Criado por Tim Burton, Alfred Gough e Miles Millar, ‘Wandinha‘ é um programa de mistério e fantasia da Netflix que gira em torno da personagem titular, uma adolescente brilhante e mórbida cujos pais matriculam na Escola Nunca Mais, um internato para párias como Wandinha. Pouco depois de começar a frequentar a escola, Wandinha descobre que um monstro assassino está à espreita nas proximidades. Além disso, seu destino está ligado à destruição da academia.
Estóica e destemida como sempre, Wandinha começa a investigar a história de Nunca Mais e a cidade que a cerca. Como uma série, ‘Wandinha‘ se desenrola como um mistério de assassinato, com o personagem principal servindo como detetive. Se você está se perguntando se ‘Wandinha‘ é inspirada em um algum livro, aqui está a resposta.
Wandinha é inspirada em um livro?
Não, ‘Wandinha‘ não é baseada em um livro. Foi desenvolvida a partir das obras do cartunista Charles Samuel Addams. Os cartoons de painel único não relacionados fizeram sua estreia em 1938 nas páginas do The New Yorker e permaneceram lá pelas cinco décadas seguintes. O impacto cultural dos personagens macabros e sombrios dos desenhos animados foi enorme. Foi adaptado para livros, videogames, música, teatro, filmes e programas de TV.
Na obra original de Charles Addams, os membros da família Addams são uma visão satírica da família americana do século XX. Eles são aristocratas ricos que parecem ter uma queda pelo macabro. O personagem titular da série é a filha de Gomez e Morticia Addams. Depois de anos mantendo os personagens sem nome, o cartunista deu a ela o nome – Wandinha Addams – durante o desenvolvimento da série de televisão de 1964.
O aspecto de fantasia da série é em grande parte criação de Gough e Millar, que trabalham juntos há cerca de três décadas. Refletindo sobre o que os convenceu a desenvolver um programa sobre Wandinha Addams, Gough afirmou ao Gold Derby, “Estávamos procurando por um personagem icônico e alguém que não vimos na televisão, que é alguém interessante e como podemos dizer um capítulo de suas vidas. Quero dizer, como o que fizemos com ‘Smallville’. E pousamos na Wandinha Addams.
Gough acrescentou: “E então, demoramos um pouco para rastrear quem realmente controlava os direitos. Era a MGM porque eles estavam fazendo filmes de animação na época.” Gough e Millar acabaram entrando em contato com a pessoa que administrava o estado de Addams. Essa pessoa adorou o que apresentou e sentiu que isso aumentava o ethos de Charles Addams. De acordo com os criadores, a colaboração com Burton parecia uma combinação perfeita. “É claro que nos disseram que Tim nunca fez televisão”, explicou Gough. “Dissemos: ‘Se você não perguntar, a resposta é não’. Então enviamos o roteiro para o agente dele, que leu, gostou e mandou para Tim.”
Gough continuou: Nós apenas continuamos trabalhando, pensando, ok, nós jogamos isso no universo. Literalmente quatro dias depois, o universo respondeu. Tim leu o roteiro. Ele amou.” Inicialmente, Wandinha deveria frequentar uma escola regular, mas os criadores da série e sua equipe decidiram experimentar uma nova abordagem porque, caso contrário, parecia uma piada de uma piada. Uma das razões pelas quais eles desenvolveram o conceito da Academia Nunca Mais foi para compensar a ausência de membros da família Addams, que só aparecem em alguns episódios.
Ortega afirmou que Wandinha foi o personagem mais desafiador de sua carreira, e Millar tinha muitas coisas positivas a dizer sobre sua protagonista. “Ela está em 95 por cento dos episódios”, afirmou Millar. “É tudo sobre ela. Quando nos sentamos com Tim, nós três concordamos, a menos que encontremos a Wandinha certa, não haverá série. A busca pela Wandinha foi nosso foco principal por meses e vimos centenas de atrizes. Mesmo que Jenna estivesse em nosso radar quase imediatamente, nós realmente queríamos fazer um mergulho profundo.”
Millar acrescentou: “Al e eu realmente fizemos um Zoom com Jenna. Quando ela leu a cena, foi como mágica. Então ligamos para Tim e dissemos, achamos que a encontramos. Então nos encontramos com ela juntos. Ela apenas possuía o papel. Ela não era apenas visualmente perfeita, mas tinha a atitude certa, a inteligência certa.” Para reiterar, como um show, ‘Wandinha‘ não é baseada em um livro, mas foi adaptado dos desenhos animados de Charles Addams com uma quantidade considerável de liberdade criativa adicionada.
Leia também:
- Crítica | Wandinha (1ª temporada) – Jenna Ortega brilha na excentricidade de Tim Burton
- Wandinha | Quem é o assassino? Entenda o final da série da Netflix
- Wandinha – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.