Pela segunda vez em quinze anos, Sindicado dos Roteiristas dos Estados Unidos entrou em greve, depois de não conseguir fechar um novo acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão).
“Os Conselhos de Administração do WGA West e WGA East, agindo de acordo com a autoridade concedida a eles por seus membros, votaram unanimemente para convocar uma greve, a partir das 00:01, terça-feira, 2 de maio.”
“A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBCUniversal, Paramount e Sony Pictures, sob a égide da AMPTP. Embora nosso Comitê de Negociação tenha iniciado esse processo com a intenção de fazer um acordo justo, as respostas dos estúdios foram totalmente insuficientes, dada a crise que os escritores estão enfrentando.”
Entenda o caso
O principal motivo por trás dessa greve é o desejo por melhores salários e resíduos nos projetos de streaming. Considerando que essa é a primeira rodada de negociações para um novo acordo desde que as plataformas se estabeleceram na indústria, membros do sindicato dos roteiristas sentem que seus pagamento correspondem às programações atuais.
Múltiplos projetos estão sendo impactados de imediato, começando pelos tradicionais “talk shows”, incluindo The Tonight Show with Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel Live! e The Late Show with Stephen Colbert.
Todos serão paralisados durante a greve.
Vale lembrar que a última greve aconteceu entre 2007 e 2008, prejudicando programas locais como Late Night with Conan O’Brien e séries como The Big Bang Theory, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Lost, The Office, Prison Break, Os Simpsons, Smallville, Supernatural, entre várias outras.
Leia também:
- Celebre o Star Wars Day no Star+
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 | Ele vai retornar? Entenda as cenas pós-créditos do filme
- O Agente Infiltrado é baseado em fatos reais? Conheça a inspiração do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.