Baseado na biografia de 2005 American Prometheus de Kai Bird e Martin J. Sherwin, ‘Oppenheimer‘ é um filme de suspense biográfico que documenta a vida do personagem homônimo, o físico teórico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), e o papel que ele desempenhou no desenvolvimento da bomba atômica. Christopher Nolan dirigiu o filme a partir de um roteiro que desenvolveu a partir do livro de Bird e Sherwin. Ele construiu um elenco impressionante em torno de Murphy para dar vida a esta representação épica de um dos momentos mais cruciais e terríveis da história da humanidade. O ator vencedor do Oscar Rami Malek, mais conhecido por ‘Mr. Robot’ e ‘Bohemian Rhapsody‘, é um dos membros do referido elenco, interpretando o físico David L. Hill. Se você está se perguntando se Hill é baseado em uma pessoa real, nós te ajudamos com as respostas.
David Hill é baseado em um físico real?
Sim, David L. Hill é baseado em um físico real. No filme, Hill aparece em um punhado de cenas, mas uma delas, que aparece na segunda metade do filme, é bastante importante para a narrativa. Na vida real, Hill frequentou o Instituto de Tecnologia da Califórnia, graduando-se em 1942. Ele foi posteriormente recrutado como físico experimental associado no Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago (“Met Lab”). Ele trabalhou lá com o físico Enrico Fermi até 1946, contribuindo para o Projeto Manhattan.
Hill também foi anexado ao grupo Chicago Pile 1 (CP-1). Em 2 de dezembro de 1942, ele estava presente quando Fermi liderou o experimento que criou com sucesso uma reação nuclear em cadeia autossustentável no CP-1, o primeiro reator nuclear artificial do mundo. Notavelmente, Hill foi um dos setenta signatários da Petição Szilard, exortando o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, a não usar bombas atômicas no Japão.
Após o bombardeio de Hiroshima, Hill se envolveu com um grupo que buscava lidar com as implicações das bombas em termos políticos e sociais. Hill foi co-autor do artigo ‘Os cientistas atômicos falam: os físicos nucleares dizem que não há sigilo na bomba atômica e nenhuma defesa contra ela’, com John A. Simpson, Jr. e Eugene Rabinowitch, o líder do grupo. O artigo enfatizava que era responsabilidade dos cientistas garantir que não fossem desenvolvidas mais bombas atômicas.
Hill estudou na Universidade de Princeton, onde obteve seu Ph.D. Ele ingressou na Vanderbilt University como professor assistente. Em 1954, David Hill decidiu se mudar para a Califórnia para trabalhar na Divisão de Física Teórica do Laboratório Científico de Los Alamos da Universidade da Califórnia. Nas cinco décadas seguintes, Hill criou e supervisionou várias empresas de pesquisa e desenvolvimento científico. A Nanosecond Systems Inc. era uma dessas empresas. Ele serviu lá de 1963 a 1972, desenvolvendo equipamentos de medição de alta precisão.
Hill atuou como presidente da Harbor Research Corp. por cerca de três décadas, gerenciando questões como aplicação de patentes e investimentos. Hill se casou com sua esposa, Mary, em 1951, e eles tiveram vários filhos juntos, incluindo David, Mary Claire, Robert L., John F., Cynthia A., Sandra E. e James A.
Mary faleceu em 1992. Cerca de 16 anos depois, Hill morreu em 14 de dezembro de 2008. Ele tinha 89 anos na época. Ele deixou todos os seus sete filhos e 14 netos.
Leia também:
- Crítica | Oppenheimer – O melhor filme de Nolan e o melhor do ano até aqui
- Oppenheimer | O que aconteceu com Jean Tatlock? Como ela morreu? Entenda
- Oppenheimer era uma espião? Ele era comunista? Entenda
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.