Um das maiores estreias da MUBI no Brasil, Aftersun está disponível também na Netflix e é um filme de drama escrito e dirigido por Charlotte Wells. Conta a história de Calum e Sophie, pai e filha que tiram férias em um resort turco na véspera do aniversário de 31 anos de Calum.
Nas férias, pai e filha vivem experiências únicas registradas em uma câmera de vídeo. À medida que a narrativa avança, os espectadores percebem que o filme é uma retrospectiva da vida de Calum por meio das memórias de Sophie. As tentativas de Sophie de se reconciliar com seu pai e entender a pessoa que ele era além de ser um pai para ela leva a uma jornada fascinante e emocionalmente tumultuada para os telespectadores.
O filme lança alguma luz sobre as lutas de Calum como adulto, mas nunca as define de maneira significativa. Portanto, questões persistem sobre a sexualidade de Calum. Se você está se perguntando se Calum é gay em Aftersun, aqui estão nossas teorias sobre o assunto!
[CUIDADO COM SPOILERS]
Calum é gay?
Em Aftersun, o ator irlandês Paul Mescal (Normal People) interpreta o papel de Calum, um pai solteiro que fará trinta e um anos em breve. Calum é da Escócia, mas não mora mais em sua cidade natal. Ele se mudou para Londres e visita esporadicamente sua filha, Sophie. Calum é divorciado da mãe de Sophie. No entanto, o ex-marido e a esposa mantêm relações amigáveis. Portanto, os espectadores ficam se perguntando sobre a causa da separação do casal, levando à teoria de que Calum provavelmente é gay.
No filme, vemos um caso em que Calum evita entrar em detalhes de sua vida amorosa quando Sophie o questiona sobre o mesmo. Mais tarde, vemos Calum conversando com um instrutor de mergulho. A linguagem corporal e as expressões faciais de Calum indicam que ele está fisicamente e até sexualmente atraído pelo homem. Da mesma forma, em uma cena, vemos Calum olhando para um dos jogadores de polo na piscina. Portanto, o filme sugere vagamente que Calum é gay.
É provável que Calum tenha problemas com sua sexualidade. Dado o cenário do filme nos anos 90 e a mudança de Calum para Londres para morar com seu amigo de “trabalho”, sugere que Calum não é abertamente gay e falha em abraçar sua sexualidade. Além disso, o fato de Calum ser gay também explicaria por que ele se separou de sua esposa. Portanto, a ansiedade e a depressão de Calum no filme podem ter origem em sua sexualidade, já que Calum luta para entender quem ele é como pessoa e tenta aceitar sua sexualidade.
Calum não é gay!
O filme mostra as lutas de Calum com ansiedade e possível depressão. É sugerido que Calum tem pensamentos suicidas e age emocionalmente distante de sua filha. O ponto de ruptura da história ocorre quando Calum e Sophie discutem e passam algum tempo sozinhos. Calum tem um colapso emocional no quarto do hotel quando o vemos chorando enquanto está sentado nu na cama.
A cena adiciona uma nova camada às lutas emocionais e mentais de Calum e confirma claramente que ele não está nada bem. No entanto, nenhuma pista confirma que sua saúde mental se deteriora por causa de sua sexualidade conflituosa. Além disso, o clímax revela que o filme é apresentado pela perspectiva de Sophie enquanto ela relembra as memórias de seu pai em suas últimas férias juntos na Turquia.
Dado que a Sophie adulta é queer, é provável que ela tenha visto as insinuações de que Calum é gay e está lutando por causa disso. No entanto, esse não parece ser o caso, levando-nos a acreditar que Calum não é gay. Além disso, Calum menciona um relacionamento com uma mulher que não deu certo e mostra interesse pela professora da escola de Sophie. Portanto, é seguro assumir que Calum é heterossexual.
Vocês concordam? O premiado Aftersun já está disponível na MUBI.
Leia também: Crítica | Aftersun – Retrato íntimo e comovente de um relacionamento entre pai e filha
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.