Alec Baldwin puxou gatilho do revólver que matou diretora, aponta relatório do FBI

Publicidade

O FBI divulgou o primeiro relatório sobre a morte acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme Rust, em outubro do ano passado. O relatório concluiu que o ator Alec Baldwin puxou o gatilho da arma que matou a diretora, apesar dele ter afirmado em entrevista que a arma disparou sozinha.

A arma era um item cenográfico do filme e não deveria estar carregada com munição real e Baldwin ficou bastante abatido com o acidente e a morte da colega de trabalho.

“Bem, o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho. Nunca apontaria a arma para alguém e puxaria o gatilho. Nunca”, disse Baldwin em entrevista à rede norte-americana ABC. De acordo com o relatório apresentado pelos agentes do FBI, a perícia mostra que a arma não teria como ser disparada sem o acionamento do mecanismo, e como Baldwin estava com ela nas mãos no momento do disparo, conclui-se que ele teria acionado o gatilho.

Segundo o TMZ, seis meses depois de Halyna Hutchins morrer baleada por um tiro acidental no set de Rust, a justiça norte-americana determinou que os produtores do filme deverão pagar uma multa de US$139,8 mil (R$641,3 mil) à família da diretora de fotografia.

A OSHA (Escritório de Saúde e Segurança Ocupacional) chegou à conclusão que a produção do filme cometeu e relevou erros graves de segurança, resultando no tiro disparado acidentalmente por Alec Baldwin que matou Hutchins.

A entidade governamental lembrou que outros dois casos de tiros acidentais aconteceram no set antes da morte de Hutchins, mas que os erros foram ignorados pelo diretor-assistente Dave Halls, autoridade de segurança do local. A OSHA afirma também que Halls entregou a arma que matou a diretora de fotografia para Baldwin sem antes passar pela aprovação da armeira Hannah Gutierrez-Reed e que, caso ela tivesse sido consultada, a morte de Hutchins seria evitada.

Entenda o caso

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, que trabalhava nas filmagens do faroeste Rust, morreu após ser ferida pelo disparo acidental de uma arma cenográfica usada pelo astro Alec Baldwin

O ator produz e estrela o filme, escrito e dirigido pelo diretor estreante Joel Souza. Segundo a Variety, que confirmou as informações com o Departamento do Xerife de Santa Fe, nos Estados Unidos, Souza também foi ferido pelo disparo.

O trágico incidente aconteceu durante filmagens do longa Rust que aconteciam no Rancho de Bonanza Creek, ao sul de Santa Fe. Hutchins, que tinha 42 anos, foi socorrida por helicóptero e levada ao hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde morreu. Souza, de 48 anos, foi levado de ambulância ao centro médico St. Vincent, em Santa Fe, onde recebeu atendimento e se recupera das lesões deixadas pelo disparo.

Segundo o relato policial, não há dúvidas que o que atingiu tanto Hutchins quanto Souza partiu da arma cenográfica usada por Baldwin nas filmagens. Ambos “foram baleados quando uma arma cenográfica foi disparada por Alec Baldwin, de 68 anos, produtor e ator”, afirmou o departamento do xerife. Ainda segundo as autoridades, o caso permanece sob “investigação aberta”, mas ninguém foi preso e nenhuma queixa foi registrada.

Leia também: Alec Baldwin fala pela primeira vez sobre acidente que tirou a vida de fotógrafa


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: