessários para adquirir a riqueza de Pinochet, ela vai ao quarto dele para limpá-lo freneticamente com água benta e orações.

No entanto, assim que o Conde retorna, Carmen cai na cama com ele. Mais tarde, ela pede ao vampiro que a vire com sua mordida, e Pinochet obedece ao seu pedido. Transformada em vampira, Carmen é capaz de sentir o sabor da liberdade enquanto dá alegremente os primeiros passos para uma nova vida, voando pelos ares com suas novas habilidades.

A alegria de Carmen dura pouco, e Margaret Thatcher logo chega, declarando-se mãe de Pinochet e pedindo-lhe que mate Carmen. Depois de recusar as ordens da mãe, Pinochet leva Carmen para seu quarto boudoir, onde tenta realizar sua fantasia vestindo-a como Maria Antonieta. Ainda assim, assim que ele entrega a cabeça roubada preservada de Carmen Antoinette, a paciência da freira se esgota e ela revela a estaca de madeira que espera usar em Pinochet.

Mesmo assim, Carmen tem que fugir quando Pinochet saca sua própria lâmina. Como tal, Carmen corre para recolher os títulos que roubou do porão de Pinochet e tenta fugir do deserto com eles para a Igreja. Antes que ela possa escapar, Fyodor a alcança e a leva para a morte na guilhotina.

Pinochet morre?

Como Pinochet anseia pela morte durante a maior parte do filme, o público fica antecipando sua morte até o final. Embora Fyodor e Lucía pensem em matar Pinochet ao lado de sua aparente mãe, Margaret, ambos morrem nas mãos de Pinochet. A morte de Lucía é direta, com uma espada atravessada em seu peito, mas Fyodor encontra um final adequado, dada sua complexa relação com Pinochet. Depois que o mordomo mata Carmen por tentar matar seu mestre, Pinochet decapita Fyodor com uma serra em retaliação.

Depois, as crianças queimam o corpo de Lucía, mas são abandonadas pelo pai, que vai embora sem dizer uma palavra. Enquanto Pinochet vai embora com Margaret, as crianças saqueiam sua casa, levando consigo todo e qualquer item caro. Enquanto isso, Margaret e Fyodor saboreiam o verdadeiro tesouro que Pinochet acumulou em sua vida. Ao longo de sua longa vida, Pinochet colecionou muitos livros de edição limitada, como as Cartas de Napoleão a seu irmão, o primeiro exemplar do livro de Hitler e a Declaração de Independência do Chile.

Além disso, Pinochet e Margaret desfrutam de taças de corações misturados que pertenceram a Lucía e Fyodor. Como este último mordeu Lucía antes de sua morte, a dupla mãe e filho consegue desfrutar de corações puros de vampiro. Os corações dos vampiros têm a capacidade de rejuvenescer o corpo e devolver a juventude à carne mortal.

Pinochet e Margaret terminam o filme voltando à juventude, sendo o primeiro ainda criança e a segunda como jovem mãe. Eles permanecem no Chile com uma nova chance de vida. Considerando o comentário satírico do filme sobre questões políticas, o final provavelmente representa a juventude imorredoura do mal, que retorna repetidamente ao mundo em diferentes formas.

O Conde já está disponível na Netflix.

Leia também: Amor à Primeira Vista | Eles vão ficar juntos? Entenda o final do romance da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: